
Para corporações que estão na vanguarda da digitalização, a implementação de soluções de monitoramento de Data Centers é uma prática valiosa e estratégica.
O motivo é que, quanto mais essas empresas dependem da tecnologia e dos dados, mais cresce a necessidade de manter a infraestrutura de TI funcionando de forma eficiente e sem interrupções.
Ferramentas como NOC (Network Operations Center) e DCIM (Data Center Infrastructure Management) despontam nesse cenário.
Enquanto o DCIM ajuda a monitorar e gerenciar a infraestrutura física do Data Center – como energia, resfriamento e espaço, otimizando a eficiência e prevenindo falhas –, o NOC é fundamental para monitorar a operação geral 24 horas por dia, possibilitando detectar e responder a problemas em tempo real.
O uso dessas ferramentas permite uma gestão mais proativa, melhorando a confiabilidade e a performance do Data Center. Também ajuda as corporações a reduzirem custos operacionais, o que é essencial em um cenário digital cada vez mais competitivo.
Além de NOC e DCIM, a indústria de softwares disponibiliza diversas soluções para monitoramento de redes e aplicações digitais.
Veja agora quais delas a sua corporação pode utilizar e conte com a Zeittec para projetar um Data Center com os melhores recursos para elevar a resiliência e a confiabilidade das suas operações de TI!
Clique para abrir e fechar o índice
Ferramentas de DCIM
DCIM é uma categoria de software especificamente projetada para gerenciar e monitorar a infraestrutura física dos Data Centers, como energia, resfriamento, espaço e equipamentos.
Essas ferramentas ajudam a otimizar o uso dos recursos físicos e a melhorar a eficiência do Data Center, o que é cada vez mais essencial com o aumento da complexidade dos ambientes de TI e a crescente demanda por disponibilidade e desempenho.
Algumas soluções disponíveis no mercado são:
- Nlyte: Oferece uma abordagem integrada para gerenciar a infraestrutura física e a capacidade do Data Center.
- Sunbird DCIM: Fornece monitoramento e gerenciamento da infraestrutura de Data Centers, focando em eficiência e visibilidade.
- Schneider Electric StruxureWare DCIM: Uma solução completa para gerenciar e otimizar a infraestrutura do Data Center.
Aqui na Zeittec, a grande maioria dos clientes inclui o DCIM no projeto de seus Data Centers corporativos.
Algumas das organizações que implantaram a ferramenta conosco são:
Ferramentas de monitoramento de TI e rede
Além do DCIM, há diversos fabricantes que disponibilizam ferramentas semelhantes, porém mais focadas na gestão da TI, como o monitoramento de redes e sistemas, ou mesmo aplicações e desempenho.
Elas podem ter funcionalidades que se sobrepõem a algumas capacidades do DCIM, mas possuem um campo de atuação mais amplo. Exemplos incluem:
- SolarWinds: Oferece várias ferramentas para monitoramento de redes, servidores e aplicativos, não sendo especificamente uma solução DCIM.
- Nagios: Focada em monitoramento de servidores e redes, mais voltada para a gestão de operações de TI em geral.
- Zabbix: Uma solução de monitoramento de TI que cobre servidores, redes e aplicações.
- PRTG Network Monitor: Foca no monitoramento de redes e servidores, com uma interface intuitiva.
- Datadog: Oferece monitoramento de aplicações e infraestrutura em uma plataforma unificada.
- ManageEngine OpManager: Focada em monitoramento de redes e infraestrutura, não especificamente DCIM.
- Sysdig: Especializada em monitoramento e segurança de containers e microsserviços.
- Dynatrace: Focada na performance de aplicações e infraestrutura com uso de inteligência artificial.
- New Relic: Oferece monitoramento de desempenho de aplicações e infraestrutura.
- LogicMonitor: Foca em monitoramento de TI e redes, baseada em nuvem.
Essas ferramentas geralmente se concentram no monitoramento de redes, servidores e aplicações, enquanto as ferramentas de DCIM são mais específicas para o gerenciamento da infraestrutura física do Data Center. Dependendo necessidades da sua corporação, você pode usar uma combinação dessas ferramentas para obter uma visão abrangente e eficaz do ambiente de TI.
Monitoramento de Data Center em NOC
Um Network Operations Center (NOC) geralmente utiliza uma combinação de ferramentas para garantir que a rede e os sistemas do Data Center estejam operando de maneira eficiente e segura, ajudando a garantir a disponibilidade, a performance e a segurança da operação.
A escolha dessas ferramentas pode depender do tamanho e da complexidade da infraestrutura, dos requisitos específicos de monitoramento e dos objetivos do NOC. Veja as principais categorias utilizadas em um NOC e exemplos de cada uma!
1. Monitoramento de rede
Essas ferramentas ajudam a monitorar a saúde e o desempenho da rede, identificando problemas antes que eles afetem os usuários.
- SolarWinds Network Performance Monitor: Fornece visibilidade em tempo real da rede, alertas e relatórios detalhados.
- PRTG Network Monitor: Oferece monitoramento abrangente de redes, com capacidade para lidar com diferentes tipos de sensores.
- Nagios: Utilizado para monitorar a disponibilidade e o desempenho de servidores e redes, com grande flexibilidade e extensibilidade. Permite o monitoramento de servidores, switches, aplicações e serviços. Oferece alertas e relatórios detalhados.
2. Monitoramento de infraestrutura e ativos
- NetBotz by APC: realiza o monitoramento ambiental e de segurança. Oferece monitoramento de temperatura, umidade, e outros parâmetros ambientais com integração para sistemas de alarme e resposta.
- TemTrak: monitora temperatura e ambiente. Ideal para garantir que a climatização e outros sistemas estejam funcionando corretamente.
- Sensores ambientais: monitoramento local de temperatura, umidade e outros parâmetros ambientais. Sensores específicos podem ser instalados em diferentes pontos do Data Center para fornecer dados em tempo real e alertas para condições fora dos parâmetros normais.
- Sistemas de alarmes e notificações: são sistemas que enviam alertas para a equipe do NOC sobre problemas com climatização ou energia, garantindo respostas rápidas com a notificação em tempo real sobre condições críticas.
- Schneider Electric EcoStruxure™ Data Center Expert: usado no gerenciamento e monitoramento de infraestrutura de Data Centers. Oferece monitoramento em tempo real de condições ambientais, energia e eficiência operacional. Facilita o gerenciamento de sistemas de climatização e energia.
- Vertiv Trellix™: proporciona visibilidade completa de sistemas de energia, climatização e outras infraestruturas críticas com alertas e relatórios detalhados. Usado no monitoramento e gestão de infraestrutura crítica.
- Raritan Dominion PX: permite monitorar e gerenciar a energia em racks. Monitora o consumo de energia dos equipamentos em racks e fornece alertas para condições anormais.
Essas são algumas das ferramentas que ajudam a garantir que o ambiente do Data Center permaneça estável e eficiente, evitando problemas que possam afetar a operação dos serviços e a integridade dos equipamentos.
3. Ferramentas de gerenciamento de logs
Ajudam a coletar, analisar e correlacionar eventos e logs (entradas) de diferentes fontes para detectar e resolver problemas.
- Splunk: Oferece análise de dados de logs e eventos, com funcionalidades de busca, monitoramento e geração de relatórios.
- ELK Stack (Elasticsearch, Logstash, Kibana): Fornece uma solução poderosa para coleta, análise e visualização de logs e dados.
4. Ferramentas de gerenciamento de performance
Monitoram o desempenho das aplicações e identificam gargalos.
- Dynatrace: Oferece monitoramento de desempenho de aplicações com inteligência artificial para análise e diagnósticos.
- New Relic: Foca no monitoramento e na análise do desempenho de aplicações e infraestrutura.
5.Ferramentas de gestão de configurações
Essas ferramentas ajudam a gerenciar as configurações dos dispositivos de rede e a controlar mudanças.
- RANCID (Really Awesome New Cisco config Differ): Focado em gerenciar e fazer backup de configurações de dispositivos de rede.
- Ansible: Utilizado para automação de configurações e gerenciamento de sistemas.
6. Ferramentas de análise de tráfego e segurança
Essas ferramentas monitoram o tráfego da rede e ajudam a identificar e mitigar ameaças de segurança.
- Wireshark: Foca na análise de pacotes de rede para diagnóstico e solução de problemas.
- Nagios: Pode ser configurado para monitoramento de segurança com plugins específicos.
- Snort: Sistema de detecção de intrusões baseado em rede (NIDS).
NOC terceirizado
Empresas com grandes Data Centers que realizam operações mais robustas e complexas podem ter o próprio NOC. Para infraestruturas menores, no entanto, uma boa opção é conectar os sensores do Data Center a um NOC contratado para monitorar ativos e redes.
Esses NOCs utilizam ferramentas específicas para gestão de incidentes e atendimento ao cliente, ajudando a solucionar problemas relatados pelos usuários. Entre elas:
- ServiceNow: plataforma de ITSM que inclui gerenciamento de incidentes, problemas e mudanças.
- JIRA Service Management: usado para gerenciamento de incidentes e solicitações de serviço.
Na Zeittec, o monitoramento de ativos em NOC é aliado ao serviço de manutenção preventiva. Nesse tipo de contrato, em caso de uma anormalidade ser detectada pelas ferramentas do NOC, a equipe de plantão aciona o time de manutenção da Zeittec em campo, e o problema pode ser averiguado e solucionado no local imediatamente.
Com isso, os clientes elevam a segurança de suas operações, evitando indisponibilidades e mantendo a eficiência dos equipamentos. E isso sem necessitar implantar um NOC ou ter uma equipe própria de manutenção preventiva.
→ Saiba mais: Como é feita a MANUTENÇÃO DE DATA CENTERS COM MONITORAMENTO DE ATIVOS em NOC?
Clique no vídeo abaixo para ver como esse serviço funciona. E conte com a Zeittec para construir e manter seu Data Center no melhor desempenho para a sua corporação!
Comentários