CELESC: ENERGIA SEGURA PARA OS CATARINENSES
O data center da Celesc controla todas as subestações de energia do estado. Uma falha na segurança desse data center afetaria a vida de milhares ou milhões de pessoas! Por isso foi construído para ser à prova de downtime, ou seja, com máxima segurança contra paralisações, contendo:
- Sistema de comunicação de dados com 648 fibras óticas, com conexões MPO.
- Gerador de 150 KVA.
- Dois nobreaks também com 120 KVA cada.
- Sistema rede-elétrico com redundância, somando um total de oito quadros de distribuição de energia.
- Climatização de precisão com quatro máquinas de 10 TR, totalizando 40 TRs.
A redundância – duplicação de equipamentos essenciais – evita a paralisação em falhas de energia. E permite manutenções sem a interrupção dos serviços.
O data center também possui um sistema de monitoramento ambiental que permite o gerenciamento instantâneo. Além de câmeras para a visualização do local, há sensores que indicam a temperatura e a umidade dentro da sala. O sistema de detecção e extinção de incêndio é reforçado com gás Ecaro 25, próprio para a extinção de focos em centrais de dados. Revestimentos com chapas resistentes a chamas e mantas cerâmicas foram feitos para garantir a segurança contra alagamentos e incêndios.
O projeto também demandou “moving de ativos”, ou seja, o transporte dos componentes de hardware, software, aplicativos e bancos de dados do antigo para o novo data center da Celesc.
Com a mudança, problemas recorrentes, como falhas de energia, alterações na climatização que aqueciam servidores, reduziam a velocidade do processamento de dados e geravam indisponibilidade de serviços foram eliminados. E a população catarinense ganhou segurança energética, o que representa economia para todos.