
O investimento em um Data Center com sistema construtivo de sala-cofre é bastante interessante quando a segurança física e a proteção contra ameaças externas são críticas para as operações corporativas.
Em cenários assim, as salas-cofre se encaixam perfeitamente porque são projetadas para garantir o nível máximo de proteção contra uma série de riscos, como incêndios, inundações, roubos, sabotagens, explosões e até ataques físicos.
Um Data Center com essa estrutura é, na verdade, uma sala com as paredes de alvenaria envolvendo um cofre construído com painéis de aço. Esse “cofre” é testado em acordo à norma ABNT 15247 (brasileira) e/ou EN 1047-2 (europeia). Durante a certificação, ele é literalmente queimado (através de um protótipo com medidas muito próximas do ambiente real).
O protótipo deve garantir 60 minutos de resistência a fogo sem perder sua integridade e, após o incêndio, precisa manter a temperatura e a umidade no seu interior em níveis seguros para servidores.
O ambiente hermético de uma sala-cofre é ideal para proteger os servidores mais caros, que podem custar milhares de reais, além de sistemas de hardware e dados com valor inestimável que são sensíveis a calor e umidade.
Por isso, apesar de ter um custo de implantação mais elevado, um Data Center assim traz excelente retorno por oferecer uma estrutura blindada e certificada, com controle ambiental rigoroso, que mantém os equipamentos em condições ideais de operação e segurança, mesmo em situações extremas.
Clique para abrir e fechar o índice
Em que cenários é recomendado investir em uma sala-cofre?
Empresas que possuem dados sensíveis ou críticos à operação e não podem se dar ao luxo de qualquer interrupção causada por desastres naturais ou danos físicos deveriam considerar uma sala-cofre.
Em negócios que dependem da continuidade de operação 24/7, 365 dias por ano, e para as quais qualquer um downtime de serviços poderia causar perdas financeiras ou danos reputacionais, a sala-cofre é uma solução estratégica, mitigando muitos dos riscos físicos que costumam ocasionar interrupções em um Data Center enterprise.
Além disso, há cenários específicos em que as salas-cofre são estratégicas. Confira!
1. Ambientes com alto risco de ataques físicos ou sabotagem
Organizações que atuam em setores estratégicos ou que podem ser alvo de ataques físicos, sabotagem ou terrorismo — como empresas de infraestrutura crítica, energia e governo — têm a necessidade de construir Data Centers altamente seguros e robustos.
Para elas, a sala-cofre pode ser uma ótima solução para proteger os ativos mais valiosos contra vandalismo e tentativas de intrusão.
2. Proteção contra desastres naturais e acidentes
Contar com um Data Center com alto nível de segurança física é essencial para corporações localizadas em áreas suscetíveis a desastres naturais, como enchentes, terremotos ou incêndios.
Nesses cenários, um sala-cofre pode ser essencial para garantir que os equipamentos de TI estejam fisicamente protegidos contra esses incidentes.
Isso inclui também indústrias químicas, refinarias e locais sujeitos a explosões, que podem se beneficiar desse tipo de infraestrutura.
Portanto, empresas que não podem ter interrupções em seus Data Centers ou perder dados críticos, mesmo diante de emergências, se beneficiam desse nível de proteção.
3. Exigências normativas ou de compliance
Normas como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), PCI-DSS (para empresas que processam pagamentos), e regulamentações de segurança de informação em setores como saúde e finanças, muitas vezes demandam a implementação de estruturas com altíssima segurança física, onde a sala-cofre é uma escolha natural.
Por isso, além disso, algumas indústrias também são fortemente regulamentadas e possuem requisitos rígidos para a proteção de dados e continuidade de operações.
Perfil das empresas que optam por salas-cofre
Alguns setores que necessitam de alto nível de proteção de dados incluem os bancos e instituições financeiras, empresas de telecomunicações, operadoras de pagamento e fintechs, além de indústrias e órgãos governamentais com missão crítica.
Para muitas dessas organizações, o investimento em uma sala-cofre traz a segurança ideal para lidar com informações críticas, requisitos de proteção física e continuidade operacional rigorosos.
Setores que geralmente se beneficiam
→ Finanças, como bancos e instituições financeiras, que lidam com grandes volumes de dados críticos e transações em tempo real, onde o menor período de inatividade pode resultar em prejuízos significativos. Além disso, esse setor está sujeito a fortes regulamentações de segurança, exigindo altos níveis de proteção física.
→ Indústrias químicas, refinarias, e empresas em locais sujeitos a riscos físicos, como explosões e incêndios.
→ Empresas de infraestrutura crítica, como usinas de energia elétrica, petróleo e gás.
→ Telecomunicações: Operadoras, provedores de internet e outras empresas do setor precisam de disponibilidade contínua e proteção contra falhas de infraestrutura e ataques físicos. A sala-cofre oferece proteção contra interrupções e sabotagem, assegurando a continuidade do serviço.
→ Saúde: empresas que lidam com grandes volumes de dados pessoais sensíveis e registros médicos, que precisam ser protegidos tanto contra falhas técnicas quanto contra acessos não autorizados.
→ Órgãos da administração pública, que frequentemente trabalham com informações confidenciais e críticas à segurança nacional.
Um exemplo é o Ministério Público do Mato Grosso do Sul. O MP-MS investiu na implantação de uma sala-cofre certificada pela UL do Brasil em acordo à ABNT 15247.
Além de realizar a construção do Data Center, a Zeittec é responsável pela manutenção da sala-cofre, garantindo que o ambiente permaneça com as características originais de segurança ao longo do tempo.
Saiba mais no link abaixo.
Para organizações com esses perfis que acabamos de ver, as salas-cofre oferecem benefícios em termos de segurança máxima e conformidade regulatória, tornando-se uma solução bastante vantajosa para proteger ativos digitais de forma mais rigorosa.
Vantagens das sala-cofres que vão além da segurança
Salas-cofre proporcionam um nível de segurança que protege os ativos contra quase todos os tipos de ameaças físicas, incluindo roubo, vandalismo, explosões e incêndios. Mas há outras vantagens desse sistema construtivo de Data Center, incluindo a versatilidade. Confira!
- A célula da sala-cofre é montada com painéis modulares e peças pré-fabricadas que se encaixam durante a instalação. Por isso, a sua instalação no ambiente já preparado é simples, rápida e limpa.
- A estrutura da sala-cofre é flexível, remodelável, desmontável, transportável e expansível, podendo ter tamanho, formato e cor conforme a necessidade de cada empresa.
- Ela pode ser instalada dentro de uma sala em ambiente interno (indoor) ou em edificações externas (outdoor). E pode ser facilmente transportada para um novo local se a empresa mudar de endereço.
- Com essas características de modularidade e flexibilidade, a sala-cofre pode ser projetada para crescer ao longo do tempo, na medida em que as cargas de TI aumentam.
- Conformidade regulatória: Empresas que precisam cumprir normas rígidas de segurança podem encontrar na sala-cofre uma solução para atender aos requisitos de certificações e auditorias.
- Proteção contra desastres: Data centers localizados em regiões sujeitas a eventos climáticos ou desastres naturais estão protegidos pela estrutura robusta de uma sala-cofre.
- Resiliência e continuidade de negócios: A segurança proporcionada por esse sistema garante a continuidade das operações em qualquer situação, minimizando o risco de falhas e inatividade.
Construa sua sala-cofre com a Zeittec
Sua corporação também está preocupada com a proteção de seus dados? Então, conte conosco!
A Zeittec é uma empresa especialista na implantação de Data Centers de todos os tipos: salas-cofre, salas seguras certificadas, containers, Data Centers modulares e infraestruturas tradicionais em alvenaria.
Atuamos em todo o Brasil desde 1990, implantando soluções personalizadas para cada corporação. E temos a expertise sólida para ajudar sua equipe de TI a definir o melhor investimento para o seu perfil de negócios.
Entre nossos cases mais recentes estão:
- Sala-Cofre do MP-MS, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul
- Data Center do IBGE, no Rio de Janeiro
- Safe-Room da Autoridade Portuária de Santos, em São Paulo.
- Data Center da Sanepar em Curitiba, no Paraná.
- Data Center da Celesc em Florianópolis, Santa Catarina
- Data Center do TRF-4 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
- Retrofit no Data Center do Grupo Águia Branca no Espírito Santo
- Retrofit no Data Center do TJ em Porto Velho, Rondônia.
→ Pronto para começar? Clique aqui e converse com a nossa equipe! Obrigado pela visita e nos vemos quando o seu projeto de sala-cofre começar!
Comentários