DATA CENTER CONTÊINER: versatilidade e economia em espaços reduzidos

O Data Center Contêiner é uma solução compacta muito empregada por empresas que desejam implantar ou ampliar sua infraestrutura de TI de modo rápido e seguro.

Apesar de compacto, ele possui todos os requisitos necessários para realizar o processamento de dados com eficiência e segurança. Incluindo sistemas como climatização de precisão, proteção contra incêndios, rede de transmissão de dados de alta velocidade, processadores de última geração e redundâncias que protegem contra paralisações não programadas.

Só que tudo isso precisa ser muito bem planejado para a implantação dentro de um contêiner, envoltório metálico  que recebe todas as proteções físicas exigidas para abrigar os equipamentos que fazem parte de um centro de dados.

Portanto, o container é um Data Center completo, mas projetado para um ambiente extremamente compacto. Por isso, é indicado para empresas que não possuem muito espaço no ambiente corporativo.

Mas não é só o tamanho que conta! Data Centers implantados dentro de contêineres atendem diversas finalidades específicas que vão desde a implantação de backups à construção de Data Centers compactos para empresas com filiais em múltiplas localidades.

Por isso, são soluções empregadas pelos mais variados tipos e tamanhos de corporações.

Confira a seguir se você se encaixa no “perfil compacto” e conheça também as vantagens e características de um Data Center Contêiner!

 

Como é a infraestrutura de um Data Center contêiner?

 

Embora os containers comuns (padrão ISO) possam ser adaptados para a montagem de centros de dados, a maior parte dos Datas Center Containers é instalada em estruturas metálicas que são pré-fabricadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

A Zeittec, por exemplo, utiliza contêineres pré-fabricados que são totalmente seguros, tanto do ponto de vista de inviolabilidade quanto de estanqueidade, sendo resistentes ao fogo e à umidade.

Para abrigar os equipamentos sensíveis de um Data Center com segurança, esse contêiner é feito com porta, paredes e divisórias dotadas de proteção contrafogo (CF) certificadas pela NBR 10.636 e ABNT NBR 6479.

A certificação garante que a estrutura física do Data Center Contêiner terá as proteções necessárias contra incêndios, alagamentos e poeira.

Portanto, o container é um ambiente estanque e totalmente vedado contra a entrada de gases ou umidade, elementos que podem prejudicar os equipamentos de TI.

Da mesma forma, o Data Center em contêiner pode possuir estruturas de proteção contra arrombamentos e interferências magnéticas que danificam dados.

Na Zeittec, o envoltório metálico onde é implantado o Data Center tem 3,2 metros de largura e de altura, podendo possuir até 18 metros de comprimento.

Com essas características, o contêiner pode ser içado por guindaste e transportado.

Veja outras características do Data Center Container que você pode projetar e instalar com a Zeittec.

 

Características do Data Center Container Zeittec

 

  • Classificação de Proteção Corta Fogo CF-60, CF-90, CF-120, CF-180 ou CF 240 em divisórias e porta.
  • Instalação indoor ou outdoor.
  • Até 18 metros de comprimento com largura e altura de 3,20m.
  • Painéis e porta corta-fogo certificados com as normas técnicas ABNT NBR 10636 e ABNT NBR 6479.
  • Atenuação de campos eletromagnéticos externos de acordo com a norma EN 50147-1:1996.
  • Proteção contra água e pó conforme NBR IEC 60529:2017 – IP66.
  • Proteção contra arrombamento pela EN 1627:2011 e EN 1630:2016 – Classe RC4/WK4.
  • Proteção contra penetração de água por sprinklers conforme UL 00-GC- P0946.
  • Proteção contra corrosão de estrutura de aço por sistema de pintura em atmosferas ISO 12944-6 e correlatas – Classificação very high.
  • Proteção contra penetração de água por ação de jato d’água após exposição ao fogo de 60 a 240 minutos de acordo com a norma ASTM E2226-

 

Subsistemas de um Data Center em container

 

Além de racks com servidores, computadores, roteadores e outros dispositivos necessários ao processamento e transmissão de dados, a infraestrutura interna de um Data Center Container possui os mesmos componentes e proteções de um centro de dados tradicional.

Conheça mais sobre eles nos links:

 

Backups e redundâncias

 

Um Data Center Container que atua como a principal infraestrutura de TI de uma empresa precisa contar também com backup de dados e redundâncias de refrigeração e energia.

O backup pode ser físico ou em nuvem. E as redundâncias, que são as repetições de fontes de energia e equipamentos sensíveis, podem atender diversos padrões de segurança contra paralisações não programadas.

Saiba mais sobre o que são e conheça os níveis de redundância de Data Centers clicando aqui.

 

5 Vantagens de um Data Center em contêiner

 

A montagem de Data Centers em contêineres possui vantagens que vão do custo mais baixo à rapidez de construção, passando pela versatilidade desse tipo de infraestrutura.

Entre elas estão a facilidade de transporte e instalação, bem como a flexibilidade da estrutura, que pode ser instalada dentro ou fora de edifícios. Confira as 5 principais vantagens de implantar um Data Center Container.

 

1. Adaptação a ambientes corporativos indoor e outdoor

 

Não é só por ser compacto que o Data Center Container é uma vantagem para empresas com pouco espaço.

Essa tecnologia é também adaptável a variados ambientes. Pode ser instalada dentro de um prédio, num local ocioso, no pátio externo na empresa, num galpão externo ou no estacionamento.

O contêiner pode, inclusive, ser montado em um terreno próximo quando não há nenhum outro local disponível.

Isso beneficia, por exemplo, empresas de agronegócio, hidrelétricas ou mineradoras que atuam em regiões remotas e não possuem edificações, mas necessitam de um Data Center para realizar suas operações.

Como tem uma infraestrutura externa leve, o Data Center Contêiner é adaptável a edificações com lajes que não suportam muito peso.

Por isso, costuma ser também uma solução ideal para empresas instaladas em edifícios comerciais mistos, onde pode ser implantado após estudo do local e de um planejamento feito por engenheiros especialistas.

Confira aqui como é a montagem de um Data Center dentro de edifícios comerciais.

 

 2. Solução Modular com boa escalabilidade

 

A maioria dos Data Centers instalados em contêineres emprega soluções modulares. Num Data Center modular, a infraestrutura interna é composta de módulos pré-fabricados que já são testados na indústria e, por isso, instalados rapidamente.

Isso significa que, além de ter montagem simplificada, o Data Center Contêiner é facilmente escalável. Ou seja: quando a empresa cresce, suas operações e as cargas de TI aumentam. Então módulos podem ser acrescentados ou combinados entre si para elevar a capacidade de processamento do Data Center.

Dessa forma, ele se torna adaptável às oscilações de demandas e às metas de negócios da corporação. Isso significa boa flexibilidade sem muito investimento inicial em expansões futuras.

Conheça os detalhes sobre os Data Centers Modulares!

 

3. Transportabilidade e flexibilidade

 

Da mesma forma que novos módulos podem ser acrescentados, contêineres podem ser adicionados à infraestrutura de TI da empresa no caso de crescimento das operações.

Portanto, a solução conteinerizada atua também como um módulo expansível para Data Centers tradicionais.

Além disso, os contêineres possuem outra grande vantagem: são facilmente transportados. E podem ser reinstalados rapidamente em novos locais.

Com essas características, o Data Center Contêiner torna-se bastante flexível.

A transportabilidade é uma grande vantagem para empresas que não estão em sedes próprias, que se reestruturam ou que abrem novos negócios, necessitando migrar seu processamento de dados.

O transporte dos equipamentos, também chamado “moving de ativos”, é feito após um planejamento detalhado para proteger os equipamentos e, naturalmente, os dados da corporação.

Clique no vídeo para ver como é feita a migração de um Data Center em 6 passos!


 

4. Rapidez e menor custo de instalação

 

Como os Data Centers em contêineres costumam possuir infraestrutura modular, isso significa que a sua parte interna já pode ser projetada para sair da fábrica com todos os sistemas integrados e pré-testados.

Com isso, a montagem é muito mais rápida porque praticamente não exige obras de engenharia, como acontece em Data Center tradicionais, onde há adaptações em edificações de alvenaria.

Clique no vídeo para entender como é a construção de um Data Center em alvenaria.

 

 

Como você viu no vídeo, implantar um Data Center tradicional exige algumas obras que não são necessárias em um Data Center Contêiner.

Por isso os custos de instalação são reduzidos. Data Centers modulares costumam custar 30% menos do que as soluções em alvenaria.

Além disso, a eficiência energética dessas infraestruturas é 12% maior, diminuindo também a conta de luz e, portanto, o custo de manutenção do Data Center contêiner.

Os testes finais de validação da infraestrutura e comissionamentos realizados após a conclusão da obra também são simplificados.

Quer saber como são os testes de comissionamento de um Data Center? Clique aqui!

 

5. Soluções flexíveis para diferentes projetos

 

A grande flexibilidade dos contêineres permite um planejamento específico para cada caso.

Se o espaço da empresa é muito restrito, a aposta será na integração de sistemas pré-fabricados de alta eficiência. Neste caso, utilizaremos a solução “all-in-one”. Ou seja, com todos os componentes do Data Center em um só contêiner.

Mas se a potência de processamento exigir projetos maiores ou você tiver um Data Center tradicional que precisa ser ampliado, é possível realizar a combinação do container all-in-one ou do centro de dados em alvenaria com outros dois tipos de contêineres.

Um deles é o contêiner de TI, que abriga somente os racks com equipamentos do processamento de dados, servidores e switches.

O outro é o contêiner de infraestrutura, onde são acomodados os equipamentos estruturais do Data Center, como geradores, equipamentos de ar-condicionado e sistemas de energia ininterrupta (UPS).

Por isso, os contêineres são soluções muito flexíveis que permitem alterações de layout de forma mais simples, rápida e econômica.

 

Em que casos o Data Center Conteiner é recomendado?

 

Sua empresa cresceu, você contratou mais funcionários e precisou implantar novos sistemas de gestão.

Com isso, a quantidade de dados aumentou e surgiu um bom problema: a necessidade de ampliar o antigo Data Center ou construir um ambiente novo para abrigar toda a infraestrutura de TI.

Só que faltou espaço no Data Center antigo ou simplesmente não há um ambiente propício dentro da empresa para implantar um novo.

Na maioria dos casos, é aqui que entra o Data Center Contêiner. Uma solução simplificada não apenas para ambientes com espaços reduzidos, mas para uma série de necessidades específicas de corporações dos mais variados perfis. Entre elas:

 

1. Empresas que não possuem espaço adequado para construir um Data Center tradicional

 

O local para construir um Data Center não depende só de espaço livre.

Ele também precisa atender alguns requisitos de segurança, como estar longe de umidade e fogo, interferências magnéticas e poeira.

Necessita ainda de laje reforçada para suportar equipamentos pesados e condições para abrigar condicionadores de ar e outros componentes do Data Center.

Quando esse cenário não é possível, a solução viável pode ser o Data Center Container, já que, como vimos, ele pode ser instalado dentro ou do lado de fora da empresa. Inclusive em terrenos próximos.

Você sabe como escolher o melhor local para construir seu Data Center? Então clique aqui.

 

2. Ampliação das cargas de TI

 

Esta é uma alternativa para empresas que precisam ampliar a capacidade de processamento, mas não possuem mais espaço para expandir seu Data Center.

Nesses casos, uma reforma do Data Center pode ser feita adicionando o container à infraestrutura de TI.

Como vimos, essa solução tanto pode abrigar um Data Center completo (all-in-one) quanto ser utilizado para abrigar os equipamentos estruturais ou os racks de processamento.

Dessa forma, servem como infraestrutura de apoio para atualizar e potencializar o Data Center principal da empresa.

 

3. Corporações com vários Data Centers contêineres espalhados por sucursais

 

Grandes corporações têm utilizado Data Centers em Contêiner para prover as atividades de TI às suas filiais.

Imagine o caso de uma indústria que possui várias fábricas de diferentes produtos. Como cada filial tem um arranjo produtivo próprio com diferentes processos administrativos, o Data Center em Contêiner pode ser a estrutura ideal.

Isso porque é projetado de modo personalizado, com os requisitos de potência e segurança necessários para cada sucursal, mas com implantação rápida e econômica.

 

4. Data Center Edge: baixa latência em contêineres perto do cliente final

 

O Data Center Edge é uma tendência mundial em franca expansão. Com a consolidação de tecnologias baseadas em internet, como 5G e IoT, é cada vez maior o consumo e a oferta de serviços de comunicação que exigem baixa latência.

Em outras palavras, serviços que dependem de um tempo muito, mas muito curto entre a emissão e a recepção de dados.

Para que isso seja possível, empresas de software em nuvem, aplicativos de celular, GPS, telefonia, internet e streaming, por exemplo, precisam armazenar seus dados o mais perto possível dos clientes.

E a melhor estratégia para isso é implantar diversos Data Centers compactos em locais próximos dos consumidores. Esses são os chamados “Edge Data Centers”, “Data Centers de Borda” ou “de Ponta”.

Mas onde instalar a infraestrutura de borda sem precisar de várias salas, prédios ou sucursais? Mais uma vez, o Data Center Contêiner se apresenta como uma solução flexível, adaptável e de baixo custo para empresas de todos os tamanhos que já estão na era da computação de borda!

 

5. Data Center contêiner como solução de backup

 

Em empresas e órgãos públicos que armazenam informações sensíveis e sigilosas, é bastante comum a utilização de Data Centers em contêineres como infraestruturas de backup para a duplicação (redundância) de dados.

“Normalmente, a redundância é feita com a duplicação de servidores e a criação de um backup, que pode ser em nuvem, físico ou ambos. Mas para haver uma proteção total, um plano de contingência costuma ser feito com a duplicação de toda a infraestrutura do Data Center”, afirma Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec.

O backup em contêiner é um Data Center completo, com redundância energética, climatização de precisão e todos os sistemas de um centro de dados tradicional.

Ele é interligado por redes de comunicação ao Data Center principal, e assume o controle total do processamento de dados em caso de pane.

É parte do plano de contingência de desastres, resguardando os dados e mantendo a operação em funcionamento caso haja incêndio, invasão ou alagamento no Data Center principal.

Justamente por isso, deve ser implantado em um local diferente, com certa distância.

O Data Center Contêiner é amplamente utilizado nesses casos, pois pode ser instalado no pátio, em estacionamentos ou terrenos afastados do centro de dados principal.

Um exemplo é o Data Center da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.  A Zeittec implantou o Data Center principal dentro do prédio da ALRS, e o backup em um contêiner no pátio, ambos interligados por fibras óticas.

Saiba mais sobre os Data Centers da ALRS aqui!

Se você se encaixa em um desses cinco casos que acabamos de ver, o Data Center em contêiner pode ser a solução ideal para o processamento de dados da sua empresa! Pronto para começar?

 

Data Center contêiner 

Instale seu Data Center Container com a Zeittec

 

Conte conosco para elaborar seu projeto e instalar seu Data Center Contêiner! Com mais de 20 anos de atuação no mercado nacional, a Zeittec já planejou e construiu Data Centers de todos os tipos, de norte a sul do Brasil. Confira alguns exemplos:

Vários Data Centers turn-key que realizamos foram premiados, como você pode conferir aqui.

Com a expertise que acumulamos, você pode ficar seguro para contar conosco em todas as ações envolvendo Data Centers corporativos. Entre elas:

→ Entre em contato conosco neste link. Ou passe aqui na Zeittec para conversar sobre o seu projeto.

Enquanto isso, aproveite para ler nosso guia de planejamento de Data Centers para empresas. Ele foi elaborado especialmente para ajudar os gestores a coordenarem todo o processo de implantação de infraestruturas de missão crítica.

Boa leitura, obrigado pela visita e até o próximo post!

Comentários