DATA CENTER NO ESPÍRITO SANTO: como um retrofit a quente modernizou as operações do Grupo Águia Branca sem paralisações?

A reforma realizada pela Zeittec em um Data Center no Espírito Santo provou que é perfeitamente possível executar grandes retrofits e manutenções sem paralisar empresas!

Neste post, vamos mostrar como isso foi colocado em prática durante a reestruturação do Data Center do Grupo Águia Branca, situado em Cariacica, na região metropolitana da capital capixaba.

O retrofit tornou-se um grande exemplo de que experiência e planejamento são fundamentais para a execução de operações em Data Centers sem interromper as demandas de TI das empresas.

O Grupo Águia Branca opera com transporte e logística e é um dos maiores conglomerados desses setores. Fundada em 1946, hoje atua em todo o Brasil com serviços de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, transporte de carga, logística dedicada, além de aluguel e comércio de veículos.

Para dar conta de uma empresa desse porte, em constante crescimento, era necessária uma reforma no seu Data Center localizado no Espírito Santo, que já tinha cinco anos e concentrava todas as operações da organização.

O objetivo era reforçar e modernizar a estrutura para garantir a segurança das informações e deixar o Data Center totalmente protegido em casos de falha de funcionamento.

Só que a central não poderia parar. Por isso, a Zeittec optou pelo chamado “retrofit a quente”, mantendo toda a operação em andamento. O trabalho foi feito na sede administrativa do Grupo Águia Branca, na região metropolitana de Vitória, capital capixaba.

 

O que foi alterado neste Data Center no Espírito Santo?

 

O trabalho para a reforma do Data Center do Grupo Águia Branca foi extenso e atingiu diversas ações, de vários tipos e extensões. Veja os principais pontos nos quais a Zeittec atuou para realizar o retrofit:

– Modificação do sistema de climatização  com a substituição dos aparelhos de ar condicionado mais robustos e eficientes;

– Renovação de toda a parte de energia e de UPS devido ao desgaste com o tempo;

– Implementação de sistema de cabeamento estruturado de dados com fibras ópticas e cabos de categoria 6A;

– Reforma civil na infraestrutura arquitetônica, necessária para a operação segura do Data Center;

– Instalação de sistema de monitoramento de ambiente, com sensores para medir temperatura, umidade e outro itens;

– Substituição de sistema de combate a incêndios, com a instalação de novos dispositivos de detecção e controle.

Após todo esse processo, o Data Center do grupo no Espírito Santo passou a ter equipamentos robustos e adequados para todos os tipos de operações realizadas pela empresa. A instalação, com altos níveis de qualidade, é agora ainda mais moderna e confiável. Durante todo o processo, a operação não precisou ser paralisada.

 

data center no Espírito Santo

Mas por que fazer o “retrofit a quente”?

 

Existem duas formas de se reformar a infraestrutura de um Data Center: instalações provisórias ou retrofit a quente. A escolha por um tipo ou outro depende das necessidades e da disponibilidade de espaço de cada empresa.

 

1. Reforma com instalações provisórias

 

Esse é o caso menos complexo. Para fazê-lo, é necessário usar um espaço provisório para colocar todos os equipamentos durante a reforma. Isso pode ser dentro da própria empresa, em uma sala disponível ou criando uma parede de drywall no mesmo ambiente. Há também a possibilidade de transferir os equipamentos para contêineres.

Mudar o Data Center de lugar tem suas limitações, já que é necessário pará-lo durante a mudança de espaço. Sem contar que o novo ambiente precisa ter as mesmas condições de segurança e redundância do original. Isso vai evitar falhas e eventuais paralisações por causa da infraestrutura.

 

2. Retrofit a quente

 

Nem sempre há a disponibilidade de espaço para mudar o Data Center de lugar. Ou, em muitos casos, a empresa simplesmente não pode se dar ao luxo de interromper o funcionamento enquanto é feita a mudança. Por isso, nesses casos, a melhor escolha é o retrofit a quente.

Esse processo é bastante complexo, pois é necessário substituir equipamentos e peças, mudar layout, cabeamento, tudo sem que o Data Center deixe de funcionar. Ele permanece operacional durante todo o tempo.

No retrofit a quente, como o que foi realizado no Data Center no Espírito Santo, do Grupo Águia Branca, a parte anterior à execução é fundamental. Por isso, um projeto detalhado, feito por especialistas experientes, foi determinante para que a operação seguisse enquanto era feita a reforma.

→ Clicando aqui você pode conhecer todos os detalhes sobre a reforma de Data Centers, do planejamento aos testes finais para validar o bom funcionamento da infraestrutura após o retrofit!

 

Reforma de Data Center no Espírito Santo exigiu experiência e planejamento

 

Fazer a reforma de um Data Center não é um procedimento simples. Muito pelo contrário. Exige muita experiência e planejamento para que tudo seja feito da melhor maneira possível e sem nenhum prejuízo para a empresa.

Esses dois itens são imprescindíveis, ainda mais quando se trata de um retrofit a quente. Manter tudo em funcionamento e trabalhar junto aos equipamentos exige perícia extra para que nenhum inconveniente ocorra. Afinal, uma falha em um Data Center pode custar muito dinheiro!

“São diversos procedimentos que precisam ser feitos com a central de dados funcionando. Qualquer deslize pode significar prejuízos para a empresa. Por isso, o retrofit a quente exige experiência e planejamento”, afirma Fabrício Costa, diretor-técnico da Zeittec  Data Center Solutions.

No caso do Data Center no Espírito Santo, a Zeittec fez previamente um complexo planejamento para que a reforma ocorresse sem nenhuma interferência nas atividades do Grupo Águia Branca.

E foi assim que ocorreu, tudo dentro da normalidade e sem precisar cortar a energia ou desligar os equipamentos em momentos que afetassem as atividades da empresa.

 

As etapas de um retrofit de Data Center no Espírito Santo

 

Como já falamos, reformar um Data Center, especialmente sem pará-lo, é algo complexo. E não é de uma hora para outra. São diversas etapas que precisam ser realizadas para chegar ao resultado final.

As fases começam no planejamento, passando para a execução e finalizando com testes e treinamento de equipe. São elas:

 

1. Avaliação das instalações (assessment)

 

Tudo começa aqui, com a análise de toda a estrutura física do Data Center. Nessa etapa, são avaliadas questões de infraestrutura elétrica, aterramento e proteção contra incêndio. Sem contar o layout e o espaço onde está instalado. Essa fase é importante para compreender os gargalos e as necessidades da empresa.

 

2. Projeto do retrofit

 

Passada a avaliação, é preciso colocar no papel o que deve ser feito e como deve ser feito. Isso sempre de acordo com as demandas do setor de TI da organização. É essa etapa que vai guiar as seguintes.

 

3. Planejamento de ações

 

Essa fase leva em conta não apenas o projeto de reforma do Data Center, mas também a disponibilidade de especialistas e de colaboradores da empresa onde será feito retrofit. É um passo a passo de tudo o que será executado, com definição de prazos e equipes para a realização de cada etapa da reforma em si.

 

4. Execução

 

Aqui não tem segredo. É a hora em que tudo o que foi feito anteriormente é colocado à prova. Sem contar a experiência de cada profissional envolvido para que tudo seja feito dentro das normas e do projeto.

 

5. Comissionamento do Data Center no Espírito Santo

 

Passada a execução do retrofit, é importante verificar se tudo foi realizado perfeitamente. Com isso, são feitos vários testes para confirmar a integração entre a infraestrutura antiga e a nova, no caso de mudança do Data Center antigo para um novo ambiente. O comissionamento vai permitir que os equipamentos antigos sejam desligados e que os novos estejam em pleno funcionamento, sem riscos de segurança ou falhas.

 

→ Entenda todos os detalhes sobre a validação de uma infraestrutura nova ou reformada em nosso post sobre comissionamento de Data Centers.

 

6. Treinamento

 

Novos equipamentos, nova estrutura, novo layout… Tudo isso exigiu mudanças na operação do Data Center no Espírito Santo após a atualização. Não adianta ter à disposição tudo novo se uma falha humana pode colocar toda a infraestrutura de TI em perigo!

Por isso, tanto na construção como num retrofit, o treinamento da equipe que vai operar o Data Center é determinante. Alguns procedimentos precisam ser atualizados e passados para os colaboradores: Procedimento Operacional Padrão (POP), Procedimento Operacional de Emergência (EOP) e Procedimento Operacional de Manutenção (MOP).

 

Quando saber a hora de fazer a reforma do Data Center no Espírito Santo?

 

Manter-se atualizado é ponto primordial para as empresas, especialmente quando se trata de tecnologia. Tudo muda muito rápido e em pouco tempo equipamentos e procedimentos ficam defasados.

Não é fácil identificar o momento certo para isso. Mas é importante estar sempre atento para que uma reforma não seja realizada muito tarde. Quando o atual Data Center já esteja dando sinais de fadiga.

São quatro pontos principais que ajudam a identificar se já chegou a hora de fazer o retrofit, como no caso do Grupo Águia Branca, que reformou o seu Data Center no Espírito Santo:

– As demandas de TI estão sempre aumentando e exigindo mais dos equipamentos;

– Com mais demandas, mais densidade no Data Center, e menos espaço para crescer;

– A tecnologia muda rapidamente e os equipamentos não dão mais conta das demandas;

– Os Data Centers consomem muita energia. Neste caso, é preciso adotar estratégias de eficiência energética focadas em Data Centers, já que o bom desempenho deles pode gerar economia para as empresas.

 

Quando e como buscar uma empresa para reformar seu Data Center no Espírito Santo?

 

Uma equipe interna bem preparada e bem treinada vai saber identificar, entre esses pontos, onde há um gargalo ou uma oportunidade para agir. E quando houver a necessidade de fazer a reforma, é fundamental que se busque uma empresa com experiência nesse tipo de operação.

A Zeittec já realizou muitas reformas de Data Centers, não só o do Grupo Águia Branca.  Além desse Data Center no Espírito Santo, nós já atuamos em outros grandes projetos em várias regiões do Brasil, como:

A experiência não falta, bem como profissionais capacitados e preparados para encarar o desafio de um retrofit.

→ Portanto, se sua empresa está precisando de uma reforma em seu  Data Center, seja aonde for, estamos prontos para ajudar. Entre em contato com a nossa equipe!

→ E aproveite para saber como realizar seu  projeto de Data Center com eficiência e entender as etapas da construção de um Data Center, inclusive em edifícios comerciais.

Obrigado pela visita e até breve!

Comentários