A climatização de precisão é muito diferente de um sistema de refrigeração de conforto como os splits que temos em casa ou no escritório.
Ela possui controles precisos de temperatura, qualidade do ar e umidade. E trabalha com sensores que detectam anomalias no Data Center, informando o momento certo de agir para evitar problemas como o superaquecimento que gera downtimes, a falta de umidade que pode queimar equipamentos ou o excesso de partículas de água que causa gotejamento e oxida peças.
Tudo isso é possível porque, diferentemente de um split comum, o ar-condicionado de precisão possui sensores de temperatura e placas eletrônicas com muita tecnologia digital embarcada.
Por esse motivo, a instalação dos sistemas de climatização de precisão demanda o conhecimento técnico de softwares e plataformas que variam de fabricante para fabricante. (Saiba mais sobre climatização para Data Centers no post abaixo.)
CLIMATIZAÇÃO PARA DATA CENTER com alta precisão, menos consumo e mais segurança?
Sobre a equipe de instalação e manutenção
Significa que a equipe de instalação e manutenção desses sistemas deve saber programar o ar-condicionado, o que exige o conhecimento de redes e CLP.
Além desse know-how, o time que faz a instalação do ar-condicionado de precisão lida com um equipamento robusto que possui linhas de conexão mais distantes entre a evaporadora – a máquina interna do CRAC – e a condensadora que fica do lado de fora da edificação.
A instalação de um ar-condicionado de precisão para Data Center inclui ainda um longo processo de vácuo, no qual o ar é retirado de dentro das tubulações.
“Enquanto a retirada do vácuo de um ar-condicionado de conforto demora 15 minutos, no ar de precisão esse procedimento demora 5 ou 6 dias, dependendo da bomba de sucção utilizada. É um processo muito mais delicado” – explica o diretor-técnico da Zeittec, Fabrício Costa.
Outro fator que exige mão de obra especializada é que cada marca de ar-condicionado exige procedimentos específicos.
Por isso, o protocolo de instalação varia de acordo com o fabricante, podendo ter diferentes requisitos.
São exemplos o nível ideal de pressurização da linha para a checagem de vazamentos e o local onde a evaporadora deve ser posicionada para garantir o insuflamento de ar no Data Center. Cada fabricante costuma recomendar ainda um tipo de instalação elétrica adequado para o equipamento.
Por tudo isso, a instalação e a manutenção de equipamentos de ar-condicionado de precisão para Data Centers devem ser realizadas por uma empresa especializada, com equipe multidisciplinar que possua experiência na construção de ambientes de missão crítica.
A recomendação vale não apenas para Data Centers, também para indústrias e empresas que possuam salas limpas, ambientes com equipamentos sensíveis ou linhas de produção que exigem alto controle de temperatura, umidade e qualidade do ar.
Nesses ambientes, obras e manutenções devem ser limpas para não gerar poeira e cuidadosas, pois um simples esbarrão em um botão pode tirar todo um sistema do ar. Por isso, a mão de obra precisa ser selecionada e muito bem treinada.
Dúvidas? Consulte o post completo abaixo sobre a instalação de ar de precisão.
E conte com a Zeittec para construir ou reformar a climatização de precisão aí na sua empresa!
Comentários