Por que usar agentes limpos no sistema de combate a incêndio do seu Data Center

Data Centers são ambientes constantemente energizados, possuem alto fluxo de ar e abrigam equipamentos que permanecem sempre ligados.

Por isso, são propícios a incêndios e necessitam contar com um sistema de detecção e combate a fogo preciso e eficiente.

Isso é crucial para as corporações, já que contornar um evento de incêndio no Data Center de uma empresa pode significar a perda de horas para reestabelecer os sistemas corporativos, gerando prejuízos aos negócios.

O custo de um incêndio em um Data Center corporativo pode ser extremamente alto, envolvendo tanto os equipamentos e hardwares quanto os dados neles contidos, sem contar os riscos às pessoas que trabalham no local.

Já falamos aqui sobre os tipos de detecção mais indicados para mitigar esses riscos. Agora, explicaremos por que o combate ao fogo nesses ambientes críticos não pode ser feito com qualquer extintor, e sim com agentes limpos.

O que são esses agentes extintores, como eles funcionam e por que são cruciais? É o que você saberá a seguir!

 

O que são agentes extintores limpos?

 

Nem água, nem pó. Cilindros extintores à base de agentes limpos são carregados com gases ou fluidos capazes de suprimir incêndios sem deixar resíduos após sua aplicação.

Eles são formulados para extinguir incêndios sem danificar equipamentos eletrônicos sensíveis ou outros materiais delicados.

Por isso, são especialmente importantes em Data Centers, ambientes que abrigam equipamentos e dados valiosos.

Conheça os tipos mais comuns de agentes limpos usados em Data Centers para cumprir essa função.

 

HFC-125 (FE-25 e Ecaro 25)

 

É um composto de hidrofluorcarboneto (HFC) não inflamável que extingue incêndios por meio da remoção do calor e da interrupção da reação em cadeia do fogo.

Garante uma supressão rápida e eficiente de incêndios em locais críticos, como em salas de servidores, museus, bibliotecas e instalações de armazenamento sensíveis ao calor.

 

HFC-227ea (FM-200)

 

O HFC-227ea é outro hidrofluorcarboneto que extingue incêndios interrompendo a reação de propagação do fogo sem deixar resíduos corrosivos.

É um agente extintor bastante utilizado em Data Centers devido à sua eficácia e ao fato de ser considerado ambientalmente seguro.

 

Fluido FK 5-1-12 (Novec 1230)  

 

Semelhante ao FM-200, o NOVEC 1230 é um agente extintor pertencente à família de fluoroquímicos muito valorizado por ter rápida atuação, baixa toxicidade e impacto ambiental reduzido.

Ele atua rapidamente para extinguir incêndios de modo seguro para uso em ambientes com equipamentos eletrônicos sensíveis, sendo eficaz e ambientalmente amigável.

 

IG-541 (Inergen)

 

Esse extintor é um gás inerte. É composto por uma mistura de gases naturais – como nitrogênio, argônio e dióxido de carbono –, que são normalmente encontrados na atmosfera terrestre.

Quando liberado em um ambiente em chamas, o Inergen atua extinguindo o fogo por meio da redução do teor de oxigênio, tornando-o abaixo do nível necessário para sustentar a combustão, mas mantendo um ambiente respirável aos operadores do Data Center.

Também é valorizado para proteger áreas críticas evitando danos aos equipamentos e minimizando os riscos às pessoas e ao meio ambiente.

Além destes, existe ainda o gás halogênio, comercialmente conhecido como Halon 1301, que está sendo gradualmente eliminado devido a preocupações ambientais. Isso porque, embora seja altamente eficaz para suprimir incêndios sem deixar resíduos, esse agente extintor contribui para a destruição da camada de ozônio.

 

Por que Data Centers precisam de agentes limpos?

 

Extintores à base de agentes limpos são escolhidos para proteger Data Centers devido à sua capacidade de extinguir incêndios sem danificar os equipamentos eletrônicos caros e sensíveis que são essenciais para a operação dessas instalações.

Agentes limpos são ideais para isso porque evitam corrosão, umidade excessiva ou resíduos prejudiciais que podem ocorrer com agentes extintores tradicionais, como água ou pó químico.

Porém, sua utilização em sistemas de combate a incêndio para Data Centers não é crucial apenas para proteger equipamentos sensíveis, mas também para minimizar o tempo de inatividade, preservar o meio ambiente e garantir a segurança dos funcionários. Confira como!

  

Redução do tempo de inatividade

 

Em um Data Center, o tempo de inatividade pode resultar em perda de dados, interrupção dos serviços e impacto financeiro significativo.

Agentes extintores limpos são projetados para extinguir incêndios rapidamente e de forma eficaz, minimizando o tempo de inatividade e permitindo a rápida recuperação das operações.

Diferentemente de um extintor de pó químico, o agente limpo não deixa resíduos no ambiente.

Isso possibilita que o Data Center entre em operação logo após o disparo dos cilindros, fazendo com que o tempo de recuperação seja muito menor que em um combate a incêndio com extintores comuns.

 

Proteção ambiental

 

Os agentes extintores limpos são formulados para serem ambientalmente responsáveis, com baixo potencial de destruição da camada de ozônio e baixo potencial de aquecimento global.

Eles não deixam resíduos nocivos e não contribuem para a poluição do ar ou da água, garantindo que o impacto ambiental seja minimizado em caso de descarga.

 

Segurança dos funcionários

 

Em um incêndio, a segurança dos funcionários é de extrema importância.

Agentes extintores limpos são projetados para serem seguros para seres humanos, não representando perigos à saúde ou à segurança quando usados corretamente.

Isso permite que o pessoal que opera o Data Center reaja rapidamente em caso de emergência sem se expor a riscos.

Por exemplo, o gás extintor FK 5-1 -12, comercialmente conhecido como Nôvek 12-30, é um agente limpo não condutor de energia, não poluente e não nocivo para os seres humanos, podendo ser disparado dentro do Data Center sem nenhum tipo de prejuízo à saúde das pessoas.

 

Como ocorre o combate a incêndios com agentes limpos?

 

Não basta contar com extintores carregados de agentes limpos sem um bom sistema de detecção de incêndios capaz de identificar focos com precisão e de forma precoce. Como isso ocorre?

Em um Data Center moderno, geralmente o combate ao fogo em uma situação de incêndio é feito por meio do disparo automático dos cilindros de gás extintor instalados no local.

Para isso, o ambiente conta com sensores de fumaça ligados a uma central de detecção de incêndio que identifica a presença do foco e emite alertas, iniciando automaticamente a contagem de disparo dos extintores.

Se esse processo não for interrompido pelos operadores do Data Center, o gás que está contido dentro dos cilindros extintores é então dispersado ao ambiente através de uma tubulação integrada a uma rede de difusores instalados em posições estratégicas.

Em muitos casos, os cilindros de agentes limpos protegem setores mais críticos do Data Center, como a sala de processamento e backup de dados.

Áreas menos sensíveis, como salas de baterias e corredores técnicos, podem ser munidas de extintores manuais à base de pó químico.

Para que tudo isso funcione, há diferentes tipos de sistemas de detecção, como o pontual endereçável e o precoce a laser.

Clique aqui para conhecer as principais diferenças entre eles, bem como as vantagens de desvantagens de cada um.

Não deixe de entender também como os diferentes sistemas de deteção se relacionam com os agentes extintores limpos no combate a incêndios em Data Centers clicando no link abaixo!

 

SISTEMAS DE COMBATE A INCÊNDIO PARA DATA CENTERS: quais são os melhores para proteger equipamentos, informações e o seu investimento?

 

Conte com a Zeittec para projetar um Data Center seguro, com as proteções certas para as operações de TI do seu negócio!

Comentários