DATA CENTER PRINCIPAL DA CELESC (COMPANHIA CATARINENSE DE ENERGIA
O Data Center principal da Celesc foi concluído em 2020. Ele foi instalado na sede administrativa da Celesc em Florianópolis e foi projetado com mecanismos específicos para evitar paralisações não programadas. Ou seja, é um exemplo de máxima segurança contra downtimes.
O motivo, você já deve imaginar: os Data Centers da Celesc controlam toda a operação energética da distribuidora em Santa Catarina e uma interrupção na emissão, processamento ou armazenamento de dados nos sites operacionais da empresa pode afetar a vida de 7 milhões de catarinenses!
Para que isso fosse possível, os especialistas da Zeittec que realizaram o planejamento e a execução da obra utilizaram o conceito de redundância. Ou seja, repetição de equipamentos essenciais. Com base nesse conceito, definiram que o Data Center da Celesc em Santa Catarina deveria ter os seguintes requisitos:
- Sistema rede-elétrico com redundância, somando 26 quadros de distribuição de energia.
- Dois geradores de 450 KVA cada.
- Dois nobreaks também com 300 KVA cada.
- Climatização de precisão com cinco máquinas de 15tr cada, totalizando 75TRs.
- Sistema de comunicação de dados com 4032 fibras óticas, com conexões MPO.
- 40 racks de servidores
- Sistema de DCIM com sensores, câmeras, controle de acesso e software de gestão.
- Sistema de detecção e combate a incêndio com agente limpo.
Para aumentar a segurança das operações da Celesc, o Data Center foi compartimentado em data hall e áreas externas. O data hall foi dividido em três setores: área de backup, área de servidores e área de redes, cada uma com controle de acesso próprio. Os demais sistemas críticos foram instalados em áreas externas ao data hall, sendo:
- sala elétrica, onde ficam os no-breaks.
- sala de geradores.
- sala de climatização, com sistema de ar-condicionado de precisão de 75 TR.
Se você quiser conhecer mais sobre o Data Center da Celesc, clique aqui ou assista o vídeo.