SALA SEGURA E CERTIFICADA, DO PROJETO AO MOVING

O data center do TRF4 é um exemplo de “sala segura modular”. Ou seja, possui paredes corta-fogo com a certificação CF90PC120, obedecendo normas definidas pela ABNT que garantem alta resistência a água, fogo e impactos.
A segurança energética é garantida pelo conceito elétrico TIER 3. Significa que não pode haver ponto de falha no data center. Por isso, tudo é duplicado, havendo:

● dois geradores de 260 KVA
● dois no breaks com tecnologia modular de 120 KVA cada um
● transformadores de 320 KVA
● 12 quadros elétricos para ter uma garantia de distribuição infalível na rede elétrica do projeto.
Todos os equipamentos de missão crítica possuem redundância. Além de evitar paralisação em caso de interrupção não programada no fornecimento de energia, isso possibilita que manutenções sejam feitas, inclusive com desligamento de painéis, sem interrupção nos serviços.
● Na climatização de precisão, a redundância é garantida com quatro máquinas de ar condicionado, totalizando 40 TRs (toneladas de refrigeração).
● O sistema de combate a incêndios conta com gás Ecaro 25, que não deixa resíduos, não molha os equipamentos e possibilita que o data center continue em funcionamento.
● O cabeamento também possui dupla abordagem. Isso significa que há caminhos alternativos para cada um dos racks: todo servidor recebe a mesma comunicação a partir de dois caminhos diferentes.

A comunicação de dados é feita por uma rede de fibras OM3 e cabeamento CAT 6A (categoria 6 A). Ou seja: comporta as maiores velocidades possíveis para data center.
A sala modular segura do TRF4 possui a plataforma de gerenciamento DCIM, que permite visualizar o que ocorre dentro do local.
Esse monitoramento ambiental é feito com sensores, câmeras, controles de perímetro e de acesso.
Os sensores identificam, por exemplo, regiões do data center mais aquecidas. É possível, então, determinar o insuflamento de ar para que os servidores não desarmem.
Assim a gestão do data center ocorre sem necessitar interrupções.
Neste projeto, a Zeittec atuou junto ao TRF4 em todas as etapas. Da escolha da sala em um prédio comercial – ajudando a identificar a melhor área possível para evitar focos de incêndio, alagamentos e umidade – até a elaboração do projeto e sua execução finalizando com “moving de ativos”.
O moving é a transferência dos equipamentos do data center antigo para o novo. Um processo complexo que exige planejamento extensivo para que todos os serviços voltem a funcionar perfeitamente.
No TRF4, isso incluiu desde o servidor de e-mail, comunicação externa, site, programas utilizados nos processos internos, PROC, tudo o que está interconectado ao data center do Tribunal Regional Federal que responde por toda a região sul do Brasil.

Veja nosso vídeo de apresentação

Neste vídeo você conhecerá um pouco mais sobre a Zeittec . Uma empresa de engenharia no segmento de Tecnologia da Informação especializada na construção de Data Centers em regime Turnkey.