Com novo Data Center construído pela Zeittec, IBGE entra na reta final para início do Censo 2022, que será 100% digital

O Censo 2022 do IBGE será o primeiro totalmente digital, da coleta de dados à divulgação dos resultados (que deve começar ainda neste ano)!

Durante a coleta de dados nos domicílios, 183 mil recenseadores utilizarão DCMs, dispositivos do tipo smartfone com geolocalização e transmissão imediata de dados por internet.

As informações serão processadas no novo Data Center do IBGE, localizado na sede do Instituto, no Rio de Janeiro. Concluído pela Zeittec no ano passado, o centro de dados será dedicado ao Censo, contando com infraestrutura de alta segurança e redundâncias padrão Tier 3 para evitar downtimes.

O Data Center também foi preparado com rede de internet de 10 Gbps, 100 vezes mais rápida que o padrão habitual do IBGE. Além de links redundantes para evitar paralisações na transmissão de dados, em caso de um deles falhar.

“O mundo atual nos impõe velocidade e o IBGE trabalha com informações que retratam o país.  O Censo precisa ser veloz e os dados coletados precisam estar disponibilizados rapidamente para a população, para os pesquisadores e para os pensadores de políticas públicas”, disse o diretor de informática do IBGE, Carlos Renato Cotovio.

Para trazer maior segurança, o IBGE contará ainda com um Data Center localizado em São Paulo, que atuará como backup em caso de desastre.

Com toda essa infraestrutura, o primeiro Censo Brasileiro 100% digital terá processamento de dados de alta performance, segurança com criptografia, inteligência artificial e computação em nuvem.

Ao todo, o IBGE terá 200 servidores físicos interligados por uma nuvem privada, formando uma rede com 800 a 900 servidores, entre físicos e virtuais.

“Agora tenho um equipamento físico com várias máquinas virtuais. Se houver falha no equipamento, as máquinas virtuais migram para outro equipamento, e tudo continua funcionando”, esclarece o coordenador de serviços de informática do IBGE, José Luiz Thomaselli.

Toda essa tecnologia dará suporte a 200 mil trabalhadores temporários que foram contratados para realizar a coleta de dados. O treinamento dos recenseadores será realizado em julho, e a coleta do Censo ocorrerá de primeiro de agosto a 31 de outubro.

→ Saiba mais sobre o Data Center do IBGE aqui. E confira o vídeo do Instituto sobre a tecnologia por trás do Censo 2022.

Comentários