IBGE ganha DATA CENTER CORPORATIVO NO RIO DE JANEIRO para processar dados do Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem um novo Data Center corporativo no Rio de Janeiro, onde fica sua sede. E não se trata de qualquer centro de dados, mas do Data Center primário do instituto. Ou seja, ele não será usado como backup ou para processar tarefas secundárias. Será, de fato, o principal.

O novo Data Center terá uma função importantíssima para o IBGE, já que será o responsável por processar todos os dados do próximo Censo Demográfico, que estava marcado originalmente para 2020, mas que foi adiado devido à pandemia da Covid-19.

O Censo Demográfico do IBGE gera informações imprescindíveis sobre toda a população brasileira, possibilitando aos governos planejar e executar políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento do Brasil. E por ser tão importante, precisava de um Data Center à altura.

E quem esteve por trás desse empreendimento foi a Zeittec, que já realizou grandes projetos em outros estados brasileiros, como Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Distrito Federal e Santa Catarina. Agora, inicia a construção de Data Centers corporativos no Rio de Janeiro e São Paulo, confirmando a fase de expansão da empresa para todo o território nacional.

As obras no IBGE começaram em 2021 com a preparação do ambiente, retirada de material e construção civil.  E o instituto iniciou 2022 já com um Data Center moderno, seguro e robusto em operação. Mais que isso: capaz de processar todos os dados do Censo Demográfico e de outros setores do IBGE.

Confira como foi a construção e as características de segurança desse Data Center corporativo no Rio de Janeiro tão importante para mais de 213 milhões de brasileiros!

 

Um Data Center corporativo no Rio de Janeiro em um prédio quase centenário

 

O Data Center do IBGE é um projeto diferente, com algumas peculiaridades. Alguns desafios tiveram que ser vencidos até a finalização de todo o empreendimento.

O principal deles foi o local de instalação: o prédio do IBGE foi construído na década de 1930. Ou seja, este Data Center corporativo no Rio de Janeiro foi implantado pela Zeittec em um edifício praticamente centenário.

Por isso, a parte de construção com obras civis recebeu uma atenção toda especial. A reforma do ambiente não ficou somente na remoção de divisórias, mobiliários e forros. O planejamento e a preparação estrutural de tudo é que fizeram a diferença.

A maior preocupação desde o início do projeto foi ter a certeza de que o prédio suportaria todo o peso do Data Center. Foi avaliado que ele suportaria, mas, para isso, precisou de algumas intervenções.

A Zeittec trabalhou no reforço estrutural da laje, realizando um novo contrapiso, para que não haja riscos à estrutura e a nenhuma pessoa que trabalhe no local.

“É um prédio bem antigo para construir um Data Center. Com isso, dá para se ter uma ideia do tamanho do desafio”, comenta Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec.

Além desse cuidado, a construção foi planejada com uma estratégia específica para atender às características delicadas da edificação. Confira!

 

Steel frame: uma solução a seco para locais críticos

 

Ao todo, a área útil do Data Center do IBGE no Rio de Janeiro é de 190 metros quadrados. Esse espaço, assim como em outros projetos desse tipo, foi dividido em algumas áreas específicas:

  • Data hall: sala principal com racks e servidores;
  • Sala elétrica: espaço com no-breaks e painéis elétricos;
  • Sala de embalagens para recebimento de produtos;
  • Sala de reunião;
  • Sala com estações de trabalho de TI, onde os profissionais do setor poderão monitorar o Data Center.

Toda essa estrutura foi construída em um sistema de alvenaria convencional aliado com a solução steel frame.

O método usa estruturas de aço galvanizado que são fechadas com placas cimentícias.

Esse sistema construtivo, também chamado de “construção a seco”, permite economia de tempo e espaço durante a obra.

Além disso, é mais limpo que a forma usual de construção, sem a necessidade de uso de água.

Por isso, é um sistema adequado para implantar Data Centers corporativos em edifícios já em uso, especialmente em empresas que não podem parar.

Outro ponto determinante na escolha da tecnologia steel frame foi que esse tipo de construção oferece alta resistência e durabilidade, mas é bem mais leve que um sistema de concreto convencional.

Nesse sentido, a utilização de placas cimentícias foi estratégica para reduzir o peso do Data Center, tornando o projeto mais seguro e adaptado às características estruturais do prédio do IBGE.

→ Neste post aqui, você pode entender todos os requisitos necessários para montar um Data Center em edifícios comerciais com segurança.

 

 Sistema elétrico conceito Tier 3 em Data Center corporativo no Rio de Janeiro

 

O IBGE não pode permitir que seu Data Center corporativo no Rio de Janeiro pare de funcionar.

Pelo contrário, precisa da sua estrutura de processamento de dados funcionando de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Por essa razão, todo o sistema elétrico foi pensado a partir do conceito de redundância compatível com um Data Center Tier 3.

A redundância é a repetição de equipamentos que são considerados essenciais dentro de um Data Center. Ou seja, se alguma máquina deixa de funcionar, outra assume o trabalho e mantém o todo em funcionamento.

Isso ainda pode facilitar as manutenções de Data Center, que são feitas sem que haja a necessidade de parar a estrutura para reparos.

Para o Data Center corporativo do IBGE, o projeto elétrico conta com os seguintes equipamentos:

  • Dois geradores, sendo um deles de 250 kVA e outro de 450 kVA.
  • Dois no-breaks modulares expansíveis até 120 kVA.
  • 12 painéis elétricos com redundância e alternância de fontes.

Tudo isso é compatível com o conceito Tier 3. Os tiers, ou camadas de redundância, garantem mais segurança contra paralisações que poderiam afetar em cheio o acesso às informações.

 

Veja no vídeo!

 

Num Data Center que controlará os dados de toda a população de um país, como o do IBGE, é fácil entender a importância de infraestruturas de alta performance contra downtimes.

De acordo com a norma TIA 942, um Data Center Tier 3 precisa garantir o seguinte:

  • Proteção contra queda de energia por 72 horas;
  • Uptime de 99,982% por ano;
  • Downtime de até 1,6 hora por ano.

Mas, na prática, um Data Center como o do IBGE não poderá ficar parado nem por um minuto.

Entenda por que as paralisações são tão prejudiciais e quanto custam às empresas em nosso post sobre Data Centers Tier 3.

E aproveite para conhecer também todos os mecanismos que sua empresa pode adotar para proteger dados com uma boa política de segurança para Data Centers.

 

Sistema de climatização in row se adapta à realidade do edifício

 

A climatização é um ponto fundamental para qualquer Data Center corporativo, no Rio de Janeiro ou outro local. E não seria diferente no caso do IBGE.

Como o prédio onde está localizado não foi projetado para receber tantos equipamentos e não tem o pé-direito alto, todo o sistema de climatização foi projetado com o modelo in row.

Nesse modelo, os equipamentos de ar-condicionado são instalados entre as fileiras dos racks e captam o ar quente que sai dos servidores.

Esse ar quente é filtrado e resfriado. Já refrigerado, é enviado para a parte frontal dos racks. Isso elimina a necessidade de um forro muito rebaixado, ou seja, de um pé-direito mais alto.

Para esse sistema de climatização deste Data Center no Rio de Janeiro, a Zeittec optou pelo uso de seis máquinas de refrigeração com 27 kVA cada uma delas.

A climatização em um Data Center tem três funções primordiais:

  1. Controle de temperatura: dentro de um Data Center é importante manter a temperatura perto dos 25ºC e os equipamentos de ar-condicionado vão fazer isso.
  2. Controle de umidade: sensores de ambiente acompanham a umidade que deve ficar em torno de 50%.
  3. Qualidade do ar: não é bom quando partículas sólidas e contaminantes estão no ambiente do Data Center e o ar-condicionado de precisão filtra esse ar para dar pureza.

É necessário lembrar que um Data Center pode aquecer muito e, assim, paralisar as máquinas. Por isso é importante investir em climatização de precisão, afinal, é ela que vai garantir a saúde de todos os equipamentos e manter a capacidade e a velocidade de processamento, evitando paradas não programadas.

→ Veja aqui algumas estratégias para economizar energia na climatização do seu Data Center corporativo.

 

Segurança contra incêndios: vital para Data Centers corporativos no Rio de Janeiro

 

Tecnologia de ponta é o que não falta no Data Center do IBGE, inclusive no sistema de detecção e combate a incêndio – algo extremamente importante.

Afinal, quando o assunto é a proteção de dados, a segurança está acima de tudo!

O sistema de detecção instalado na estrutura deste Data Center corporativo no Rio de Janeiro funciona a laser e é 300 vezes mais preciso na comparação com detectores convencionais de fumaça.

Isso porque detecta eventuais indícios de formação de combustão ainda no estado precoce.

Quando há o superaquecimento de alguma parte elétrica ou mecânica dos equipamentos, há também a liberação de partículas invisíveis a olho nu, mas que são detectadas por laser.

“Esse sistema consegue ser muito mais preciso. Ele antecipa, por assim dizer, que o Data Center está em iminência de iniciar um foco de incêndio”, explica Fabrício Costa.

Dessa forma, a resposta é muito mais rápida e eficiente, evitando não só a perda de equipamentos, mas a propagação do fogo pelo edifício.

No caso de ocorrer a detecção de focos, o sistema lança mão do gás de supressão de incêndio Novec 1230, que não usa água e é mais sustentável.

Ele interrompe a combustão ao absorver o calor, garantindo a rápida extinção do fogo e mantendo a estrutura e os equipamentos sem danos.

→ Aqui você pode saber mais sobre os sistemas modernos de detecção e combate a incêndios para Data Centers corporativos!

 

Solução integrada SmartAisle

 

Uma parceria importante para esse Data Center corporativo no Rio de Janeiro foi feita com a Vertiv, empresa norte-americana especializada em soluções para infraestruturas críticas. No caso do IBGE, a solução utilizada foi a SmartAisle.

Essa solução integra todos os equipamentos necessários para o funcionamento do Data Center, como racks, painéis elétricos, no-breaks, ar-condicionado e confinamento.

Tudo pertence ao mesmo fabricante, garantindo que todos os sistemas funcionem de maneira harmônica.

“A construção de Data Centers SmartAisle permite que todos os produtos sejam montados em fábrica e testados previamente, antes de serem transportados para o local onde serão instalados definitivamente” – explica Costa.

Aproveite para conhecer mais sobre Data Centers modulares, que utilizam infraestrutura pré-fabricada e custam até 30% menos!

Saiba também quais são os diferentes sistemas construtivos para Data Centers que podem ser usados em seu projeto.

 

Data Center corporativo no Rio de Janeiro 

 

Data Center do IBGE: pronto para o que vier

 

O IBGE tem agora um Data Center corporativo no Rio de Janeiro pronto para processar os dados do Censo Demográfico 2022 e tudo que o instituto precisar pelos próximos anos.

E um Data Center com altíssima tecnologia, com equipamentos modernos que garantem proteção contra paralisações e muita segurança para dados tão importantes quanto os do Censo.

O empreendimento foi realizado em uma estrutura física renovada, sob medida para comportar o maquinário mesmo em um edifício de quase cem anos.

É mais um grande projeto realizado pela Zeittec, que se expande para praticamente todas as regiões do Brasil com este Data Center corporativo no Rio de Janeiro.

 

É Zeittec? Pode confiar!

 

Somos uma empresa especializada na construção de Data Centers corporativos em regime turn-key, que vai do projeto às chaves na mão.

Isso quer dizer que cuidamos de tudo, do início dos planejamentos aos testes finais, passando pelo moving dos ativos de TI e pelo comissionamento da infraestrutura atestando que tudo está em perfeito funcionamento.

Realizamos também a manutenção preventiva de Data Centers  retrofits para atualizar infraestruturas de TI obsoletas. Afinal, ter um ambiente de missão crítica antigo, operando fora nas normas, é um risco para qualquer empresa, como você pode ver aqui.

 É com esta expertise, conquistada ao longo de mais duas décadas, que a Zeittec amplia cada vez mais sua atuação em todo o território brasileiro.  Tanto que já construiu muitas obras de relevância nacional. Algumas delas são:

Temos o know-how para proporcionar o melhor para a sua empresa.

Entre em contato com nossos profissionais e conheça todas as soluções e produtos que oferecemos.

→ Ah, não esqueça de baixar nossos e-books.  E aproveite para ler nosso guia de como planejar um Data Center corporativo (parte 1 e parte 2)!

Obrigado pela visita e até o próximo post.

Comentários