A manutenção de Data Centers com monitoramento de ativos em NOC é a linha de frente na defesa de sua infraestrutura de TI contra interrupções e falhas.
O NOC é a sigla para Network Operations Center, um ambiente específico para o monitoramento de sistemas de computador, redes de telecomunicações e satélite, bem como infraestruturas e equipamentos de TI utilizados em Data Centers.
É um centro de operações que trabalha 24 horas por dia para supervisionar ambientes críticos com redes e equipamentos complexos, avisando quando algo está errado.
Por isso, na manutenção de Data Centers, o NOC é um aliado que identifica falhas antes mesmo que elas afetem a operação.
Isso permite que os equipamentos e dispositivos envolvidos possam ser corrigidos imediatamente, a qualquer hora, evitando problemas como ineficiência ou mesmo indisponibilidades.
Com isso, a manutenção de Data Centers se torna completa, somando um protocolo periódico de ações preventivas à ação corretiva muito rápida em caso de defeitos serem detectados pelo NOC.
Mas como a manutenção de Data Centers com monitoramento de ativos em NOC funciona na prática?
Preparamos este post para contar tudo, com vídeo e explicações sobre as vantagens de implantar um protocolo preventivo completo na operação do seu Data Center corporativo. Confira os temas no índice e boa leitura!
Clique para abrir e fechar o índice
Qual é o papel do NOC na manutenção de Data Centers com monitoramento de ativos?
Muito mais que uma simples sala de vigilância, o “Centro de Operações de Rede” faz o monitoramento remoto de ativos.
Em outras palavras, as inúmeras telas desse ambiente mostram basicamente tudo que acontece nos Data Centers por ele monitorados, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Com isso, o NOC se torna uma ferramenta essencial para identificar problemas e combater interrupções, lentidões e falhas na rede ou nos equipamentos que estão sendo monitorados.
Como isso acontece?
Um grande Data Center pode ter seu próprio NOC, assim como um grande NOC pode inspecionar vários Data Centers conectados a ele virtualmente.
Os Data Centers “conectados” ao NOC possuem sensores instalados em todos os seus equipamentos, redes e ambientes críticos, como data hall (sala de processamento de dados), no-breaks, geradores e sala de climatização.
Esses sensores indicam os padrões de processamento e transporte de dados, umidade, temperatura ou presença de partículas no ar nesses ambientes. E os enviam o tempo todo para os servidores do Network Operations Center.
Dentro do NOC, os computadores são equipados com softwares preparados para interpretar, em tempo real, se os dados recebidos apontam qualquer variação anormal dos padrões de comportamento dos Data Centers monitorados.
Quando isso acontece, imediatamente, o software de gestão de ativos envia um alerta de que algo está fora do comum.
Nesse momento, a equipe de engenheiros do NOC que faz o monitoramento 24 x 7 x 365 é capaz de identificar o perigo e corrigi-lo na hora, quando possível, ou avisar imediatamente as equipes de operação e manutenção do Data Center.
Com isso, problemas envolvendo redes, climatização, energia ou outros sistemas do Data Center podem ser corrigidos no exato momento em que acontecem ou mesmo antes de a falha se materializar.
Se a sala de racks onde estão os servidores sofre um aquecimento acima da média, por exemplo, os sensores implantados no Data Center enviarão dados informando isso ao NOC.
Imediatamente, o alerta será recebido nas telas pela equipe de monitoramento. E a correção do problema será imediata, evitando consequências como uma paralisação gerada pelo desarmamento automático dos servidores.
Chamado reverso
Além de tornar a gestão mais segura e eficiente, ter o Data Center da sua empresa monitorado por um NOC possibilita manutenções corretivas no modo reverso.
O que isso significa? O engenheiro Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec, é quem explica.
“Três horas da manhã, o ar-condicionado do Data Center para de funcionar. A equipe de monitoramento 24 x 7 do NOC aciona a equipe de manutenção da Zeittec, que vai até o local e corrige o problema sem o cliente ficar sabendo”.
Nesses casos, o NOC encontra o defeito e a equipe de manutenção da Zeittec o soluciona imediatamente com os reparos necessários. Só depois disso o proprietário ou responsável pelo Data Center é comunicado sobre a ocorrência.
Vantagens da manutenção de Data Center com monitoramento remoto de ativos em NOC
Contar com a “manutenção reversa” traz maior segurança e tranquilidade aos gestores de Data Centers corporativos.
Isso porque eles sabem que, caso um defeito ou anormalidade ocorra, isso será identificado imediatamente pelo monitoramento dos ativos no NOC.
Com isso, a equipe de manutenção solucionará o problema a qualquer hora, seja madrugada, domingo ou feriado.
Mas existem outras vantagens de adotar a manutenção com monitoramento de ativos por NOC em seu Data Center corporativo. Veja as principais!
Elevação da performance de TI
Manter a infraestrutura constantemente atualizada e em 100% de sua capacidade aumenta a eficiência nas operações de TI.
A manutenção preventiva, aliada ao monitoramento de ativos, evita a lentidão e o mau-funcionamento dos equipamentos e redes.
Com isso, eleva a performance do processamento e comunicação de dados, além de aumentar a segurança e a vida útil dos ativos.
Solução rápida de problemas
O monitoramento contínuo, somado à manutenção preventiva dos equipamentos, reduz drasticamente o tempo de resposta a incidentes e eleva o tempo de uptime dos Data Centers, ajudando a mantê-los em funcionamento 24x7x365.
Isso porque os NOCs são projetados para monitorar redes e equipamentos continuamente e, ao identificar problemas rapidamente, evitam que se transformem em falhas.
Redução de custos de correção
Consertar é sempre mais caro do que prevenir. Por isso, outra grande vantagem de adotar um protocolo de manutenções com monitoramento de ativos é que os custos de manutenção são mais baratos que os custos de downtimes, grandes consertos ou a substituição de equipamentos danificados.
Evitar interrupções
Nada é mais crítico em um Data Center do que a ideia de um downtime (paralisação não programada).
De acordo com o Instituto Uptime, 60% das indisponibilidades de Data Center custam pelo menos 100 mil dólares às empresas.
Esse prejuízo é gerado por custos de conserto e recuperação dos sistemas, perda de negócios, de dados e danos à reputação.
A manutenção com monitoramento de ativos em NOC é a arma principal para detectar os problemas rapidamente e defender seu Data Center contra indisponibilidades.
Aumento da eficiência energética do Data Center
A manutenção de Data Centers com monitoramento de ativos em NOC ajuda a controlar o gasto de energia elétrica.
Isso porque detecta alterações em equipamentos de alto consumo, como servidores e ar-condicionado de precisão, que podem ser solucionadas imediatamente, evitando pontos de desperdício.
Consequentemente, a manutenção com NOC contribui para reduzir o custo operacional do Data Center, já que 44% dele está na conta de luz.
Melhoria na gestão do Data Center
Se a manutenção do seu Data Center contar com monitoramento de ativos em NOC, isso ajudará sua equipe a elevar a qualidade da gestão.
Você poderá mensurar o que funciona e o que não vai bem na operação do Data Center com base em dados e análises sobre o comportamento da infraestrutura.
Isso porque o NOC emite relatórios em tempo real sobre sistemas críticos, como climatização de precisão e geradores, ajudando sua equipe a identificar pontos de melhoria e a adotar protocolos operacionais baseados em eficiência.
Além disso, ao delegar a manutenção com monitoramento de ativos em NOC a uma empresa especializada, como a Zeittec, sua equipe interna de TI fica livre para se concentrar em áreas críticas e novos projetos corporativos.
Seguir as normas de segurança da informação
Aderindo a um protocolo de manutenção preventiva com monitoramento de ativos em NOC, o seu Data Center terá sempre equipamentos funcionando em acordo a normas como a EIA/TIA 942 (que se refere à infraestrutura física do Data Center).
Ou ainda normas como a ABNT 27001 e a ABNT 27002, que estabelecem critérios de segurança das informações.
Isso elevará a segurança da sua infraestrutura de TI, bem como dos dados armazenados e processadas no seu Data Center corporativo.
Elevação da durabilidade dos equipamentos
Adotar um protocolo de manutenção preventiva e corretiva do Data Center eleva o ciclo de vida de facilities e ativos.
Evita ainda que defeitos não detectados ou o não cumprimento das especificações de fábrica para conservação da vida útil resultem em mau funcionamento, “queima” de peças ou até na perda total de componentes fundamentais para o bom funcionamento do Data Center.
Não estamos falando de pouco dinheiro. Servidores de alta performance, geradores, no-breaks e aparelhos de ar-condicionado de precisão são equipamentos de alto custo para as empresas. Mantê-los em dia é sempre mais barato do que reformar ou comprar um equipamento novo.
Entenda como é feita a manutenção de Data Centers com gestão de ativos em NOC na prática
Nada melhor do que ver para entender. Por isso, preparamos um vídeo que mostra como é feita a manutenção de Data Centers com gestão de ativos em NOC.
Ele foi gravado durante ações de manutenção preventiva em Data Centers de empresas atendidas pela Zeittec, como a Sanepar e o Sebrae.
Clique na imagem e confira!
Como você viu no vídeo, a manutenção de Data Centers com monitoramento remoto de ativos em NOC é uma estratégia que alia a prevenção com a correção de problemas. Ou seja, é o pacote completo.
Confira agora como as ações de manutenção preventiva e corretiva são organizadas no dia a dia das empresas.
Como é feita a manutenção preventiva de Data Centers?
A prevenção é feita por meio da adoção de um protocolo de manutenção preventiva com ações periódicas que envolvem inspeções, limpeza e avaliações de facilities por meio de equipamentos de medição.
Nesse protocolo estão incluídos os requisitos de conservação dos equipamentos de acordo com os prazos estabelecidos pelos fabricantes.
Isso abrange operações como a lubrificação, reposição de peças e baterias, troca do óleo de transformadores e geradores ou fluidos e filtros do ar-condicionado de precisão.
Durante as avaliações periódicas de manutenção preventiva, todos os sistemas do Data Center são vistoriados e avaliados. Entre eles:
- Sistema elétrico
- Geradores, no-breaks e subestações de energia
- Climatização de precisão
- Rede de telecomunicações e cabeamento estruturado
- Sistema de gestão remota – DCIM
- Sistema de segurança e monitoramento CFTV
- Sistema de detecção e supressão de incêndios
- Componentes mecânicos da infraestrutura do Data Center, como: portas, piso elevado, forro rebaixado e painéis cortafogo.
Saiba mais sobre os componentes que são vistoriados nesses sistemas lendo nosso post completo sobre a manutenção de Data Centers corporativos. É só clicar na imagem a seguir!
MANUTENÇÃO DE DATA CENTER: eleve a eficiência e reduza custos a longo prazo!
Manutenção corretiva de Data Centers com NOC
A correção ocorre por meio de ações programadas ou emergenciais para consertos e reparos, executadas de modo a não interferir no processamento de dados das empresas.
Nas corporações que não possuem operações de TI 24 horas por dia, o desligamento de equipamentos, sistemas ou do fornecimento de energia é realizado em momentos em que o Data Center pode parar, normalmente de madrugada.
Mas, na maioria dos casos, isso não é possível. Por isso, na Zeittec, por exemplo, a manutenção corretiva dos Data Centers dos clientes é feita com a instalação de equipamentos backup temporários que suprem os principais enquanto estes são consertados.
Os Data Centers com “manutenção concorrente” já são projetados com infraestrutura redundante capaz de permitir que essas intervenções sejam feitas sem precisar de nenhuma operação especial.
Isso ocorre em Data Centers com redundâncias padrão Tier 3 ou Tier 4. Neles, há sempre equipamentos extras (redundantes) preparados para assumir a função dos principais a qualquer hora.
Com isso, a energia pode ser desligada enquanto entram em ação os geradores e no-breaks. E o ar-condicionado de precisão pode ser consertado enquanto um equipamento redundante já instalado entra em ação. O mesmo vale para infraestrutura de redes e elétrica.
Além das ações programadas para reparos ou reposição de peças, podem ser realizadas intervenções emergenciais a qualquer momento que a equipe do NOC solicitar.
O monitoramento de ativos realizado pelo NOC complementa a manutenção preventiva do Data Center, tornando sua operação extremamente segura.
A importância de equipes qualificadas na manutenção de Data Centers com monitoramento de ativos
Na manutenção de Data Centers com monitoramento de ativos, a equipe técnica do NOC precisa ser qualificada, contando com engenheiros para entender os requisitos de operação de cada sistema do Data Center.
Não basta seguir os alertas do software de gestão. Os especialistas devem desconfiar quando surgem alterações bruscas nos dados.
Afinal, elas indicam mudança de comportamento dos componentes do Data Center. E isso nunca é bom.
Por isso, a equipe do NOC precisa conhecer quais são os critérios ideais de funcionamento dos equipamentos críticos. E investigar quando algo sai do padrão habitual.
Por exemplo, quais são os limites máximos e mínimos de temperatura, consumo de energia e umidade que a sala de servidores pode ter?
Mesmo que não haja um defeito, o comportamento “fora da curva” pode significar o indício de um problema em formação.
E isso precisa ser comunicado às equipes de operação e manutenção do Data Center para ser vistoriado o quanto antes.
Mas não é apenas a equipe do NOC que precisa de um preparo específico, como veremos agora.
Qualificação das equipes de manutenção em campo
Os técnicos que realizam a manutenção preventiva ou corretiva de ambientes de missão crítica também devem ser extremamente qualificados.
Eles precisam saber se portar dentro do Data Center, pois um simples esbarrão em um botão aparentemente insignificante pode tirar toda a operação de TI do ar!
Tudo precisa ser muito limpo e cuidadoso, sem movimentos bruscos e com o máximo de cuidado para não gerar poeira, derrubar líquidos ou mesmo causar acidentes.
Essa “etiqueta de manutenção” deve ser complementada por um excelente conhecimento técnico abrangendo várias áreas distintas.
Afinal, a manutenção de um Data Center envolve cabeamento estruturado, design de redes de TI, ar-condicionado de precisão, geradores, no-breaks e rede elétrica, além de componentes mecânicos e arquitetônicos específicos.
Ação multidisciplinar
O piso é elevado e há equipamentos abaixo dele, as paredes possuem revestimento contra incêndios e não podem ser furadas, as portas têm vedação hermética. São muitos os cuidados a serem tomados!
Por isso, um excelente pedreiro ou eletricista para um edifício comum pode ser um desastre dentro de um Data Center.
Além disso, os técnicos de manutenção precisam conhecer os requisitos de múltiplos equipamentos fornecidos por diferentes fabricantes.
Por isso, a manutenção preventiva e corretiva de Data Centers deve ser feita por equipes muito experientes e multidisciplinares, já que envolve de redes a componentes mecânicos.
Como nem sempre é fácil manter uma equipe assim dentro da corporação, o ideal é contar com uma empresa especializada, como a Zeittec, que fornece a manutenção preventiva e corretiva de Data Centers com monitoramento de ativos em NOC.
Clique na imagem a seguir para entender as diferenças entre a manutenção de um ambiente comum e a manutenção de um Data Center.
Quais são as diferenças entre a MANUTENÇÃO DE UM DATA CENTER e a manutenção comum?
Por que fazer a manutenção de seu Data Center com a Zeittec?
O plano de manutenção programada da Zeittec conta com monitoramento remoto de ativos em NOC.
Com isso, a operação do seu Data Center corporativo será facilitada, sem você necessitar de uma equipe própria de manutenção e nem de um NOC próprio.
Sempre que necessário, efetuaremos as correções para evitar imprevistos, como indisponibilidades e lentidão.
Ao mesmo tempo, a eficiência dos seus equipamentos será preservada com segurança.
A sua empresa terá à disposição um time de manutenção focado em oferecer:
- Urgência na solução de problemas
- Disponibilidade 24 x 7 para ações corretivas
- Consertos “a quente”, ou seja: utilizando equipamentos de backup em caso de desligamentos serem necessários, a fim de não paralisar a sua operação de TI
- Expertise em serviços de alta complexidade
- Capacidade técnica multidisciplinar para lidar com diferentes sistemas e equipamentos de alta tecnologia embarcada
- Mão de obra especializada com alto nível de especificidade.
- Monitoramento de ativos em NOC
Tudo isso traz muito mais tranquilidade aos gestores, que contam com a nossa proteção 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Não é à toa que o plano de manutenção preventiva da Zeittec tem funcionado muito bem para dezenas de clientes.
Muitos deles construíram seu Data Center conosco e imediatamente iniciaram o protocolo de manutenção com monitoramento de ativos em NOC.
É o caso do Data Center do Ministério Público do Mato Grosso do Sul e da Sanepar, no Paraná, entre tantos outros.
Que tal ter essa tranquilidade na manutenção do Data Center da sua empresa?
→ Clique aqui e entre em contato com o nosso time para tirar suas dúvidas e fazer seu orçamento.
Não deixe de baixar nosso e-book que detalha os serviços realizados no Protocolo de Manutenção Preventiva de Data Centers da Zeittec. É só clicar na imagem!
Obrigado e até breve!
Comentários