Quais são os sinais de que está na hora de reformar o seu Data Center?

A reforma (ou “retrofit”) é o processo de atualização do Data Center para aumentar a vida útil ou corrigir problemas nas instalações e facilities.

Geralmente, o retrofit é necessário quando as demandas de TI crescem, exigindo a ampliação da capacidade do Data Center.

Ou mesmo quando os equipamentos se tornam obsoletos e a infraestrutura precisa ser modernizada para acompanhar a contínua evolução tecnológica.

Normalmente, isso envolve ações como reformas estruturais do ambiente, a implantação de redundâncias elétricas e de climatização, alteração do layout, ampliação da área de processamento e a reestruturação da rede lógica e do cabeamento estruturado.

Em grande parte dos casos, isso tudo precisa ser realizado sem paralisar o processamento de dados, já que a corporação que possui o Data Center não pode parar!

Portanto, o retrofit de um Data Center é uma operação complexa que envolve projeto, planejamento e o cálculo preciso do investimento financeiro para o momento de cada negócio.

A pergunta que você deve estar fazendo é: como saber se chegou a hora de fazer esse investimento e reformar o Data Center da minha empresa?

Muitas vezes, tentamos responder essa pergunta com outras: as manutenções corretivas não podem resolver os problemas? E seu acrescentar um rack de servidores aqui? E puxar mais um cabo de internet ali?

Porém, quando nossos clientes chegam a esses questionamentos, normalmente é porque já estão enfrentando problemas que gambiarras não resolverão.

Entre eles downtimes – as temidas paralisações não programadas que custam milhares de reais –, além da perda de eficiência no processamento de dados, superaquecimentos gerados por falhas na climatização ou mesmo curtos na rede elétrica que acionam a proteção contra incêndios, causando indisponibilidades.

Para ajudar, preparamos um check list do que você precisa realmente perguntar para saber se chegou a hora da revisão. É um miniguia com as perguntas certas e as respostas… erradas. Faça o teste!

 

  1. As manutenções corretivas estão sempre atrasando porque o Data Center não pode ser desligado para conserto? Sim, não tenho redundâncias elétricas e nem de climatização para poder desligar os equipamentos. Por isso eles não estão com a manutenção em dia.
  2. Surgiram rachaduras, trincas ou danos em paredes ou no teto do andar de baixo? Sim. Quando o Data Center foi instalado na empresa, a infraestrutura predial não recebeu os reforços necessários para suportar o peso dos equipamentos.
  3. O consumo de energia aumentou e os ambientes começaram a aquecer demais? Sim, com isso, servidores estão desarmando, o processamento de dados está lento e os equipamentos começaram a estragar ou apresentar defeitos.
  4. Você usa ar-condicionado do tipo split para refrigerar o Data Center? Sim, como o meu Data Center é compacto, achamos que seria suficiente. Mas temos enfrentado problemas de qualidade do ar, geração de energia estática por descontrole da umidade e pontos com aquecimento excessivo.
  5. Já houve falhas elétricas, como o desarmamento de disjuntores ou o superaquecimento de cabos? Sim, isso desligou equipamentos e paralisou atividades.
  6. Seu Data Center é equipado com um sistema de proteção contra incêndios? Sim, mas ele não possui detectores de fumaça e os extintores não são à base de gás, podendo prejudicar os equipamentos em caso de acionamento.
  7. Seu Data Center sofreu downtimes ultimamente? Sim, houve falhas em equipamentos e superaquecimento, e isso demandou consertos emergenciais que  paralisaram o processamento de dados.
  8. Com isso, houve perdas? Tivemos queda de eficiência, e o custo de conserto e reparação dos sistemas foi alto. Além disso, a empresa deixou de fechar negócios e perdeu a reputação junto aos consumidores e clientes.
  9. As demandas da sua empresa cresceram e o Data Center não está mais dando conta? Sim, há novos aplicativos e demandas de automação industrial que necessitam de maior capacidade de armazenamento e processamento de dados.

 

Portanto, se as suas respostas foram mais para “sim” do que para “não”, é hora de começar a planejar seu retrofit!

O primeiro passo que sempre indicamos aqui na Zeittec é começar com o Assessment, a avaliação de riscos do seu Data Center.

Essa avaliação técnica ajudará a identificar os pontos fortes e fracos da sua infraestrutura de TI. E será fundamental para projetar o refrofit ideal para acrescentar ao Data Center tudo que ele precisa para suprir as demandas da sua corporação com eficiência e segurança.

Conte com a Zeittec para isso!

Comentários