Como a AVALIAÇÃO DE RISCOS DE DATA CENTERS é feita e por que ela é tão importante?

A avaliação de riscos de Data Centers – ou Data Center Assessment – é um processo de investigação das fragilidades e pontos de vulnerabilidade envolvendo os serviços e a infraestrutura desses ambientes de missão crítica.

É uma análise estratégica que engloba os equipamentos, a topologia das instalações de TI, as tecnologias e os processos utilizados na operação do Data Center, incluindo seus mecanismos de gestão e as equipes.

O objetivo dessa avaliação profunda é identificar os riscos que o Data Center possui de falhar na entrega das tarefas que executa.

Com o assessment, você poderá diagnosticar se o Data Center possui as características ideais para atender às necessidades de negócios da sua empresa agora e no futuro.

Entre essas características estão alta disponibilidade, resiliência, escalabilidade, eficiência e capacidade de processamento.

Ter em mãos uma avaliação sobre esses fatores é uma forma confiável de identificar as vulnerabilidades de segurança, para que os executivos e funcionários de TI possam implementar as ações necessárias para mitigá-las.

Por isso, a avaliação de riscos é fundamental se você deseja preparar sua infraestrutura de missão crítica para reduzir riscos, otimizar recursos, crescer ou mudar de configuração frente a novas tecnologias e possibilidades de negócios.

 

Por que realizar uma avaliação de risco no Data Center da sua empresa?

 

Toda corporação com alto índice de automação, preparada para as novas tecnologias digitais e com modelos de negócios que envolvem o processamento de grandes volumes de dados, precisa ter um Data Center robusto, resiliente e seguro.

Mais que eficiente, a infraestrutura de missão crítica dessas empresas precisa ser confiável o suficiente para preservar informações e manter-se em operação 24 por dia.

A análise de riscos feita por profissionais qualificados e experientes é um modo preciso de detectar se o Data Center atende esses requisitos e está preparado para o futuro que a empresa está projetando.

Porém, muitas organizações a realizam de modo inadequado, utilizando a própria equipe de TI, ou simplesmente não a realizam.

Com isso, não conseguem enxergar suas fragilidades ou “deixam passar” fatores de risco presentes na instalação – que podem vir de um projeto malfeito, de baixa qualidade na execução da obra ou de equívocos nos processos de gestão e operação do Data Center.

O Data Center assessment traz o “olhar técnico de fora” para dentro da corporação, detectando pontos frágeis com imparcialidade e precisão.

O relatório final da avaliação permite à TI adotar as melhores estratégias para atender aos negócios da empresa, sinalizando a stakeholders, investidores e ao mercado que você está alinhado às melhores tecnologias e práticas de segurança de dados e operação de TI.

Mas você pode estar perguntando: “quais são os riscos que ameaçam o meu Data Center”? É o que veremos a seguir.

 

Riscos que o Data Center Assessment ajuda a identificar

 

A visão deve ser global na avaliação de riscos de um Data Center. Isso quer dizer que a investigação técnica precisará mapear ameaças a equipamentos, topologia, protocolos de operações, políticas de segurança e pessoas, já que falhas humanas estão entre as principais causas de paralisações não programadas (downtimes) em Data Centers.

Por isso, o Data Center Assessment foca em descobrir se o ambiente de TI da sua empresa corre riscos como:

  1. Downtimes causados por falhas de infraestrutura ou de equipamentos que interrompem as atividades do Data Center. Por exemplo, uma falha na gestão do sistema de climatização pode gerar aquecimento do ambiente de processamento. Isso derruba servidores automaticamente, paralisando toda a operação.
  2. Interrupção no fornecimento de energia elétrica, normalmente por falhas no design de redundância elétrica, envolvendo no-breaks e geradores.
  3. Ameaças ambientais ligadas ao local onde o Data Center foi ou será instalado. Isso ocorre se a infraestrutura estiver em um espaço com perigo de alagamentos, explosões, contaminações, acidentes aéreos ou automobilísticos.
  4. Perigo de incêndios e inundações. Desastres desse tipo podem ocorrer por falta de sistemas adequados de combate a incêndio, de monitoramento da infraestrutura ou mesmo de falhas arquitetônicas na escolha ou execução do sistema construtivo do Data Center.
  5. Falta de backup e plano de contingência para proteção das informações em caso de desastres.
  6. Falhas humanas e de gestão das operações. Estima-se que 2 em cada 3 downtimes ocorram por erros humanos, como você pode ver aqui.

Vejamos como todos esses pontos de fragilidade são investigados durante a avaliação de riscos de Data Centers.

 

Como é feita avaliação de riscos durante o Data Center Assessment?

 

Uma empresa especializada em Data Centers, como a Zeittec, é contratada para avaliar a infraestrutura de missão crítica da sua corporação.

Seu time de TI trabalhará em parceria conosco fornecendo informações sobre as rotinas e os protocolos de funcionamento e manutenção do Data Center.

Após analisar toda a documentação, os projetos técnicos, as plantas e diagramas do Data Center, a equipe de avaliação fará inspeções técnicas para examinar criteriosamente toda a topologia da instalação, seus sistemas e planos de operação.

A avaliação técnica considera como referência as normas que indicam as melhores práticas de construção e operação de Data Centers.

Depois de concluir as inspeções e reuniões com os profissionais da TI para analisar o desempenho da infraestrutura, o relatório da avaliação de riscos do Data Center é emitido, contendo:

  • A classificação da infraestrutura conforme normas, certificações e padrões de confiabilidade e resiliência.
  • Levantamento dos pontos frágeis e fatores de risco na operação e na infraestrutura do Data Center.
  • Indicação de medidas que podem ser tomadas para evitar falhas ou melhorar o desempenho na operação de TI.

Confira agora quais são os principais serviços e sistemas avaliados durante o processo de Data Center Assessment.

 

O que é investigado no processo de avaliação de riscos de Data Center?

 

avaliação de riscos de Data Center

 

Redundâncias do Data Center

 

As análises do processo de Data Center Assessment avaliam se há gargalos de energia, refrigeração e espaço para servidores.

É necessário que esses sistemas possuam adequadas redundâncias – repetições de equipamentos para que o backup assuma a função do componente principal em caso deste falhar.

Essas redundâncias são fundamentais especialmente nos sistemas de refrigeração, elétrico e na alimentação de energia, onde os equipamentos redundantes evitam falhas que geram a ocorrência de downtimes.

Por isso, é essencial a avaliação do nível de redundância do Data Center pelo padrão Tier. Essa classificação vai da menor proteção contra paralisações, o nível Tier 1,  ao Tier 4, que entrega máxima garantia de disponibilidade com várias camadas de redundância. Leia mais sobre a classificação Tier aqui!

Data Centers com redundâncias padrão Tier 3 ou Tier 4 dificilmente sofrerão downtimes por causas estruturais.

Um exemplo dessa segurança é o Data Center da Celesc, construído pela Zeittec em Florianópolis – SC. Veja no vídeo!

 

 

Infraestrutura

 

Mas não é só. Também é necessário analisar se o Data Center possui espaço para permitir o crescimento escalável do processamento de dados.

Isso permitirá saber se o Data Center possui infraestrutura e serviços habilitados para atender às metas corporativas em termos de capacidade e eficiência.

Por isso, a avaliação de riscos da infraestrutura do Data Center se estenderá a itens como:

 

Análise da estrutura predial

 

Cada Data Center é instalado de acordo com um tipo de sistema construtivo que possui determinadas características arquitetônicas.

Essas características interferem no nível de segurança do Data Center contra incêndios, alagamentos, desabamentos e desastres, garantindo maior ou menor grau de proteção de dados.

São exemplos de sistemas construtivos de Data Center:

Normalmente, esses ambientes de missão crítica possuem paredes e porta-cortafogo, lajes reforçadas e vedações específicas, cujos projetos são avaliados durante o Data Center Assessment. Saiba mais sobre os sistemas construtivos de Data Center no vídeo a seguir!

 

 

Análise do local – Site Assessment

 

O local onde a infraestrutura de missão crítica está ou será implantada é um item fundamental na avaliação de riscos do Data Center.

Variados riscos ambientais estão associados à escolha do local de construção do Data Center. O ambiente impacta diretamente na definição do sistema construtivo e no nível de segurança do Data Center.

Uma infraestrutura de alta segurança não pode ser construída, por exemplo, longe de redes de internet, água e energia. E não pode estar perto de agentes contaminantes, explosivos ou de cozinhas e pontos de alagamento. O objetivo é evitar desastres como incêndios e inundações.

Leia mais sobre essa análise desses riscos ambientais – ou Site Assessment – e sobre o local mais certo para implantar seu Data Center.

 

Avaliação das operações do Data Center

 

Os erros humanos são as principais causas de downtimes em Data Centers. Esta pesquisa aqui mostra que 75% das paralisações não programadas poderiam ser evitadas com a adoção de melhores práticas e procedimentos.

Por isso, o gerenciamento da infraestrutura, dos processos operacionais e das equipes também precisa ser avaliado.

O Data Center Assessment mostrará se operações diárias e periódicas, como a manutenção preventiva do Data Center, são condizentes com as metas que a TI deve cumprir dentro da corporação.

Também se estão dentro de padrões aceitáveis para evitar erros de operação que levam a downtimes.

Aproveite para saber mais sobre como organizar a gestão de equipes e treinamentos para evitar falhas em seu Data Center!

 

Em que cenários o Data Center Assessment é necessário?

 

De modo bem resumido, podemos dizer que existem três cenários principais que indicam que você deveria fazer a avaliação de riscos no Data Center da sua empresa.

 

1. Você vai alterar seu Data Center ou criar um novo ambiente de TI

 

Se a sua corporação está planejando ampliar, reformar ou atualizar os requisitos do seu Data Center, esse é o momento ideal para realizar a avaliação de riscos de sua infraestrutura de TI.

A investigação das fragilidades e pontos fortes ajudará você e sua equipe a adotarem a estratégia mais precisa para remodelar o layout do Data Center, acrescentar ativos de TI e expandir as instalações existentes.

Por isso, a avaliação de riscos de Data Center é sempre recomendada antes de partir para a reforma das instalações e, se for o caso, migrar a infraestrutura de TI para um novo local.

Ela trará maior precisão, confiança e certeza para projetar a estrutura ideal aos objetivos de negócios da empresa, adequando-os ao planejamento financeiro e às necessidades futuras de espaço físico e capacidade de processamento.

Clique aqui para saber como é feita a reforma de um Data Center sem paralisar a TI da empresa!

E aproveite para ver nosso vídeo que explica como é realizado o planejamento do moving de ativos – o transporte de equipamentos  do Data Center antigo para o novo ambiente após a reforma.

 

 

2. Seu Data Center sofreu um downtime

 

Empresas que sofrem interrupções não programadas em seus Data Centers podem ficar com suas operações paralisadas, perder negócios, dados e reputação no mercado.

Recuperar um sistema que sofreu downtime pode ser demorado e muito caro. O Instituto Uptime estima que mais de 60% das interrupções graves custam acima de US$ 100.000.

Quem passa por esse cenário – que está se tornando mais comum em função da automação das empresas – precisa investigar se os seus gargalos estão na infraestrutura, em erros de projeto ou nas operações do Data Center.

O Data Center Assessment poderá ajudar você a identificar o que motivou o downtime e avaliar como sua equipe se recupera da crise.

Essa análise será vital para que você adote as mudanças necessárias para blindar o Data Center da sua empresa de novos downtimes no futuro.

→ Conheça aqui as principais causas de downtimes e proteja seu Data Center!

 

3. Sua empresa é proativa e quer avaliar a instalação existente

 

Esse é o cenário comum nas corporações que passam por mudanças, possuem novos dirigentes ou começam a planejar o futuro voltado à automação industrial e às novas tecnologias de informação.

Já fizemos este post completo explicando como a chegada da internet móvel 5G irá impulsionar a IoT e muitas outras tecnologias que impactarão as empresas gerando uma quantidade incalculável de dados.

Tenha a certeza de que isso não afetará apenas o Data Center da sua corporação. Afetará a própria corporação criando novos negócios, formas de relacionamento com o consumidor, automatizando processos e operações.

Na medida em que as empresas se remodelam a esse cenário, a avaliação de riscos do Data Center é cada vez mais incorporada ao planejamento para o futuro. TI e negócios estão mais integrados do que nunca.

O Data Center Assessment é fundamental para fornecer a base técnica capaz de alinhar a estratégia de TI às metas das empresas 4.0.

Em qualquer um desses três cenários, o resultado da avaliação trará as recomendações para reduzir riscos, elevar a eficiência do Data Center corporativo e alinhar tanto a infraestrutura quanto as operações de TI às melhores práticas rumo ao futuro da sua organização.

 

Por que fazer a avaliação de riscos do seu Data Center com a Zeittec?

 

Somos uma empresa especializada na  construção de Data Centers corporativos em regime turn-key, que vai do projeto do ambiente de missão crítica à entrega das chaves ao proprietário.

Isso quer dizer que cuidamos de tudo, do início dos planejamentos aos testes finais, passando pelo moving dos ativos de TI e pelo comissionamento da infraestrutura atestando que tudo está em perfeito funcionamento.

Realizamos também a manutenção preventiva de Data Centers  retrofits  – reformas para ampliar a capacidade ou atualizar infraestruturas de TI obsoletas. Afinal, ter um ambiente de missão crítica antigo, operando fora nas normas, é um risco para qualquer empresa, como você pode ver aqui.

Com esta expertise, conquistada ao longo de mais duas décadas, realizamos cases robustos em todo o Brasil! Algumas de nossas obras mais recentes são:

A Zeittec está preparada para avaliar a infraestrutura de TI e projetar as melhores soluções para o Data Center da sua empresa.

Entre em contato com nossos profissionais e conheça todas as soluções e produtos que oferecemos.

→ Ah, não esqueça de baixar nossos e-books.  E aproveite para ler nosso guia de como planejar um Data Center corporativo (parte 1 e parte 2)!

Obrigado pela visita e até o próximo post.

Comentários