O ano de 2024 foi marcado por grandes avanços nas tecnologias de Data Center em 2024, que estão redefinindo a maneira como os Data Centers corporativos operam e atendem às demandas do mercado.
Com o crescimento exponencial da digitalização de aplicações corporativas em computação de alta potência (HPC), da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT), a infraestrutura dos Data Centers precisou evoluir rapidamente para atender requisitos cada vez mais desafiadores de eficiência, escalabilidade e sustentabilidade.
Neste balanço, exploramos as 8 principais soluções que marcaram 2024, iniciando uma transformação robusta que deverá impactar os Data Centers corporativos nos próximos anos.
Clique para abrir e fechar o índice
1. Data Center enterprise com arquitetura híbrida
Em 2024, as capacidades totais de TI aumentaram tanto em instalações dentro das organizações quanto fora delas.
De acordo com o Global Data Center Survey 2024, do Instituto Uptime: “As empresas continuam a atender às suas necessidades de TI com arquiteturas híbridas.”
Durante o ano, 45% das cargas de trabalho permaneceram dentro de casa e 55% estão em colocation ou nuvem, apontando que a corporações mantiveram a tendência de investir no Data Center on-premises para cargas críticas, pulverizando o restante em diversas soluções. “Muitos continuam a manter seus próprios data centers” – apontou o estudo. Nas instalações híbridas, houve mais investimento em colocation do que na nuvem pública.
2. Integração entre tecnologias modulares, soluções compactas e Edge Computing
Com a crescente adoção de soluções modulares, os Data Centers corporativos tornaram-se mais ágeis e eficientes.
Em 2024, também despontaram no cenário tecnologias como os Racks Inteligentes, que possuem UPS e sistemas de resfriamento embutidos, assim como os Container Data Centers.
Essas soluções móveis atenderam regiões remotas e ajudaram corporações a expandir rapidamente a capacidade existente, dando suporte a redes multisites (linkar como novo post sobre o tema) e à adoção da edge computing para reduzir a latência para aplicações de IAoT e redes 5G.
Graças a essas tecnologias ágeis e de rápida implantação, muitas empresas conseguiram atender demandas locais com rapidez e reduzir custos operacionais.
3. Resfriamento avançado
Em 2024, as soluções de refrigeração evoluíram para atender ao aumento da densidade de processamento.
Foram destaques do ano as estratégias de climatização in-row (entre racks) e in-rack (dentro dos racks), que possibilitaram maior eficiência energética.
Também despontou no cenário o uso de sistemas de refrigeração líquida (linkar com novo post sobre o tema), como immersion cooling e direct-to-chip cooling, especialmente em Data Centers com racks de alta densidade para aplicações de IA e supercomputação.
A experiência trouxe redução significativa de consumo energético e melhor controle térmico.
4. Crescimento das redes Spine-Leaf
A arquitetura spine-leaf consolidou-se como o padrão para redes de alta performance em Data Centers.
Essa solução se destacou em 2024 porque oferece baixa latência e alto desempenho, essenciais para aplicações intensivas em dados, IA e big data.
Ela traz ainda uma escalabilidade modular, permitindo expansão sem perda de performance e dando melhor suporte a workloads dinâmicas e distribuições híbridas, além de facilitar a integração com tecnologias de última geração, como redes definidas por software (SDN).
5. Conectores de última geração e redes óticas: inovações em tecnologias de Data Center em 2024
A infraestrutura de conectividade e cabeamento estruturado teve grandes avanços para suportar a explosão de dados.
Conectores de alta densidade (linkar com post novo sobre o tema), como MTP/MPO, tornaram-se padrão para redes ópticas, possibilitando mais fibras por cabo e reduzindo o espaço para infraestrutura.
As redes, com largura de banda de 10, 40 ou 100G, chegaram a aplicações de 800G em grandes instalações, permitindo transferências ultrarrápidas.
Todas essas evoluções deram suporte a tecnologias avançadas, como análise em tempo real e streaming de alta resolução.
6. UPS modulares e sistemas de backup inteligente
A confiabilidade da energia permaneceu no topo das prioridades para Data Centers.
Em 2024, despontaram soluções de UPS modulares de fácil adaptação ao crescimento das cargas críticas, bem como o uso de baterias de lítio, que superaram as tradicionais de chumbo-ácido em durabilidade e eficiência.
Sistemas integrados com IA passaram a gerenciar fontes de energia renováveis e a rede elétrica tradicional.
Essas soluções possibilitaram redução de espaço ocupado e maior eficiência energética.
7. Uso de Inteligência Artificial
A IA passou a ser incorporada em plataformas O&M e soluções para monitorar e gerenciar Data Centers, oferecendo previsões precisas e automação inteligente.
Com isso, 2024 trouxe soluções de operação e manutenção que atuam na predição de falhas, identificando problemas antes que causem interrupções, além de ajustar o uso de energia e climatização em tempo real e colaborar para a redução de tempo e erros humanos em tarefas críticas.
Os novos recursos de IA prometem aumentar a confiabilidade e reduzir os custos de operação dos Data Centers.
De acordo com o balanço anual do Uptime Institute, mais empresas utilizaram soluções de IA em seus Data Centers corporativos em 2024. Porém, a confiabilidade nessas ferramentas caiu, mantendo uma tendência de anos anteriores.
“A maioria dos entrevistados ainda afirma que confiaria adequadamente em um modelo de IA treinado para tomar decisões operacionais no data center, mas o tamanho deste grupo diminuiu quase 20 pontos percentuais entre 2022 e 2024” – concluiu o estudo.
8. Busca por sustentabilidade: tecnologias de Data Center em 2024 e suas soluções ambientais
A pressão para reduzir o impacto ambiental impulsionou a adoção de tecnologias verdes em grandes Data Centers.
Com isso, as principais tendências de 2024 foram:
- Maior uso de energias renováveis, como solar, eólica e geotérmica.
- Recuperação de calor gerado por servidores para aquecer escritórios.
- Certificações como ISO 50001, focada em gestão de energia, para garantir práticas sustentáveis.
Com essas medidas, muitas empresas alcançaram metas de ESG (ambiental, social e governança) enquanto reduziram custos operacionais.
9. Cibersegurança integrada com infraestrutura física
Com o aumento de ataques cibernéticos, a proteção do Data Center evoluiu para um modelo integrado, unindo os sistemas de segurança física (controle de acesso) e cibernética (firewalls e monitoramento).
A IA passou a ser usada para detectar comportamentos anômalos e responder rapidamente. E certificações como ISO/IEC 27001 ganharam mais adesão, especialmente em setores regulados.
Com isso, os Data Centers tornaram-se menos vulneráveis a ataques e mais resilientes na busca pela continuidade dos negócios.
O início de grandes transformações em Data Centers
2024 foi um ano de transformação para os Data Centers corporativos, marcado por avanços que equilibraram alta performance, sustentabilidade e segurança.
Tecnologias como redes spine-leaf, resfriamento avançado, UPS modulares e inteligência artificial ajudaram muitas empresas a se adaptar ao cenário de rápida digitalização e maior complexidade operacional.
Para 2025, a expectativa é que essas tendências se consolidem e evoluam.
Os próprios fabricantes e fornecedores deverão trazer soluções cada vez mais integradas, compactas, eficientes e adaptadas à nova realidade em termos de adensamento, refrigeração, desempenho e eficiência energética.
Isso trará ainda mais inovação e eficiência para o setor.
Sua empresa está preparada para acompanhar essas mudanças?
→ Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você a adotar as melhores práticas e tecnologias para o seu Data Center em 2025. Juntos, podemos moldar o futuro da sua infraestrutura!
Comentários