VIGILÂNCIA COM CFTV: como ela eleva a segurança em DATA CENTERS?

O monitoramento ambiental por circuito fechado de câmeras (CFTV) é um recurso cada vez mais empregado para elevar a segurança em Data Centers corporativos.

Atuando 24 horas por dia, sete dias por semana, as câmeras de um CFTV ajudam a inibir tentativas de invasões que poderiam significar a perda de dados.

Elas também complementam o  monitoramento remoto desses ambientes, possibilitando aos gestores visualizar, mesmo à distância, tudo o que ocorre dentro do Data Center.

Com isso, auxiliam na identificação de possíveis falhas, elevando a segurança e a eficiência das operações de TI.

O monitoramento por CFTV também facilita o controle de acesso, ajudando a identificar e impedir que pessoas não autorizadas tentem acessar o Data Center.

Porém, muitos gestores possuem dúvidas sobre o funcionamento dessa ferramenta.  Se você é um deles, confira!

 

Como o CFTV atua na operação de um Data Center?

 

As câmeras conectadas a um CFTV capturam imagens e as transmitem em tempo real para um dispositivo de visualização ou gravação.

Por meio de recursos de automação, essas câmeras podem ser controladas de forma centralizada, permitindo o monitoramento contínuo do Data Center.

Câmeras modernas com acionamento por raio infravermelhro permitem que a gravação seja feita com alta nitidez mesmo à noite ou com a luz do Data Center apagada.

As imagens do circuito de segurança só podem ser acessadas por funcionários autorizados, e podem ser gravadas e armazenadas para consultas posteriores.

Com isso, os gestores podem identificar causas de falhas operacionais ou de segurança, criando procedimentos para mitigá-las.

Em um Data Center, o pulo do gato está na integração do CFTV com as ferramentas de gestão. Veja como isso acontece!

 

Integração com DCIM

 

O monitoramento de Data Centers modernos é geralmente integrado a plataformas de gestão como o DCIM (Data Center Infrastructure Management).

Incluindo hardware e software, o DCIM permite o acompanhamento contínuo de ambientes monitorados mesmo à distância, por meio de um tablet ou celular.

Essa plataforma pode consolidar em uma só interface as imagens das câmeras de monitoramento ambiental do CFTV, bem como os dados enviados por sensores espalhados pelo Data Center para informar como está a temperatura, a umidade ou se há portas abertas, por exemplo.

Isso permite que os gestores acompanhem tudo o que se passa no Data Center em tempo real e remotamente, visualizando se a operação está conforme o padrão de normalidade tanto no aspecto da segurança ambiental quanto no funcionamento dos equipamentos e subsistemas envolvidos.

Você pode entender melhor como isso funciona neste vídeo explicando de que forma o DCIM e o circuito CFTV se integram no monitoramento ambiental do Data Center da Celesc, em Santa Catarina.

 

Benefícios do CFTV em Data Centers

 

Em resumo,  utilização de CFTV em Data Centers traz uma série de vantagens para a segurança e o monitoramento desses ambientes. As principais são:

  • Prevenção e inibição de tentativas de invasões, elevando a segurança de dados.
  • Monitoramento remoto do ambiente interno e externo ao Data Center.
  • Controle de acesso pela identificação de pessoas em áreas restritas.
  • Identificação de incidentes por meio da gravação das imagens capturadas pelas câmeras.
  • Aumento da eficiência auxiliando na identificação de desperdícios, otimizando processos e reduzindo custos operacionais.

Conte com a Zeittec para projetar um Data Center de alto desempenho com CTFV, DCIM e todos os dispositivos necessários para elevar a segurança de dados nas suas operações corporativas!

 

Comentários