Como um Data Center próprio ajuda na posse segura de dados?

Instalar um Data Center dentro da empresa permitirá que a sua corporação tenha um ambiente altamente seguro para armazenar e gerenciar informações críticas.

Isso acontecerá, em parte, porque o seu Data Center on-premises será projetado com requisitos construtivos específicos para proporcionar a proteção de dados.

Além disso, ele será totalmente controlado por mecanismos que englobam do acesso físico à configuração das políticas de segurança lógica aplicadas para atender as necessidades específicas de confidencialidade da sua organização.

Mas quais são esses mecanismos de controle, como eles atuam e por que ajudarão você a garantir a posse segura de seus dados? É o que você saberá a seguir!

 

Proteção estrutural

 

O Data Center on-premises pode ser instalado em uma sala dentro da empresa, em um container no pátio ou em uma edificação totalmente nova erguida especialmente para abrigar o centro de dados.

Poderá ser construído em alvenaria tradicional ou em sistema de sala segura certificada, com painéis que garantem proteção de até seis horas contra incêndios.

Ou mesmo ser uma sala-cofre com certificação para salvaguardas os equipamentos em seu interior de incêndios e impactos, recebendo ainda proteções contra alagamentos, intrusões ou mesmo contra projéteis de armas de fogo.

A escolha dependerá dos requisitos de segurança adequados para o nível de criticidade das operações, bem como da disponibilidade de espaço físico na empresa e dos fatores de risco presentes no ambiente corporativo. Veja os principais deles abaixo!

 

Como ESCOLHER O LOCAL para a construção do meu Data Center?

 

Porém, seja qual for o sistema construtivo que a sua corporação adotar – do mais sofisticado, como a sala-cofre, ao container – o Data Center terá proteções especiais contra incêndios e intrusões.

Por isso, será feito com paredes antichamas, dotado de um sistema de combate a incêndios de alta performance e hermeticamente fechado por uma porta corta-fogo que só poderá ser aberta por pessoas autorizadas.

Isso protegerá as informações do perigo de roubos e perda de dados por meios físicos, como um incêndio ou mesmo uma invasão mal-intencionada.

 

Barreiras de acesso

 

Além de receber cuidados especiais na forma de construção, os Data Centers próprios geralmente são projetados com medidas rigorosas de segurança física, como:

  • sistemas de controle de acesso
  • câmeras de vigilância
  • cercas, portões e outras medidas de segurança para proteger contra intrusões não autorizadas.

Você pode implementar políticas de acesso restrito para limitar quem pode entrar nas instalações e quem tem permissão para acessar sistemas e dados. Isso reduz o risco de acesso não autorizado.

 

Isolamento completo

 

Com essas barreiras físicas, os servidores e sistemas em um Data Center on-premises são totalmente isolados e não compartilhados com outras organizações, ao contrário do que acontece na nuvem pública.

Isso reduz significativamente o risco de vazamento de dados devido a falhas de isolamento. E permite um grau elevado de proteção de dados sensíveis, o que é essencial para organizações que lidam com informações altamente confidenciais, como registros médicos ou dados financeiros.

Para elas, o Data Center on-premises pode oferecer maior tranquilidade, já que os dados são mantidos sob o controle direto da organização.

A posse de dados e sistemas também permite que as corporações realizem ajustes em sua operação, sem que estejam sujeitas ao regime de trabalho de provedores terceirizados.

 

Políticas de segurança lógica personalizadas

 

Com controle total sobre o ambiente, a organização pode implementar políticas de segurança personalizadas, como políticas de acesso, autenticação, criptografia e monitoramento de acordo com suas necessidades de confidencialidade.

O Data Center on-premises permitirá que sua corporação tenha controle total sobre a configuração da segurança lógica. Ela poderá incluir firewalls, sistemas de detecção de invasões e políticas de acesso a dados para diferentes tipos e níveis de usuários dentro da corporação.

Veja as principais barreiras físicas e defesas lógicas que você poderá adotar em seu Data Center para proteger dados!

 

SEGURANÇA LÓGICA DE DATA CENTER: como proteger seus dados de riscos físicos, humanos e digitais?

 

Redundâncias contra indisponibilidades

 

Não basta haver a posse segura dos dados e o controle das operações e sistemas críticos. É preciso que sua corporação tenha também a garantia de acesso contínuo a eles.

Para isso, os Data Centers on-premises são projetados com redundâncias de equipamentos essenciais – como ar-condicionado de precisão e geradores de energia – além de hardware e sistemas para garantir alta disponibilidade e recuperação de desastres.

Quanto maior for o nível de criticidade das operações da empresa, mais redundâncias o Data Center deverá ter para entregar a garantia ideal de disponibilidade de dados.

Isso ajudará a proteger os dados da corporação contra falhas de hardware e interrupções imprevistas.

O objetivo é nunca sofrer um downtime, ou seja, uma paralisação não planejada.

Clicando no link abaixo, você saberá quais são as redundâncias ideais para evitar esse problema e deixar o Data Center da sua empresa sempre on-line!

 

REDUNDÂNCIA DE DATA CENTERS: o que duplicar para ter menos downtime e mais segurança nas operações de TI?

 

Monitoramento contra falhas

 

Hoje em dia, os Data Centers corporativos on-premises costumam ter sensores conectados a um software que monitora a operação, identifica falhas e permite corrigir problemas remotamente, em tempo real.

Um exemplo é a plataforma de gestão DCIM (Data Center Infrastructure Management). Ela concentra todos os dados de refrigeração, energia e desempenho em uma só tela, elevando a segurança e facilitando a vida dos gestores.

As empresas que prezam por qualidade total na segurança da operação podem contar ainda com um NOC, ambiente de monitoramento que recebe os dados dos sensores e controla equipamentos e ativos 24 horas por dia.

Se o NOC detectar um problema – como o superaquecimento de servidores, por exemplo –, a equipe de manutenção pode agir na hora, evitando falhas. Veja como isso funciona neste vídeo!

 

 

Pronto! Se você considerar esses fatores na hora de projetar seu Data Center, tenha a certeza de que terá uma operação extremamente segura, com alta proteção de dados e excelente performance para negócios cada vez mais digitais em sua empresa.

Conte com a Zeittec para ajudar nisso! Clique aqui para falar com o nosso time. E assine nosso newsletter para receber mais informações relevantes sobre Data Centers.

Comentários