Por que 9 entre 10 clientes da Zeittec optam por Data Centers padrão Tier III?

Qualquer Data Center seguro contra indisponibilidades possui equipamentos redundantes em sistemas de missão crítica.

Geralmente, as repetições de equipamentos estão na parte de energia e climatização.

Por exemplo: gerador + UPS – unidade de alimentação ininterrupta com no-breaks a bateria, além da energia da rede.

Na parte de refrigeração, o Data Center seguro costuma  ser projetado com uma ou duas unidades de ar-condicionado sobressalentes, para que os backups assumam a função caso o equipamento principal sofra uma falha temporária.

Com essas redundâncias, o Data Center garante alta disponibilidade e dificilmente sofre downtimes – paralisações não programadas.

Data Centers construídos de acordo com o conceito Tier III, desenvolvido pela Tier Standards do Instituto Uptime, possuem redundâncias que permitem realizar manutenções em qualquer sistema, mesmo quando houver interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária contratada.

Significa que as chances dessa infraestrutura sofrer uma falha são bastante remotas.

Por isso, nos últimos anos, esse conceito construtivo tem sido adotado por cerca de 90% das corporações que atendemos aqui na Zeittec.

Em geral, são órgãos públicos ou organizações privadas que precisam ter acesso contínuo e controle total sobre dados sensíveis e sistemas corporativos.

Com isso em mente, eles optam por instalações resilientes baseadas no conceito de redundância Tier III, mesmo quando o site é modular ou de menor porte.

Alguns exemplos recentes?

 

Clique para abrir e fechar o índice

IBGE

 

O IBGE não pode permitir que seu Data Center corporativo principal, instalado no Rio de Janeiro, pare de funcionar por qualquer motivo.

Por isso, a infraestrutura elétrica do site que processou o Censo 2022 foi construída pela Zeittec  com dois geradores, sendo um deles de 250 kVA e outro de 450 kVA, além de dois no-breaks modulares expansíveis até 120 kVA.

O sistema elétrico possui também 12 painéis com redundância e alternância de fontes.

Tudo isso torna o Data Center do IBGE compatível com o conceito Tier III, e garante alta disponibilidade às operações do Instituto.

 

SALA-COFRE DO MP-MS

 

Para proteger dados extremamente sigilosos e sensíveis, o Ministério Público do Mato Grosso do Sul optou por uma sala-cofre tipo B, que oferece a mais elevada segurança contra incêndios, alagamentos, desabamentos, gases tóxicos e arrombamentos.

Além de uma infraestrutura física robusta e resiliente, o Data Center foi construído com  redundância elétrica em conceito Tier III com redundâncias tipo 2N, que contam com a duplicação do número mínimo de equipamentos necessário (N).

Para isso, conta com dois geradores abastecidos por uma subestação de energia de média tensão.

Para elevar a proteção, todos os equipamentos redundantes permanecem ativos.

 

SALA SEGURA DA ABIN

 

O  Data Center da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) precisava oferecer altíssima segurança para proteger dados sigilosos do Governo Federal.

Por isso, foi construído pela Zeittec com tecnologia de Sala Segura CF 120, certificada pela norma ABNT 10636 para suportar até duas horas de incêndio.

Para garantir que as operações da Abin sejam realizadas ininterruptamente, sem falhas, o Data Center possui geradores, no-breaks, além de redundância elétrica no conceito Tier III com elementos Tier IV.

Isso possibilita realizar manutenções sem desligar o Data Center, impedindo pontos de falha nas operações da Abin.

Com uma infraestrutura desse porte, a Agência Brasileira de Inteligência possui segurança e disponibilidade para processar informações críticas e essenciais à atuação do Governo Federal em prol de mais de 211 milhões de brasileiros.

 

TCE-PR

 

Concluído em 2024, o Data Center do Tribunal de Contas do PR possui proteção contra falhas e indisponibilidades  garantida por  redundâncias  elétricas em conceito Tier III, com elementos de Tier IV.

Além disso, assim como a Sala Segura da Abin, o Data Center do TCE-PR terá todos os seus ativos monitorados 24 horas por dia em um NOC (Network Operations Center) – sala que recebe os dados de sensores presentes no Data Center para identificar qualquer anormalidade na operação. Assim, problemas poderão ser corrigidos pelo time da Zeittec antes de gerar falhas, elevando ainda mais o uptime do TCE-PR.

 

SANEPAR

 

A Sala Segura da Sanepar foi construída pela Zeittec com segurança elétrica aderente ao padrão Tier III.

Para isso, foram instalados:

  • dupla alimentação energética
  • dois no-breaks com tecnologia modular de 150 KVA cada um
  • um transformador de 300 KVA
  • um gerador de 300 KVA
  • uma barra de distribuição dupla.

Você pode visualizar mais sobre essa obra no vídeo que produzimos durante a construção da sala segura da Senepar.

 

Como os exemplos mostram, o conceito Tier III, especialmente em elétrica, é geralmente aplicado em estruturas que necessitam um alto nível de segurança para garantir a excelência no processamento e armazenamento de dados.

Isso é vital para a maioria dos clientes corporativos, públicos ou privados.

No site da Zeittec, temos um material completo sobre o padrão Tier III do Instituto Uptime, comparando-o com o Rated 3, conceito similar da TIA Standards.

Clique neste link aqui para entender as diferenças entre eles.

Claro, quando chegar o momento de implantar um Data Center on-premises na sua empresa, conte conosco para projetá-lo seguindo o padrão Tier (ou Rated) ideal para o seu negócio! Abraço e até o próximo post!

 

#datacenter  #data center Tier III #TIA 942 “TIa Standards #Tier Standards #redundância em datacenters

Comentários