De acordo com o INEXTI — Indicador de Excelência Em Tecnologias e Inovação — 80 % das empresas brasileiras dependem de capacidades de infraestrutura de TI próprias ou mesmo de sistemas terceirizados de hospedagem de dados. O indicador mostra ainda que há uma tendência bastante interessante: 35% das empresas combinam sistemas híbridos de armazenamento de informações. Ou seja, essas empresas, sejam públicas ou privadas, preferem manter um Data Center físico mesclado a um sistema de hospedagem em nuvens.
Pelos indicadores da INEXTI, percebemos que os Data Centers físicos — ou tradicionais — estão muito longe de chegarem à extinção. Isso porque mesmo com sistemas mais modernos de armazenagem de Dados, como os clouds, as empresas ainda assim preferem manter os seus dados na própria empresa. E ainda mais, há empresas que não podem manter seus dados em nuvens, isso por motivos de segurança. Imagine um órgão publico como o TRF hospedando todos os seus documentos em nuvens. Seriam no mínimo, perigoso não?
Para saber mais de como planejar um Data Center clique aqui.
Se você quiser saber quando e porque investir em um site próprio, clique aqui.
Veja também esse caso de um retrofit a quente do Grupo Água Branca. Retrofit é uma manutenção sem desligar o Data Center.
Comentários