Na era da IAoT e da indústria 4.0, dados e negócios estão mais unidos do que nunca. E o Data Center está no centro de tudo.
Só que não apenas como um local seguro para armazenar e processar dados.
Aqui na Zeittec, vemos todos os dias que os Data Centers dos nossos clientes ganharam um papel bem mais ativo do que isso, sustentando a tomada de decisões e fazendo parte de modelos de negócio em constante evolução.
Onde o Data Center assessment entra nisso tudo?
Bem, TI e negócios estão casados para sempre. Isso em todos os ramos da economia que possamos imaginar: da automação industrial a uma instituição hospitalar, passando pelas organizações que prestam serviços públicos e privados.
E não dizemos por aí que “quem casa quer casa”? E uma casa boa, bem-preparada para o que der e vier?
Pois a avaliação de riscos da infraestrutura de TI é a base para arrumar a casa e dar segurança às operações e projetos corporativos.
O assessment é um processo de investigação dos pontos de vulnerabilidade envolvendo os serviços e a infraestrutura do Data Center.
É uma análise estratégica que engloba os equipamentos, a topologia das instalações de TI, as tecnologias e os processos utilizados na operação do Data Center, incluindo seus mecanismos de gestão e as equipes.
O objetivo dessa avaliação profunda é identificar os riscos de falhas na entrega das tarefas. E entender se a infraestrutura de TI possui as características ideais para atender às necessidades de negócios das empresas agora e no futuro.
Para avaliar se a casa é sólida, o assessment identifica riscos como:
- Downtimes causados por falhas de infraestrutura, de gestão ou de equipamentos.
- Falta de redundâncias e perigo de interrupção no fornecimento de energia elétrica.
- Ameaças ambientais ligadas ao local onde o Data Center foi ou será instalado.
- Perigo de incêndios e inundações por falta de sistemas adequados de combate a incêndio, de monitoramento da infraestrutura ou mesmo de falhas arquitetônicas do Data Center.
- Riscos de backup e plano de contingência para proteção das informações em caso de desastres.
- Falhas humanas e de gestão das operações, que estão ligadas a 2 em cada 3 downtimes.
Encontrando os pontos fracos e fortes, você pode preparar sua infraestrutura de missão crítica equipando seu Data Center com o que ele precisa para entregar alta disponibilidade, resiliência, escalabilidade, eficiência e capacidade de processamento.
Sem isso, como a sua empresa garantirá que seus dados estarão seguros e disponíveis 24 horas por dia? E que a tecnologia, presente em tudo, não irá falhar?
Significa que melhor caminho para o casamento TI-negócios dar certo é realizar uma avaliação profunda da infraestrutura de TI, seguida da correção dos problemas.
Você pode corrigi-los de duas maneiras: reformando a casa com um retrofit do Data Center ou construindo uma casa nova (veja os 11 passos para a construção de Data Centers com segurança).
Nós acompanhamos os nossos clientes em cada um desses processos, que estão cada vez mais inseridos em diferentes modelos de corporações Brasil afora. E sabemos muito bem como isso impacta as empresas.
Por isso, conte com a Zeittec para fazer a avaliação de riscos do seu Data Center e deixá-lo pronto para a digitalização de tudo. Sucesso em sua jornada na economia 4.0!
Comentários