Derivados da construção civil, os termos “Data Center Greenfield” e “Data Center Brownfield” são empregados para designar duas abordagens diferentes de implantação, expansão ou atualização de instalações de Data Centers corporativos.
Um Data Center Greenfield envolve a construção de uma instalação nova, do zero, em um local onde não havia um Data Center anteriormente.
Geralmente, isso significa realizar obras em uma área vazia de terra ou um espaço físico não utilizado e construir a infraestrutura de Data Center desde o início.
Por outro lado, implantar um Data Center Brownfield significa construir uma infraestrutura de TI nova em uma edificação antiga, ou mesmo otimizar uma instalação já existente para atender novas demandas ou implementar melhorias tecnológicas – o chamado retrofit de Data Center.
Cada abordagem tem prós e contras, e a escolha entre elas dependerá das circunstâncias e dos objetivos específicos da sua empresa. Como chegar à melhor opção? É o que você verá a seguir!
Clique para abrir e fechar o índice
Vantagens e desvantagens de um Data Center Greenfield
Se a sua corporação optar por construir um Data Center a partir do zero, terá vantagens como a maior flexibilidade, incluindo o crescimento escalonado em várias fases para diluir os custos de implantação e operação ao longo do tempo.
Certamente, um dos pontos mais fortes de um Data Center Greenfield é que ele pode ser dimensionado para atender ao crescimento futuro da empresa, sem as limitações de espaço e capacidade legados de infraestruturas já existentes.
A partir de um bom planejamento, o Data Center poderá ser construído de modo personalizado, de acordo as especificações de proteção da infraestrutura e dos sistemas de energia, refrigeração e segurança.
Os espaços serão projetados exatamente para acomodar os equipamentos e servidores.
Você também poderá empregar tecnologias e materiais mais econômicos e eficientes do ponto de vista energético e ambiental.
Isto tudo certamente contribuirá para que os custos operacionais do seu Data Center corporativo sejam mais baixos, graças a uma utilização mais eficiente do espaço com menor valor por metro quadrado.
Por outro lado, como os locais novos envolvem a construção de uma edificação a partir do zero, os custos iniciais tendem a ser mais elevados.
E a obra pode levar mais tempo, devido aos processos de aprovações legais, planejamento, construção e comissionamento. Isso significa que também há riscos maiores em termos de prazos.
Olhando por esse ângulo, é fácil pensar: por que construir o Data Center em um edifício novo em vez de reutilizar um espaço já existente na corporação?É o que discutiremos a seguir!
Data Center Brownfield: prós e contras
Teoricamente, aproveitar os recursos já disponíveis em uma instalação pré-existente é mais econômico do que construir do zero.
No entanto, as implantações brownfield podem ter algumas complicações.
O edifício ideal para se construir um Data Center necessita de um conjunto de requisitos em termos de distribuição e design do espaço.
Entre eles, salas grandes interligadas por corredores para os diversos setores do Data Center, ausência de pilares e vigas que interfiram na disposição dos racks de servidores e pé-direito alto para permitir a instalação de piso elevado e forro rebaixado.
As lajes e elementos estruturais devem ser resistentes a equipamentos pesados.
Além disso, a edificação deve oferecer espaço externo para geradores, transformadores e componentes do ar-condicionado de precisão.
O local também deve estar afastado de riscos de alagamentos, incêndios, interferências eletromagnéticas e contaminantes. E precisa possuir um perímetro ao redor para garantir que o local possa ser protegido com barreiras físicas de acesso e segurança.
Levando tudo isso em consideração, você terá que realizar uma avaliação completa do local para determinar a viabilidade da implantação beownfield, incluindo avaliações estruturais, elétricas, mecânicas e ambientais.
Veja só alguns dos fatores que contam na escolha do ambiente certo para implantar um Data Center!
Crescimento planejado
O ideal é que o ambiente onde você pretende construir seu Data Center, brownfield ou greenfield, também tenha espaço para expansão, já que as cargas de TI sempre tendem a aumentar.
Esses factores podem excluir os edifícios comerciais existentes ou exigir que eles sejam reformados, com atenção especial ao reforço de lajes.
Significa que, mesmo que o local possa ser reaproveitado, o site brownfield pode necessitar de obras com mudanças complexas para torná-lo adequado à instalação de um Data Center.
Será necessário avaliar quais medidas você poderá tomar para melhorar uma construção antiga. E contar com a parceria de engenheiros de Data Center especializados para isso. Reformas
Todas essas dicas valem tanto para um Data Center novo, a ser construído em um espaço já existente dentro da sua corporação, quanto para um retrofit focado em atualizar o Data Center em uso.
Com o retrofit, as tecnologias de rede, TI, refrigeração, energia, segurança e monitoramento podem ser atualizados, elevando a eficiência, a confiabilidade e a capacidade de processamento do Data Center.
A reforma pode ser feita “a quente”, com planejamento para que o desligamento de serviços não seja um problema para a corporação.
Aqui na Zeittec, essa tem sido a opção de muitos clientes públicos e privados. Entre eles o Grupo Bühler, em Curitiba, o TJ de Rondônia e o Grupo Águia Branca, no Espírito Santo.
Veja como a reforma em um Data Center Brownfiled pode ser feita em sua empresa sem prejudicar a operação de TI!
Em alguns casos, no entanto, pode ser mais vantajoso construir um Data Center totalmente novo do que reformar o que está em uso.
Especialmente se houver limitações físicas, de rede e de energia que impeçam a modernização. Ou em casos em que o Data Center não tenha espaço suficiente para o acréscimo de servidores e a ampliação do processamento.
Resumindo, implantar um Data Center, brownfield ou greenfield, não deixa de ser um quebra-cabeças. Mas a solução, por incrível que pareça, é simples: contar com especialistas para fazer um bom projeto. Veja como a seguir.
Brownfield ou Greenfield: como decidir?
Bem, já sabemos as características e as considerações mais importantes relacionadas a Data Centers Greenfield x Brownfield.
O próximo passo é levar em conta o cenário da sua empresa e suas necessidades particulares.
Suponhamos que você lide com dados extremamente sensíveis e sigilosos. Por isso, quer implantar um Data Center novo construído em sistema de Sala-Cofre.
Trata-se de um ambiente certificado para entregar a mais alta proteção do mercado contra incêndios e a queda de escombros, podendo receber ainda medidas contra alagamentos, invasões e tiros de arma de fogo.
Afinal, sua intenção é proteger os dados da corporação a todo custo.
Porém, você tem um problema: instalar uma sala-cofre exige requisitos específicos de construção civil, e não há um espaço possível para isso dentro das instalações atuais da empresa.
Além disso, após avaliar os riscos da TI para os negócios, os stakeholders decidiram que o melhor para a organização é uma infraestrutura Tier 3 ou Tier 4. Ou seja, com redundâncias de fontes de energia e climatização para evitar o risco de interrupções não programadas na operação.
Para ter garantia de alta disponibilidade, mesmo em caso de apagões da concessionária local, uma subestação de energia será instalada para abastecer o Data Center, que terá ainda no-breaks e geradores próprios.
Nesse caso, não haverá outra escolha senão uma construção Greenfield. Você terá que erguer uma edificação nova no pátio da empresa, com a disposição física e as características de paredes, portas, piso e teto certas para o projeto.
Foi exatamente isso que fizemos para o Ministério Público do Mato Grosso do Sul, onde implantamos uma Sala-Cofre com redundâncias Tier 3 no pátio do MP-MS. Conheça o projeto no link abaixo!
Ministério Público do Mato Grosso do Sul eleva segurança com SALA-COFRE CONSTRUÍDA PELA ZEITTEC
Pode ser, no entanto, que você seja limitado pelo fator custo. Ou que não precise de tantos requisitos de proteção quanto o MP-MS.
Nesses casos, reformar o Data Center antigo ou aproveitar recursos já existentes em um ambiente já construído provavelmente seja um caminho mais viável para a sua corporação.
Portanto, cada caso é um caso. A escolha entre uma abordagem Greenfield ou Brownfield depende das metas, orçamento, prazos e requisitos da empresa.
A melhor dica é realizar o Data Center Assessment, uma análise criteriosa de riscos. E, só depois disso, planejar tudo prevendo as necessidades atuais e futuras da corporação.
Para ajudar nisso, leia nosso material abaixo sobre como planejar um Data Center corporativo. Depois, chame aqui a equipe da Zeittec! Conte com os nossos 23 anos de expertise e boa obra!
Comentários