Como alinhar a decisão de implantar um Data Center à estratégia de longo prazo da corporação?

Construir um Data Center on-premises é uma decisão estratégica que deve ser cuidadosamente alinhada ao planejamento para o futuro. Especialmente em relação à infraestrutura de TI da corporação.

Nessa decisão, é preciso considerar tanto os requisitos necessários para atender aos objetivos de negócios como avaliar as tendências tecnológicas emergentes que poderão ter impacto sobre a estratégia de TI no longo prazo.

Como realizar essa avaliação e garantir que sua equipe vá na direção certa, escolhendo o tipo de Data Center ideal com o investimento mais assertivo para o seu negócio?

É o que você saberá após o índice em um passo a passo que preparamos sobre o tema. Boa leitura!

 

Comece avaliando suas necessidades de TI

 

Faça um planejamento alinhado à estratégia de longo prazo da corporação começando com o levantamento minucioso dos requisitos de computação, processamento e transmissão de dados necessários para atender às demandas específicas dos negócios da empresa.

Para isso, leve em conta o desempenho, a segurança, a conformidade e a escalabilidade que o seu Data Center deverá prover.

A melhor maneira de não errar no levantamento desses requisitos é considerar as demandas de cargas, aplicações e serviços que serão executados no Data Center.

Pense na possibilidade de contar com a ajuda de especialistas em análise de risco para determinar o que o ambiente de TI precisará ter para suprir as demandas da corporação com tranquilidade e na medida certa.

Isso significa equilibrar o investimento para evitar excessos que elevam os custos de operação e construção e, de outro lado, a falta de recursos e equipamentos para atender ao crescimento futuro das cardas de TI.

Saiba o que a análise de riscos para a implantação de  Data Centers precisa ponderar e como ela é feita aqui na Zeittec. É só clicar no link abaixo!

 

Como a AVALIAÇÃO DE RISCOS DE DATA CENTERS é feita e por que ela é tão importante?

 

Requisitos de segurança

 

Priorize os requisitos de segurança e conformidade da corporação, para que o Data Center atenda às políticas internas de proteção de dados e às regulamentações do seu setor.

O levantamento desses requisitos será essencial para definir o tipo de sistema construtivo e a arquitetura do seu Data Center on-premises.

Quanto maior for a necessidade de preservar dados, mais requisitos de segurança seu projeto precisará ter em termos de proteção contra incêndios e desastres ambientais, invasões e roubo de dados, monitoramento ambiental e redes lógicas.

Veja no vídeo abaixo os tipos principais de sistemas construtivos de Data Centers que você poderá adotar com base nos requisitos de segurança da sua empresa. Um deles possivelmente será ideal para você!

 

 

Modularidade e escalabilidade

 

Um dos pontos mais importantes para que o seu projeto seja bem-dosado em termos de infraestrutura agora e no futuro é prever uma margam de flexibilidade para escalar os recursos do Data Center frente ao crescimento das demandas da corporação.

Para isso, será preciso projetar os vários subsistemas do Data Center com “folga” de infraestrutura para possibilitar o acréscimo de equipamentos e cargas dentro de alguns anos.

Nesse sentido, uma boa aposta é na tecnologia modular. Data Centers modulares são projetados para escalar mediante o acréscimo de módulos de energia, processamento e refrigeração.

A infraestrutura básica é pré-fabricada e já sai da indústria com “sobra” para o futuro. A operação, porém, pode começar com um módulo apenas, prevendo-se a adição de mais módulos de acordo com a curva de crescimento planejada para a TI de longo prazo da empresa.

Veja abaixo o exemplo do Sebrae, que apostou na tecnologia modular em seu Data Center, instalado pela Zeittec em Curitiba!

 

 

Integre sua estratégia à transformação digital

 

Qual é o nível de automação e recursos digitais planejados para o futuro da sua empresa?

Atualmente, a implantação de um Data Center on-premises está muito integrada às estratégias digitais das corporações.

Em geral, essas estratégias englobam a capacidade de latência, velocidade de transmissão de dados oferecida por cabeamento estruturado das redes de internet, além da eficiência dos equipamentos e recursos de processamento.

Ao planejar a implantação do seu Data Center, considerar esses requisitos será fundamental para definir a melhor estratégia.

Pode ser, por exemplo, que sua empresa seja uma indústria que pretende automatizar a produção tendo como centro de tudo o Data Center. Nesse caso, seriam necessários recursos comuns à indústria 4.0, que você pode conferir neste link aqui!

Ou, pode ser que sua corporação esteja planejando lançar novos serviços digitais ou implantar ferramentas que dependem de baixa latência da internet para possibilitar transmissão instantânea.

Nesse caso, talvez você não precise de um Data Center monolítico, mas de uma estratégia “edge” com sites menores na borda.

Veja como isso pode ser feito e entenda por que o planejamento de TI de longo prazo deve estar muito alinhado ao projeto de implantação do seu Data Center corporativo on-premises. É só clicar na imagem abaixo!

 

DATA CENTER EDGE: por que ele é tendência em ambientes corporativos?

 

Portanto, considere, em seu planejamento, a capacidade de adotar tecnologias emergentes e inovações. Mesmo que isso não pareça emergencial no momento.

 

Custos

 

Realize uma análise de custo detalhada para implantação e manutenção do seu Data Center on-premises. Para isso, não considere apenas os custos iniciais de construção, mas também os custos operacionais e de manutenção a longo prazo.

Ao Identificar os riscos financeiros associados à implantação do Data Center, sua equipe poderá tranquilamente desenvolver estratégias de mitigação para lidar com eles.

Assim, seu projeto poderá ser planejado para uma execução modular, de acordo com a previsão financeira da empresa. E a implantação do Data Center será, certamente, concluída de modo seguro, trazendo resultados eficientes e o retorno esperado do investimento.

 

Agora sim, faça o projeto e implemente seu Data Center!

 

O último passo do planejamento é desenvolver um projeto de Data Center detalhado junto à empresa de engenharia contratada para construir o site.

Não deixe de ler nosso Guia de Planejamento de Data Centers. Ele poderá ajudar sua equipe a coordenar toda a implantação da melhor forma, do projeto à construção!

 

COMO PLANEJAR SEU DATA CENTER – Parte 1

 

Estabeleça prazos, KPIs e métricas de desempenho para avaliar o sucesso da implementação.

E prepare sua equipe interna para gerenciar e manter a operação. Se necessário, realize treinamentos adicionais.

→ Veja aqui algumas dicas sobre o treinamento de equipes para operar Data Centers!

Não esqueça de avaliar a melhor opção entre manter uma equipe própria ou terceirizar a manutenção preventiva da infraestrutura, pois ela deve começar assim que o site entrar em operação. Leia mais sobre isso neste post aqui!

Ao seguir essas etapas, você estará bem equipado para alinhar a decisão de implantar um Data Center on-premises à estratégia de TI de longo prazo da corporação.

E terá uma implantação tranquila e preparada para o que vier! Conte com a Zeittec para ajudar no projeto, na construção e na manutenção do seu Data Center!

Comentários