O novo complexo de Data Centers do Tribunal de Contas do Paraná será construído este ano pela Zeittec na sede do TCE-PR, em Curitiba.
O complexo terá como site principal uma Sala Segura, ambiente que entrega elevada proteção contra incêndios. Para isso, a “safe room” será instalada com painéis certificados pela norma ABNT 10.636 para resistir a 120 minutos de chamas.
Para proteger ainda mais as operações do TCE, o Data Center será setorizado. Além do Data Hall – área destinada ao processamento de dados –, o complexo possuirá setores distintos para operadoras e telecomunicações, além de sala elétrica e DTI, reservada à equipe de TI do Tribunal.
A estratégia de segmentação organizará a operação do Data Center, tornando-a mais segura ao evitar a circulação de pessoas em locais não autorizados.
A proteção do ambiente será complementada por um sistema de detecção e combate a incêndios de última geração com extintor a gás NOVEC 1230, que não polui e não prejudica os equipamentos.
Clique para abrir e fechar o índice
Confiabilidade
A resiliência do TCE-PR contra falhas e indisponibilidades será garantida pela aplicação de redundâncias elétricas em conceito Tier III, com elementos de Tier IV.
As redundâncias são repetições de componentes essenciais, como geradores, no-breaks ou ar-condicionado de precisão, para que um assuma o trabalho caso outro falhe, evitado paralisações não programadas.
Além disso, todos os ativos do Tribunal serão monitorados 24 horas por dia em um NOC (Network Operations Center) – sala que recebe os dados de sensores presentes no Data Center para identificar qualquer anormalidade na operação. Assim, problemas poderão ser corrigidos antes de gerar falhas, elevando o uptime.
Backup Modular
Como lida com informações estratégicas da gestão pública, que impactam a vida de 11,4 milhões de paranaenses, o TCE-PR optou por uma estratégia de máxima segurança na preservação de dados.
Por isso, o site principal será conectado a um Data Center Modular, a ser instalado no prédio anexo ao Tribunal para atuar como backup.
Com tecnologia FM500 da Huawey, o backup será preparado pela Zeittec para assumir as operações do TCE-PR no caso de uma falha ou desastre paralisar o Data Center principal.
“A solução será composta de racks autônomos, mas que já virão da fábrica com toda a parte de energia, refrigeração, monitoramento e sistema de incêndio integrados” – explica o engenheiro Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec.
Veja neste vídeo as características e vantagens de um Data Center Modular!
Obra turnkey
A Zeittec realizará a implantação de toda a infraestrutura do TCE-PR em sistema turnkey, executando desde as obras civis necessárias para preparar o ambiente até a instalação de facilities e o moving dos ativos de TI – a transferência dos equipamentos legados para o novo complexo.
A previsão é que as obras do novo complexo do Tribunal de Contas do Paraná durem em torno de 150 dias corridos.
A Zeittec também será responsável pela manutenção preventiva dos sites, com foco em elevar a segurança contra downtimes conservando os equipamentos e mantendo a infraestrutura em 100% de sua eficiência. Saiba mais neste vídeo!
Continue acompanhando mais este case de sucesso no blog da Zeittec – 20 anos construindo os melhores Data Centers do Brasil!
Comentários