Como DATA CENTERS TURNKEY são construídos, do planejamento à chave na mão!

 

O termo Turn Key poderia ser traduzido como “virar a chave” ou entregar a “chave em mãos”. Significa que, na construção de um Data Center Turn Key, uma empresa de engenharia especializada executa todas as etapas do projeto, do planejamento inicial aos testes finais de funcionamento da infraestrutura, “entregando as chaves” da obra ao cliente quanto tudo está pronto.

Portanto, essa modalidade de contrato engloba etapas como:

  • O planejamento completo do Data Center junto aos gestores da corporação.
  • A análise de riscos, que avalia o nível de criticidade das operações de TI frente à infraestrutura já existente ou a ser construída.
  • A escolha do local certo para construir do Data Center.
  • Definição do tipo de Data Center e do sistema construtivo mais indicado para cada perfil corporativo.
  • Projeto do Data Center Turn Key.
  • Execução das obras de construção da infraestrutura.
  • Testes finais de validação e comissionamento da infraestrutura.

Significa que, quando as chaves são entregues ao cliente, o Data Center já está em operação. E isso só ocorre após a ligação dos equipamentos e a realização de testes de qualidade, como veremos a seguir.

 

As etapas da construção de um Data Center Turnkey

 

Num contrato de construção de Data Center em regime turn-key, a empresa contratada para executar o serviço coordena e se responsabiliza por todas as fases do empreendimento.

Na Zeittec, por exemplo, são realizadas várias reuniões com o cliente, incluindo a participação de profissionais especializados, com arquitetos e engenheiros. Esses encontros são necessários para alinhar as expectativas entre cliente e empresa contratada.

“Nessa etapa inicial, de pré-projeto, precisamos entender as necessidades do cliente. E definir o orçamento e o prazo que teremos para a entrega do Data Center” – explica o diretor-técnico da Zeittec, Fabrício Costa.

Após essas definições entramos, então, na primeira etapa prática do Data Center Turnkey: a de estudos preliminares.

 

Etapa 1 – Estudos prévios do Data Center Turn Key

 

Junto ao cliente, aqui é definido o tipo de infraestrutura ideal para o Data Center. Em outras palavras, são levantadas e respondidas perguntas para a elaboração do conceito construtivo. Entre elas:

Com base nesse escopo inicial, são definidos o melhor tipo de Data Center para o caso, bem como o sistema construtivo que será utilizado. Ou seja, se será, por exemplo, um Data Center de alvenaria, um Data Center em contêiner, uma sala-cofre ou uma sala segura certificada.

Saiba mais sobre os sistemas construtivos de Data Center neste vídeo!

 

 

Após a definição de qual será a estrutura básica do Data Center e de seus subsistemas (como climatização, fornecimento de energia elétrica, etc.), croquis são apresentados ao cliente para melhor entendimento.

E só quando o estudo preliminar é aprovado, começa efetivamente a realização do Data Center. Entramos na etapa dois do regime turnkey: a elaboração do projeto.

 

Etapa 2 –  Elaboração do projeto do Data Center

 

A elaboração do projeto técnico do Data Center engloba o anteprojeto e o projeto executivo. O anteprojeto é aprovado, ajustado e, com base nele, é realizada a versão executiva, que norteará a logística de construção da obra.

No projeto arquitetônico são definidos itens como o layout dos equipamentos, a modulação de piso elevado e as especificações de forro e parede em sintonia com o sistema construtivo definido para o Data Center.

Toda a parte civil é projetada com a elaboração de uma série de plantas.

“Na disciplina de civil, temos o projeto arquitetônico, o projeto estrutural, tem a especificação de laje, tem demolições, enfim, uma gama de projetos” – conta Costa.

→ Leia tudo sobre esse tema em nosso post completo sobre como realizar um projeto de Data Center com economia e eficiência!

Uma parte importante do projeto é o dimensionamento de todos os subsistemas do Data Center Turnkey. 

Conheça mais sobre os principais deles nesta lista de links:

 

Erros a evitar no projeto do Data Center Turn Key

 

Atualmente, um projeto de Data Center Turn Key não pode deixar de lado  a realização de estudos de eficiência energética – PUE para reduzir o consumo de eletricidade. Bem como o planejamento de arquiteturas de rede com alta velocidade e bons sistemas de segurança.

Um projeto bem-feito também precisa evitar o sub ou superdimensionamentos de sistemas, o uso de equipamentos impróprios para ambientes de missão crítica e a falta ou excesso de redundâncias contra paralisações não programadas.

Desconsiderar esses fatores gera erros de projeto. Tenha a certeza de contar com uma empresa de engenharia com expertise para projetar seu Data Center Turnk Key sem falhas!

Por isso, fizemos um guia com os 10 erros que você precisa evitar na construção do seu Data Center. E só clicar!

 

 

Etapa 3 – Construção do Data Center Turnkey

 

Finalmente, entramos na fase de construção do Data Center Turn Key. A obra envolve ações de engenharia civil, elétrica, mecânica e toda a preparação necessária para a montagem do Centro de Dados.

Uma das frentes de trabalho será adaptar o ambiente para atender os requisitos normativos de segurança e funcionamento de Data Centers, como a utilização de paredes e portas antichamas, piso elevado e forro rebaixado.

Além disso, essa fase engloba operações para a implantação de alguns equipamentos e itens de infraestrutura. Entre eles:

      • Subestação de energia elétrica
      • Cabine primária
      • Geradores /ou usinas de geração própria
      • Sistemas UPS (nobreaks)
      • Painéis de distribuição
      • Refrigeração de precisão, chillers e outros componentes da climatização
      • Sistema de controle de acesso CFTV, automação e monitoramento remoto
      • Detecção e combate a incêndio
      • Sistema de transporte, armazenamento de dados e telecomunicações que envolvem cabeamento estruturado, fibras óticas e equipamentos gerais do Data Center.

Num Data Center em regime Turnkey, a instalação de todos os subsistemas e equipamentos  é seguida pelo Moving de ativos, que é a transferência dos equipamentos do Data Center antigo para o novo.

→ Para saber mais, leia nosso post completo sobre os 11 passos para a construção de Data Centers. E não perca este vídeo que resume todos eles!

 

 

Tudo pronto, começa então a fase de testes. Confira!

 

Etapa 4 – Comissionamento

 

Resumidamente, o comissionamento significa testar o funcionamento de todos os subsistemas do Data Center, garantindo a qualidade da obra.

É uma fase importante para evitar problemas à frente, pois nela são feitos ajustes finais, e os equipamentos comprados de fábrica, como geradores, no-breaks e condicionadores de precisão, são colocados à prova.

Só depois de tudo ligado e testado é que as chaves do Data Center Turnkey podem ser entregues ao cliente. Ou quase…porque ainda falta um detalhe: o projeto “as built”.

Veja aqui nosso post completo sobre comissionamento de Data Centers.

 

Etapa 5 – As built

 

Consiste no projeto final que documenta todos os aspectos do Data Center (elétrico, arquitetônico, climatização, etc.). Um dos motivos para a realização do as built é que o projeto técnico executivo pode sofrer pequenas alterações ao longo do processo de implantação do Data Center.

O as built registra como o Data Center ficou exatamente após a conclusão da obra. Esse projeto é fundamental e servirá de base para futuras intervenções, manutenções do Data Center ou ampliações e reformas/retrofits.

 

Etapa 6 –  Treinamentos operacionais

 

Devido à alta tecnologia embarcada nos Data Center modernos, a realização de treinamentos pode ser necessária para a eficiente operacionalização dos subsistemas do Data Center.

As equipes técnicas precisam ser preparadas, recebendo o conhecimento dos equipamentos instalados no Data Center e dos processos que serão adotados na rotina de operação.

A falta de protocolos e do treinamento adequado da equipe pode levar a falhas humanas, que são a principal causa de Downtimes em Data Center.

→ Leia mais sobre a importância do treinamento operacional para equipes de TI em ambientes de missão crítica.

E aproveite para ver como gerenciar  suas equipes para a operação eficiente do seu Data Center!

 

Etapa 7 – Certificação do Data Center Turnkey

 

Essa etapa ocorre quando o cliente deseja ter um Data Center com certificações, como a Tier ( Facility ou Design) do Uptime Institute, por exemplo. Ou precisa de uma sala-cofre ou sala segura certificada com alta proteção contra incêndios, por exemplo.

A empresa contratada para implantar o Data Center Turnkey conduz o processo, do projeto às avaliações.

Em todas essas fases que vimos, é fundamental contar com uma empresa de engenharia com expertise comprovada em projetos desse tipo. Ela precisa atuar junto com o cliente em todas as etapas, mantendo comunicação constante sobre todas as ações e possíveis dificuldades na implantação do Data Center. Para isso, você pode contar com a Zeittec!

 

A Zeittec no mercado de Data Centers Turn key

 

A Zeittec se consolidou no mercado brasileiro com a entrega de grandes Data Centers em regime turnkey, atuando em todas as regiões do Brasil.

Empresas robustas, privadas e públicas, investiram nessa modalidade de contrato conosco nos últimos anos. Entre os Data Centers Turn Key mais recentes que construímos estão:

Em função da experiência adquirida na execução de Data Centers “chave na mão”, a Zeittec foi entrevistada como destaque pela Datacenter Dynamics – empresa global de soluções em Tecnologia da Informação atuante em 42 países.

Clique na imagem abaixo para ler a entrevista concedida à Datacenter Dynamics pelo diretor-comercial da Zeittec, Claudenir de Oliveira.

Data Center Turnkey

→ Agora que você conhece mais a fundo a construção de Data Centers Turnkey, aproveite para conhecer melhor a Zeittec!

→ E quanto estiver pronto para iniciar seu projeto, fale conosco neste link ou passe aqui para tomar um café e nos contar suas ideias! Abraço e nos vemos em breve!

Comentários