DATA CENTER TRADICIONAL EM ALVENARIA: como obter o melhor desse sistema construtivo

Um Data Center tradicional em alvenaria é construído com tijolos, blocos de concreto ou outros componentes empregados na construção civil para formar as paredes externas e internas da estrutura.

No entanto, nem de longe é uma obra comum!

Pelo contrário, como esses Data Centers são projetados para abrigar os servidores e as informações críticas das corporações, precisam entregar alta segurança.

Para que isso seja possível, são implantados com técnicas construtivas seguindo uma série de requisitos normativos, utilizando abordagens específicas e materiais apropriados para esses ambientes.

As paredes precisam ser altamente resistentes a impactos físicos e desastres naturais.

Ou seja: não é qualquer concreto, nem qualquer tijolo!

Para construir um Data Center com essa técnica construtiva, são utilizados materiais impermeáveis e não inflamáveis, capazes de entregar proteção contra chamas, poeira, infiltrações e umidade.

Veja agora como planejar esses requisitos e saiba definir se esse é o tipo de Data Center mais indicado para você. Confira os tópicos no índice do post e boa leitura!

 

Como é um Data Center tradicional em alvenaria?

 

Um Data Center com infraestrutura em alvenaria pode ser instalado em um ambiente indoor – como uma sala ou andar da empresa, ou em uma edificação outdoor. Para isso, podem ser utilizados espaços corporativos já existentes ou um edifício construído especialmente para abrigar os equipamentos de TI.

Geralmente, são realizadas obras civis para adaptar uma edificação já existente aos diversos requisitos arquitetônicos necessários à implantação dos recursos de energia, climatização e telecomunicações envolvidos na operação de TI.

Essa abordagem construtiva é utilizada em muitas instalações de Data Centers, especialmente em edifícios permanentes ou de grande porte.

Nesse tipo de Data Center, os servidores, sistemas de armazenamento de dados e outros equipamentos de tecnologia da informação são abrigados em racks dentro de salas ou espaços dedicados, que são construídos dentro da estrutura de alvenaria.

A infraestrutura de resfriamento, energia, segurança e conectividade também é integrada à estrutura do edifício.

Para tanto, a arquitetura do Data Center tradicional de alvenaria segue normas que estabelecem diversos requisitos de segurança em relação à disposição do ambiente e aos materiais que devem ser utilizados na construção. Confira os principais!

 

Materiais utilizados em um Data Center tradicional de alvenaria

 

Apesar de os Data Centers tradicionais de alvenaria serem construídos com tijolos ou blocos de concreto, esses materiais recebem proteções adicionais para garantir a resistência física da instalação e a sua segurança contra chamas e penetração de líquidos.

Veja as principais medidas utilizadas para garantir que os Data Centers sejam adequadamente protegidos, proporcionando um ambiente seguro e estável para os equipamentos de TI e os dados sensíveis armazenados dentro da instalação!

 

Materiais com alta resistência mecânica

 

Para construir um Data Center tradicional em alvenaria eficiente e seguro, são utilizados materiais de alta resistência e qualidade, capazes de garantir durabilidade e integridade estrutural.

Isso inclui o uso de concreto de alta resistência para as fundações e estruturas de suporte, bem como tijolos ou blocos de concreto de alta densidade para as paredes, além de lajes reforçadas.

 

Paredes impermeáveis

 

Esse tipo de construção demanda ainda a utilização de materiais impermeáveis para elevar a proteção dos equipamentos e dados contra umidade ou a penetração de líquidos.

Para essa finalidade, são empregados selantes e impermeabilizantes em juntas, fendas e outras áreas vulneráveis ​​para criar uma vedação hermética contra a entrada de umidade e gases.

Além disso, barreiras de vapor são instaladas, geralmente do lado de dentro das paredes e teto, para impedir a penetração de vapor de água. Isso previne a condensação dentro da estrutura e reduz o risco de danos causados pela umidade.

 

Produtos não inflamáveis

 

As normas recomendam que a infraestrutura física do Data Center tradicional de alvenaria seja capaz de suportar ao menos uma hora de incêndio a 1260ºC.

Por isso, os componentes da alvenaria do Data Center não podem ser inflamáveis.

O interior das paredes e teto recebe isolamento térmico, sendo forrado com materiais resistentes ao fogo, como lã de rocha ou espuma de poliuretano com retardadores de chamas que ajudam a limitar a propagação do fogo e proteger a estrutura do Data Center.

Além disso, materiais de revestimento formulados para resistir a altas temperaturas são aplicados nas superfícies das paredes e tetos para ajudar a retardar a propagação de fogo caso de incêndio.

 

Pinturas especiais

 

Após as paredes estarem prontas e revestidas, são aplicadas pinturas especiais à prova de fogo. Essas tintas são formuladas com materiais intumescentes para suportar altas temperaturas e resistentes à umidade para oferecer uma camada adicional de proteção.

Além de repelir chamas e umidade, todos os materiais e insumos empregados na construção não devem emitir partículas capazes de prejudicar os equipamentos do Data Center.

 

Acompanhamento da obra de um Data Center tradicional em alvenaria

 

Durante o processo de construção de Data Centers tradicionais em alvenaria, são realizadas inspeções para verificar a integridade estrutural dos materiais e elementos construtivos.

Isso inclui testes de resistência do concreto, inspeções de soldagem, análises de qualidade dos materiais e verificações de conformidade com os padrões de construção.

Essas medidas garantem que os Data Centers tradicionais de alvenaria construídos pela Zeittec tenham uma alta resistência mecânica, proporcionando um ambiente seguro e confiável para abrigar os equipamentos de TI e as operações críticas das corporações.

 

Requisitos arquitetônicos de um Data Center tradicional em alvenaria

 

Além de ser construído com materiais que entregam alta resistência mecânica e isolamento, o Data Center em alvenaria precisa ser implantado em uma edificação que possua alguns requisitos arquitetônicos essenciais para abrigar um Data Center. São eles:

 

  • Pé-direito alto: essencial para permitir a circulação de ar em estratégias de climatização do Data Center, bem como possibilitar altura suficiente para que o ambiente tenha um forro falso e um piso elevado.
  • Forro rebaixado: na maioria dos Data Centers, o espaço acima do forro falso é utilizado para a instalação de iluminação e cabeamentos, além de ser acessório à climatização, permitindo ainda a colocação de câmeras de segurança e sensores de refrigeração e combate a incêndio.
  • Piso elevado: “piso técnico” composto de placas instaladas até um metro acima do chão do restante da edificação.
  • Lajes reforçadas: para suportar equipamentos pesados.
  • Área externa: destinada a geradores e condensadoras de ar, geralmente uma laje cercada por grades de proteção.
  • Aberturas controladas: o ambiente que abriga o Data Center não pode conter janelas, e são utilizadas portas corta-fogo instaladas em locais estratégicos para garantir que um eventual incêndio seja impedido dentro da estrutura por um período de tempo, permitindo a evacuação segura e a intervenção necessária.

 

O design dessa infraestrutura deve englobar certos setores previstos por normas como a TIA 942 para abrigar os subsistemas que garantem a eficiência operacional de Data Centers. Veja quais são eles a seguir.

 

Setores que um Data Center tradicional deve conter

 

Falamos da infraestrutura de paredes que compõem a edificação: o invólucro do Data Center. Agora, veremos como o design do ambiente tradicional em alvenaria se relaciona com os equipamentos que são instalados em seu interior.

Todo Data Center seguro, construído de acordo com os preceitos de normas como a TIA 942, possui em seu interior diversos sistemas com facilities que trabalham em conjunto para entregar um ambiente de processamento extremamente seguro, confiável e eficiente.

Esses sistemas englobam as infraestruturas de telecomunicação e redes de internet, elétrica, de climatização, segurança contra incêndios, monitoramento e segurança. Os principais são:

 

 

Toda a infraestrutura e equipamentos componentes desses sistemas, como racks, unidades ar-condicionado de precisão, cabeamento de rede, dispositivos de segurança, entre outros, são instalados dentro do site em locais determinados para isso.

Para organizá-los de forma funcional, a TIA 942 recomendam que o Data Center seja setorizado, contendo um data hall – sala de racks de TI para processamento de dados –, uma sala ou ambiente de refrigeração para abrigar as unidades de ar-condicionado de precisão, uma sala elétrica onde ficam os UPS – unidades de no-breaks que alimentam a operação em caso de uma falha no fornecimento de energia –  além de um ambiente, geralmente externo, para acomodar o gerador e as condensadoras do sistema de climatização.

O Data Center tradicional em alvenaria pode conter ainda salas técnicas, NOC (Network Operations Center) – ambiente com câmeras ligado a sensores que monitoram o Data Center 24 horas por dia – e áreas de manobras operacionais para manutenção dos equipamentos.

Além de tornar a operação mais eficiente, a setorização de um Data Center tradicional em alvenaria eleva a segurança de dados, pois os ambientes são protegidos por barreiras de acesso, evitando a circulação de pessoas não autorizadas.

 

O que tudo isso nos mostra?

 

Basicamente, que o design e os requisitos construtivos da edificação adaptada para abrigar o Data Center tradicional em alvenaria dependerá da definição de todos esses componentes internos e vice-versa.

Nesse processo, é preciso avaliar o peso dos racks sobre as lajes, a altura do pé-direito, onde instalar geradores e sistemas de ar-condicionado e outros pontos fundamentais.

Por exemplo, se o Data Center for construído em uma edificação já existente, pode ser necessário elaborar um projeto de demolição. Este projeto prevê as alterações em paredes ou outras estruturas para adaptar o espaço aos diferentes setores do Data Center que acabamos de ver.

Toda a parte civil do site é projetada com a elaboração de uma série de plantas.

“Na disciplina de civil, temos o projeto arquitetônico, o projeto estrutural, a especificação de laje, demolições, enfim, uma gama de projetos” – conta o diretor técnico da Zeittec, Fabrício Costa.

Por isso, no projeto arquitetônico do Data Center tradicional, são definidos itens como o layout dos equipamentos, a modulação de piso elevado e as especificações de forro e parede em sintonia com o sistema construtivo definido para o Data Center.

Veremos agora os principais pontos que precisam de atenção especial na hora de projetar a implantação de um Data Center tradicional com sistema construtivo em alvenaria.

 

Pontos críticos da construção de um Data Center tradicional em alvenaria

 

Como vimos, um Data Center tradicional em alvenaria pode ser implantando em um edifício novo ou em um local já existente dentro da corporação adaptado para essa finalidade, inclusive dentro de prédios comerciais compartilhados com outras empresas.

Mas, para garantir o sucesso da implantação, é preciso considerar alguns pontos críticos. Veja os 6 principais!

 

1. Seleção do local para construir o Data Center

 

Parece simples, mas não. A escolha do local certo para implantar um Data Center envolve diversos detalhes que precisam ser considerados simultaneamente.

Se uma área dentro da corporação for utilizada, ela deve estar longe de cozinha, banheiros e pontos com risco de umidade, alagamento, incêndios, explosões e interferências eletromagnéticas.

O local deve permitir também:

  • Boa conexão elétrica e de internet.
  • Disposição geométrica adequada para implantar os diversos setores do Data Center, como sala de racks, UPS e refrigeradores.
  • Ter as características arquitetônicas básicas de pé-direito alto, corredores largos e sem pilares ou vigas que possam atrapalhar a disposição dos racks e demais equipamentos.

Há muitos outros requisitos que devem ser analisados, como você pode conferir em nosso post completo sobre esse importante tema que é o “site assessment”. Basta clicar na imagem abaixo!

 

Como ESCOLHER O LOCAL para a construção do meu Data Center?

 

2. Peso dos equipamentos

 

Outro ponto crítico na implantação de Data Centers tradicionais em alvenaria é avaliar se a infraestrutura arquitetônica da edificação suporta o peso dos equipamentos dos diferentes subsistemas.

As unidades de ar-condicionado de precisão (CRACs), UPSs, condensadoras do sistema de climatização e geradores são equipamentos robustos e pesados.

Da mesma forma, os racks que armazenam os processadores necessitam ser apoiados em um local com piso que suporte elevada pressão.

“Por exemplo, as salas de equipamentos devem ter piso elevado e laje de 14 cm que suporte uma carga de 732,36 kgf/m².  Em Data Centers de alta densidade, que possuem racks com grande concentração de equipamentos, a laje teve ser ainda mais resistente: 20 cm de espessura e capacidade de suportar 1.220,6036 kgf/m²” – explica Fabrício Costa.

Edificações construídas especialmente para abrigar centros de dados são projetadas com os requisitos ideais de carga para pisos e lajes.

Nesses casos, o projeto estrutural do Data Center é elaborado por engenheiros civis especializados que dimensionam adequadamente elementos como paredes, vigas, lajes e fundações para garantir que sejam capazes de suportar as cargas estáticas e dinâmicas esperadas, incluindo o peso dos equipamentos de TI.

Porém, quando o Data Center tradicional em alvenaria é implantado dentro da corporação, ou seja, em uma edificação já existente que precisa ser adaptada, muitas vezes é necessário realizar o reforço de lajes.

 

Como fazer isso em edifícios antigos?

 

Se a corporação está situada em um prédio comercial antigo, pode ser difícil realizar obras civis como o reforço de laje.

Para contornar esse gargalo, o projeto do Data Center pode incorporar tecnologias de alvenaria com paredes mais leves, compensando o peso dos racks.

Um bom exemplo para isso é o Data Center principal do IBGE. Ele foi construído pela Zeittec na sede do instituto, localizada no Rio de Janeiro em um edifício praticamente secular, com uma infraestrutura mais frágil.

A estratégia adotada para proteger a edificação foi a alvenaria em steel frame, solução que utiliza estruturas de aço galvanizado fechadas com placas cimentícias.

Esse tipo de construção a seco oferece alta resistência e durabilidade, mas é bem mais leve que um sistema de concreto convencional.

Além disso, é mais limpo que a forma usual de construção, dispensando o uso de água.

Por isso, é um sistema adequado para implantar Data Centers corporativos em edifícios já em uso, especialmente em empresas que não podem parar.

Além do peso dos equipamentos, outro ponto crítico contornado pela Zeittec no projeto do IBGE foi o pé-direito baixo da edificação, um dos itens críticos em Data Center tradicionais em alvenaria. Veja como solucioná-lo a seguir!

 

3. Pé-direito insuficiente

 

Uma das características arquitetônicas mais importantes que o ambiente de um Data Center tradicional em alvenaria deve possuir é um pé-direito alto.

Esse requisito é fundamental para possibilitar a instalação de forro falso rebaixado e de piso elevado. Ambos não úteis para os sistemas de infraestrutura seca e de climatização.

Basicamente, o piso elevado é composto de placas removíveis apoiadas sobre uma estrutura metálica de alta resistência instalada de 30 centímetros até um metro acima da laje de concreto da edificação.

O espaço entre a laje e as placas desse piso é utilizado para abrigar as eletrocalhas e perfilados que protegem os cabos de alimentação elétrica e o cabeamento estruturado das redes de internet.

Mas não é só. Ele é fundamental também para permitir o confinamento e a circulação de ar necessária em sistemas de climatização de precisão do tipo downflow, como mostra a imagem abaixo.

 

Data Center tradicional em alvenaria 1

 

Portanto, o pé-direito deve ser alto o suficiente para que o ambiente do Data Center siga os requisitos de segurança normativos da TIA 942 – como altura livre mínima de 2,60 metros na sala de servidores, por exemplo – e possa contar com infraestruturas como o piso elevado e forro falso.

O forro rebaixado também é utilizado em estratégias de climatização, permitindo ainda a instalação do sistema de iluminação e o sensoriamento do Data Center.

 

O que fazer se o pé-direito for baixo?

 

Quando não é possível contar com salas suficientemente altas, podem ser projetados sistemas de climatização que não necessitem de um pé-direito muito elevado, como a estratégia in row.

Nela, as unidades de ar-condicionado de precisão (CRACs) são instaladas entre as fileiras dos racks e captam o ar quente que sai dos servidores. Depois de ser filtrado e resfriado, esse ar frio é enviado diretamente para a parte frontal dos racks para refrigerar os equipamentos. Essa estratégia elimina a necessidade de um forro muito rebaixado, ou seja, de um pé-direito mais alto.

 

Data Center tradicional em alvenaria

 

Por isso, foi utilizada no Data Center do IBGE, que não possui altura suficiente para uma estratégia down-flow.

Veja mais detalhes sobre a construção do Data Center tradicional em alvenaria do IBGE clicando no link abaixo!

 

IBGE ganha DATA CENTER CORPORATIVO NO RIO DE JANEIRO para processar dados do Censo 2022

 

4. Instalação em edifícios comerciais compartilhados

 

É muito comum que a instalação de Data Centers tradicionais em alvenaria ocorra em corporações localizadas em edifícios. Muitas vezes, além de antigos, esses prédios são compartilhados com outras empresas.

Ainda assim, a implantação é perfeitamente possível, mas exige um cuidado especial em relação à segurança do Data Center.

É preciso ter em mente que, num prédio comercial, existe a circulação de pessoas em todos os andares e corredores.

“Esse ambiente que é compartilhado deve ter as mesmas características de segurança de um local destinado exclusivamente para um Data center” – diz Costa.

Consequentemente, o projeto deve contemplar a proteção do Data Center contra invasões, a fim de evitar o risco de danos ou roubo de informações. Isso pode ser feito incluindo os seguintes dispositivos de proteção:

 

  • Sistema de monitoramento remoto do ambiente.
  • Circuito de câmeras de vigilância CFTV.
  • Limitação de entrada apenas a pessoas autorizadas
  • Implantação de barreiras de acesso tradicionais, como identificação na entrada por RG ou crachá para controle de acesso.
  • Dispositivos digitais de identificação, como biometria de íris ou digital em redundância com crachás.

 

Além disso, o acesso ao Data Center deve ser permitido somente a funcionários e visitantes autorizados. E precisa ocorrer preferencialmente em horários pré-estabelecidos, mediante registro, acompanhamento e utilização de crachá para identificação.

Uma ótima estratégia é apostar em sistemas de gestão e monitoramento remoto, como o DCIM, que consolida todas as informações do Data Center em uma única tela.

Clique no link abaixo para ver o passo a passo de como implantar seu Data Center tradicional com sistema construtivo em alvenaria num edifício comercial!

 

MONTAGEM DE DATA CENTERS seguros em edifícios comerciais? Sim, é possível!

 

5. Local para geradores e condensadoras

 

Data Centers tradicionais em alvenaria geralmente contam com redundâncias, ou seja, repetições de equipamentos elétricos e de climatização, como refrigeradores e fontes de energia.

Essas redundâncias são necessárias para evitar paralisações nas operações em caso de falhas de equipamentos ou no fornecimento da concessionária local.

Para isso, além da fonte principal, geralmente os Data Centers seguros contam com um sistema de alimentação ininterrupta de energia por baterias tipo UPS, além de um ou mais geradores a gás ou diesel.

Em caso de um apagão ocorrer, o UPS entra imediatamente em ação até que o gerador seja acionado, garantindo a continuidade do processamento e o acesso ininterrupto aos dados da corporação.

O mesmo raciocínio é utilizado em relação aos aparelhos de ar-condicionado de precisão, que devem possuir unidades redundantes para manter o ambiente do Data Center nas condições ideais de temperatura e umidade caso os equipamentos principais estraguem ou necessitem ser desligados para manutenção.

Tanto os geradores de energia quanto as condensadoras do sistema de climatização são equipamentos pesados e robustos que necessitam estar sobre pisos reforçados.

Em edifícios comerciais compartilhados, geralmente são utilizadas para isso as garagens ou áreas de manobra. Já nas corporações com espaço externo próprio, uma laje costuma ser construída no pátio para abrigá-los.

 

6. Falta de espaço

 

Corporações que não possuem espaços internos para acomodar a infraestrutura de um Data Center tradicional em alvenaria podem optar por construir uma infraestrutura externa.

Os Data Centers outdoor podem ser implantados no pátio da indústria ou corporação.

Também podem ser montados fora da empresa. Por exemplo, em locais mais afastados dos centros urbanos, onde a oferta de energia e as condições climáticas sejam  favoráveis ao bom desempenho dos equipamentos.

Portanto, tudo depende de um bom projeto. Conte com a Zeittec para isso!

Nosso post sobre projetos de Data Center mostra como todos esses pontos críticos são planejados e o que precisa ser considerado para cada um dos sistemas e setores de um Data Center. Clique na imagem e confira!

 

PROJETO DE DATA CENTER: como realizá-lo com eficiência e economia?

 

Prós e contras de um Data Center tradicional em alvenaria

 

Este tipo de Data Center é projetado para ser uma estrutura permanente, construída com materiais duráveis e resistentes para abrigar os equipamentos de TI de forma segura e confiável ao longo dos anos.

Com as técnicas construtivas certas, a alvenaria oferece um bom isolamento térmico e acústico, ajudando a manter uma temperatura interna estável e a reduzir ruídos, fornecendo boa resistência ao fogo e umidade.

A construção de alvenaria permite boa flexibilidade ao design do Data Center, que pode ser adaptado às necessidades específicas e às exigências operacionais do cliente. Porém, essa flexibilidade é condicionada às características do ambiente quando o Data Center é instalado em um edifício já existente.

Como Data Centers tradicionais em alvenaria são construídos com materiais duráveis, exigem menos manutenção estrutural ao longo do tempo em comparação com outras opções de construção.

No entanto, geralmente apresentam custos mais altos de implantação associados a obras civis, incluindo materiais, mão de obra e tempo de construção em comparação com soluções modulares, pré-fabricadas ou contêineres.

Data Centers modulares exigem menos obras porque possuem os subsistemas integrados. Também podem ser ampliados com facilidade, entregando escalabilidade mais rápida e simples em resposta a mudanças nas demandas de TI.

Por isso, a escolha do sistema construtivo ideal depende de custos, prazos e do perfil da corporação. Em muitos casos, uma combinação de diferentes abordagens de construção pode ser a melhor solução para atender às necessidades de escalabilidade, flexibilidade e eficiência operacional.

Veja neste vídeo os diferentes sistemas construtivos que podem ser utilizados no projeto do seu Data Center corporativo!

 

 

Conheça agora empresas sólidas que, após analisarem vantagens e desvantagens, optaram por Data Centers tradicionais em alvenaria.

 

ABIN

 

Mesclando a alvenaria tradicional ao conceito de sala segura certificada, o Data Center da Agência Brasileira de Inteligência foi construído para proteger os servidores e os dados da agência contra até duas horas de incêndio.

Com uma área total de 300m², o data hall, área destinada aos racks onde ficam os servidores, possui 50 m2 que são isolados dos demais setores.

Como abriga as operações mais críticas, ele foi construído em sistema de sala segura certificada pela norma ABNT 10.636, com classificação CF 120.

Isso significa que é capaz de resistir a até 120 minutos de incêndio, protegendo tudo o que há em seu interior dos efeitos nocivos do calor, gases e poeira.

Ter o data hall separado das demais áreas do Data Center por porta cortafogo com identificação eletrônica de acesso traz alta segurança às operações da ABIN.

Essa estratégia protege os servidores e dados contra incêndios e bloqueia o acesso de pessoas não permitidas, evitando violações físicas aos dados sigilosos da agência.

Localizada em Brasília, a Agência Brasileira de Inteligência é o órgão da Presidência da República responsável por fornecer informações estratégicas que norteiam as decisões do Governo Federal.

Clique na imagem para conferir o case completo!

 

Conheça o DATA CENTER da ABIN, construído pela Zeittec em Brasília, no Distrito Federal!

 

Sanepar

 

Seguindo o conceito da ABIN, o Data Center da Sanepar também mescla o sistema construtivo tradicional em alvenaria para setores como elétrica e de telecomunicações com o de sala segura certificada para a área de processamento.

Além de uma topologia de rede com alto desempenho baseada na configuração spine-leaf, o site possui redundâncias padrão Tier III, com equipamentos de refrigeração e alimentação de energia redundantes.

Essa infraestrutura de alta confiabilidade conta com dupla alimentação energética, dois no-breaks com tecnologia modular de 150 KVA cada um, um transformador de 300 KVA, um gerador de 300 KVA e uma barra de distribuição dupla.

Confira o case neste vídeo, que mostra o passo a passo da construção de um Data Center tradicional em alvenaria!

 

 

CELESC

 

Construído na sede da Celesc em Florianópolis, SC, este Data Center tradicional em alvenaria possui 220 m² de área e 40 racks de servidores instalados.

Com redundância elétrica padrão Tier 3, a infraestrutura abriga mais de 20 quadros elétricos, dois geradores de 450 KVA cada e dois nobreaks modulares de 300 kVA preparados para ampliações futuras.

Para aumentar a segurança das operações da Celesc, o Data Center foi compartimentado em data hall e áreas externas, cada uma com controle de acesso próprio, sendo:

  • sala elétrica, onde ficam os no-breaks.
  • sala de geradores.
  • sala de climatização, com sistema de ar-condicionado de precisão de 75 TR.

Com sistema de monitoramento DCIM, o Data Center possui mais de 50 sensores e 20 câmeras para visualização e controle remoto, que o proprietário pode realizar em qualquer local onde esteja conectado à internet.

A implantação do Data Center solucionou problemas recorrentes que a companhia enfrentava, como:

  • falhas de energia
  • alterações na climatização que aqueciam os servidores e reduziam a velocidade do processamento de dados
  • indisponibilidade de serviços.

A Zeittec atuou em todas as fases, incluindo o moving de ativos e o comissionamento com testes de validação da infraestrutura. Confira no vídeo!

 

 

Essas são apenas algumas das corporações que, assim como o IBGE, optaram por Data Centers tradicionais em alvenaria como base para suas estratégias de TI.

Será que esse tipo de sistema construtivo é o ideal para a sua corporação?

Esperamos ter ajudado você a visualizar melhor os cenários que podem surgir durante a implantação de um Data Center corporativo, preparando sua equipe para acompanhar o planejamento dos recursos ideais para o seu negócio.

Conte com a Zeittec para avaliar riscos e projetar a infraestrutura perfeita à sua operação de TI!

 

Por que construir seu Data Center com a Zeittec?

 

Situada em Curitiba, a Zeittec é uma empresa especializada em projeto, construção e manutenção de Data Centers corporativos.

Com mais de duas décadas de atuação, já implantamos sites de missão crítica para organizações de diferentes setores e portes, de norte a sul do Brasil.

Confira alguns de nossos cases mais recentes!

 

 

→ Pronto para começar? Entre em contato conosco!

Teremos enorme prazer em ajudar sua corporação a implantar um Data Center com o sistema construtivo perfeito para as suas necessidades de negócio.

Obrigado pela visita.

E não esqueça de assinar nosso newsletter.

Abraço e até o próximo post!

Comentários