MINIDATACENTERS: por que os Data Centers compactos são tendência em grandes e pequenas empresas?

O minidatacenter é uma infraestrutura compacta que abriga todos os sistemas e requisitos de segurança de um Data Center tradicional, mas em um pequeno espaço.

É uma solução confiável de armazenagem e processamento de dados que torna os ambientes de missão crítica acessíveis a empresas de todos os tipos e tamanhos.

Por isso, atualmente, é utilizada em larga escala: de grandes corporações que implantam minidatacenters em suas filiais a pequenos provedores de internet que precisam manter seus dados próximos aos clientes para garantir a qualidade do serviço.

Como são pequenos, os minidatacenters são ideais para empresas localizadas em edifícios comerciais mistos. E quando não há salas disponíveis, podem ser projetados para ocupar até mesmo contêineres em pátios externos.

Essa versatilidade tem transformado os Data Centers compactos em uma tendência mundial, já que as empresas dependem cada vez mais de dados para alimentar seus sistemas e gerir serviços.

Segundo a IDC (International Data Corporation), a quantidade de dados produzida pela humanidade dobra a cada dois anos.

Por isso, não há mais como pensar em um ambiente corporativo robusto sem uma estratégia confiável de armazenamento e processamento de dados.

Essa estratégia precisa estar alinhada ao negócio para suportar a inovação e entregar resultados à corporação, garantindo informações protegidas e disponíveis 24x7x365.

O minidatacenter surge como ambiente ideal para suprir essa necessidade. Por isso, veremos agora as vantagens que você pode ter ao implantar um Data Center compacto em sua empresa. E para começar seu projeto, sugerimos que você reflita sobre uma importante pergunta…

minidatacenters

Grande ou Minidatacenter: qual é o tamanho certo para a minha empresa?

 

São inúmeros os fatores que influenciam no dimensionamento de um Data Center corporativo.  Eles vão do volume de dados ao tipo de serviço prestado por sua empresa.

Passam também pela estratégia de negócios e orçamento para o investimento.

E dependem muito do espaço disponível, do nível de segurança almejado e até mesmo da configuração dos servidores, arquiteturas de rede e idade do hardware da corporação.

Além disso, o tipo de negócio, o volume de dados e as características dos serviços oferecidos pela organização exigem um tipo de tamanho, densidade e eficiência do Data Center.

 

Escalabilidade e investimento

 

Se você tem grandes planos de ampliação, pode considerar um Data Center maior, com espaço físico e infraestrutura escalável que permitam contínua expansão.

Além da escalabilidade, Data Centers grandes também oferecem ótimas condições de retorno do investimento para implementar ferramentas de gestão como o DCIM, que permitem monitorar e gerenciar remotamente a infraestrutura.

Data Centers maiores também garantem mais espaço para redundâncias – as repetições de equipamentos essenciais que elevam a segurança contra paralisações não programadas.

Mas se sua empresa possui pouco espaço físico, um orçamento mais enxuto e tecnologia legada, talvez seja interessante implantar um Data Center mais compacto, com uma arquitetura mais tradicional.

O minidatacenter pode suprir esse papel garantindo expansões futuras – e consequente aumento de densidade – por meio da consolidação de servidores e da adoção de tecnologias de processamento mais atuais.

A consolidação e a virtualização reduzem as demandas por espaço, energia e climatização.  Elas também simplificam o trabalho dos servidores e ajudam a proteger dados, elevando a eficiência.

Isso significa que sua empresa pode aumentar tranquilamente a capacidade de processamento no mesmo espaço físico.

Portanto, escolher o tamanho depende de um bom projeto de Data Center.  Com um design bem planejado, focado na eficiência, um minidatacenter não será menos eficiente do que um grande Data Center.

 

Vantagens de implantar um minidatacenter em sua empresa

 

Já vimos que não há como fugir do jargão: tamanho não é documento. Data Centers compactos, com 3 a 5 racks e um espaço de 20 a 40 m², podem ser tão seguros e eficientes quanto grandes centros de dados.

Se o perfil da sua empresa se encaixa mais no escopo minimalista, você terá uma série de vantagens ao implantar um minidatacenter. Confira!

 

Espaço

 

O Data Center compacto, por ser pequeno, cabe em ambientes enxutos. Essa é uma grande vantagem, já que nem toda empresa possui espaço disponível para grandes quantidades de equipamentos.

Nesse sentido, o minidatacenter pode ser projetado para caber em uma sala de um edifício comercial ou até mesmo em um contêiner no pátio da empresa.

→ Saiba mais sobre como montar seu Data Centers em um edifício comercial.

É importante considerar que, assim como num médio ou grande Data Center, o minidatacenter precisa ter segurança contra invasões e sinistros que podem afetar a disponibilidade e a integridade dos dados.

Por isso, o espaço escolhido precisa ser adequado arquitetonicamente para suprir os requisitos de proteção a ambientes de missão crítica.

→ Veja como escolher o local certo para construir seu Data Center!

 

Flexibilidade

 

Normalmente, o minidatacenter é construído com infraestrutura modular. Isso significa que pode ser ampliado em módulos conforme aumenta o processamento de dados.

O design flexível ajuda as empresas a adequarem a implantação de seu Data Center ao planejamento orçamentário e de negócios da corporação.

 

Rapidez

 

A implantação de um minidatacenter costuma ser ágil, já que num Data Center Modular muitos sistemas são integrados e vêm configurados de fábrica.

Por isso, a construção desses Data Centers compactos é mais rápida que a de uma infraestrutura tradicional em alvenaria, por exemplo.

 

Menor custo

 

Por essas características, o custo de aquisição do investimento – que engloba a construção do minidatacenter – chega a ser 30% menor em comparação a um Data Center convencional.

Além disso, há tendência de redução no custo de operação e manutenção em centros de dados compactos.

 

Maior eficiência energética

 

O consumo de energia elétrica costuma ser menor em Data Centers modulares. Isso porque a maior integração dos sistemas eleva a eficiência energética global da infraestrutura.

Esse é um item importante para as empresas, já que 44% do custo de posse de um Data Center está na conta de energia, de acordo com o Uptime Institute. Mas você deve estar perguntando…

 

Como é a infraestrutura de um minidatacenter?

 

Um minidatacenter não é um armário de racks instalado num canto da empresa. Assim como nos médios e grandes Data Centers, ele precisa de um ambiente preparado com os requisitos que garantam confiabilidade às operações de TI.

Isso significa que o Data Center compacto também precisa ter segurança física, proteger dados e entregar resiliência com mecanismos de redundância que blindem a corporação contra paralisações não programadas.

Afinal, cada minuto de inatividade no Data Center de uma empresa pode custar 5.600 mil dólares, de acordo com uma pesquisa da Vertiv/ Ponemon.

Por isso, assim como num grande site, o ambiente de um minidatacenter demanda uma infraestrutura de cabeamento e subsistemas bem projetados para evitar interrupções e fornecer eficiência à operação, com ferramentas de monitoramento e controle.

 

Pequeno, confiável e escalável…

 

Esse ambiente, embora pequeno, deve fornecer uma base confiável para os equipamentos de TI, garantindo segurança e eficiência operacional preparada para acompanhar o crescimento dos negócios.

Portanto, deve possuir equipamentos críticos de alta eficiência e qualidade, bem como uma infraestrutura física que suporte as operações de TI com alta confiabilidade. Ambos projetados para permitir a escalabilidade alinhada ao futuro da corporação.

Isso é muito diferente de contar com alguns racks no canto da sala!  Infelizmente, grande parte das empresas ainda possui antigos Centros de Processamento de Dados (CPDs) instalados em locais totalmente inapropriados para atender aos requisitos de segurança.

São bombas-relógios que não garantem critérios de proteção da informação, disponibilidade e confiabilidade. Muito menos de desempenho, longevidade e economia.

A migração de estruturas antigas para novos espaços, preparados de acordo com as normas para a operação segura, faz dos minidatacenters uma solução com ótimo custo-benefício para empresas que precisam manter seus dados sob sua posse e controle.

→ Não deixe de ler nosso post sobre os riscos de operar Data Centers e CPDs fora das normas! E saiba como evitá-los!

 

Conheça os sistemas de um minidatacenter

 

Em linhas gerais, um minidatacenter deve possuir os mesmos subsistemas de um Data Center tradicional. Entre eles:

Portanto, o Data Center compacto de alto desempenho precisará de porta corta-fogo e ajustes arquitetônicos de segurança. E contará com corredores e ar quente e frio, climatização de precisão, redundância elétrica e monitoramento da qualidade do ar, assim como num Data Center maior.

 

Um bom projeto em um espaço enxuto

 

No entanto, no minidatacenter esses sistemas terão que ser muito bem projetados para garantir segurança e disponibilidade num espaço mais enxuto.

Para isso, os equipamentos poderão compartilhar espaço com o ambiente dos servidores (onde ficam os racks, o ar-condicionado, os quadros e equipamentos elétricos).

Apenas geradores e UPS (Fonte de Alimentação Ininterrupta) precisarão ficar do lado de fora.

Para evitar a necessidade de piso elevado, o ar frio do sistema de refrigeração poderá, por exemplo, ser insuflado por cima dos equipamentos e não sob o piso.

Atualmente, várias soluções podem ser projetadas para Data Centers compactos com confiabilidade e segurança. Por isso, o minidatacenter é tendência mundial no mercado corporativo de TI.

 

minidatacenter

Qual é o perfil das empresas que utilizam minidatacenters?

 

Atualmente, o minidatacenter é uma solução muito utilizada por empresas que possuem filiais em diferentes locais.

Também por indústrias com unidades de produção que precisam de um ambiente seguro para o armazenamento de seus dados e sistemas corporativos.

Em muitas delas, os maquinários trabalham por comandos programados com serviços computadorizados. E tanto a produção quanto a gestão dependem dos sistemas administrativos e dos dados armazenados no Data Center.

Em um minidatacenter, os recursos tecnológicos de um grande Data Center podem ser adaptados a pequenos espaços. Ele pode ser pequeno, mas tem a capacidade de controlar operações de grandes empresas, até mesmo multinacionais.

 

Data Centers Telecom

 

Minidatacenters também têm sido amplamente empregados por empresas que precisam armazenar suas informações dentro de sua própria sede.

Nesse perfil se encaixam os “Edge Data Centers” (Data Centers de Borda). São empresas que fornecem serviços de telecomunicações, como streaming  e banda larga, e que precisam manter os dados perto dos clientes.

Essa ação permite “reduzir a latência”, ou seja, torna o envio de mensagens mais rápido e eficiente para o consumidor final.

→ Aqui você pode saber mais sobre Data Centers Edge e os demais tipos de ambientes de missão crítica que sua empresa pode implantar.

Os pequenos Data Centers também são infraestruturas indicadas para empresas que ainda possuem seus dados armazenados “no canto da sala”.

Nesse sentido, têm sido cada vez mais implantados por corporações que dependem da segurança de seus dados e decidem migrá-los para uma infraestrutura própria com alta segurança, onde podem ter o controle total sobre suas operações.

Este é o caso da Prefeitura de Araucária, na Região de Curitiba – PR.

Construído pela Zeittec com solução modular pré-fabricada, o minidatacenter possui 20 m² quadrados, onde foram instalados três racks de telecomunicações, dois de energia e uma sala para aproximadamente 60 kilowatts.

“A solução modular entrega alta flexibilidade e confiabilidade para empresas que buscam eficiência na construção” – explica o diretor técnico da Zeittec, Fabrício Costa.

Com isso, este minidatacenter, apesar de ter alta eficiência, foi entregue em apenas 90 dias.

 

Por que projetar e construir seu minidatacenter com a Zeittec?

 

A Zeittec tem mais de 20 anos de atuação no mercado nacional de Data Centers corporativos. Nesse período, construiu de grandes a minidatacenters para empresas de todos os perfis e em todo o território nacional.

Como exemplo, citamos a sala-cofre do MP-MS, em implantação em Campo Grande, e o Data Center do IBGE, construído no Rio de Janeiro em 2021. Com infraestrutura de alta segurança, ele processará os dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE, tendo grande relevância para a vida de todos os brasileiros.

Muitos projetos da Zeittec foram premiados, como o Data Center do TRF4, no Rio Grande do Sul, o Data Center da Celesc, em Santa Catarina e o da Data Center da Sanepar, a Companhia de Saneamento do Paraná.

Este último é um Data Center compacto, mas com uma grande responsabilidade: coordenar o abastecimento público de água a mais de 10 milhões de paranaenses.

Por isso, apesar de ter pouco mais de 100m², o Data Center da Sanepar foi construído em sistema de Sala Segura Modular, que entrega alta segurança física. Tem padrão de redundância elétrica Tier 3, alta disponibilidade e topologia de ultravelocidade para garantir o atendimento eficiente à população.

Para a diretora administrativa da Sanepar, Priscila Marchini Brunetta, o Data Center implantado pela Zeittec “assegura a possibilidade de ficar online 24 horas, garantindo à população um acesso mais facilitado, uma vez que a companhia não pode parar”.

 

Pronto para começar um minidatacenter?

 

Conte com a expertise da Zeittec para projetar e construir de mini a grandes Data Centers com total segurança. E em qualquer região do Brasil. Por exemplo:

Vamos te ajudar desde o planejamento até o comissionamento da infraestrutura após conclusão da obra, na chamada “construção de Data Center turn-key”.

E para começar, deixamos aqui o nosso guia completo de como planejar um Data Center corporativo, missão que, sabemos muito bem, é de grande responsabilidade para qualquer gestor.

Conte conosco para ter sucesso em seu projeto! Obrigado pela visita e nos vemos em breve.

Comentários