Data Center no Paraná: como ter o máximo no mínimo espaço?

Pense em um  Data Center no Paraná com tecnologia de última geração e alto nível de segurança. Que imagem lhe vem à cabeça?

Provavelmente você imagine uma grande sala ou um conjunto de salas forradas de máquinas robustas, certo?

Nem sempre! Neste post mostraremos como é possível construir um Data Center de máxima tecnologia e segurança no mínimo espaço!

Motivos para isso?

Simples: nem toda empresa, por mais sólida que seja, possui grandes áreas disponíveis para a construção de seu Data Center.

E mesmo que a corporação possua salas de sobra, pode ser que elas não se adequem às características físicas necessárias para comportar um grande Data Center. Por isso, veremos que:

  • Tamanho realmente não é documento.
  • Sim, é possível construir um Data Center no Paraná ou outras regiões do Brasil com máxima eficiência em mínimos espaços.
  • Mesmo sendo pequeno, um minidatacenter ou  um Data Centers de médio porte pode controlar operações de grandes empresas, até multinacionais!
  • Todos os recursos tecnológicos e de segurança de um grande Data Center podem ser ajustados a pequenos espaços.

Para mostrar como podemos projetar e executar Data Centers pequenos em tamanho, porém robustos em eficiência, reunimos quatro exemplos de centros de dados paranaenses: o do Sebrae, do Grupo Bühler, do Grupo Pelissari e o da multinacional Continental, que veremos a seguir.

Confira os tópicos no índice do post e boa leitura!

 

Data Center no Paraná com operações continentais em 40m²?

 

Isso mesmo. O Data Center do Grupo Continental concentra operações de vários países da América Latina em apenas 40m²!

Construído pela Zeittec na fábrica da Continental em Ponta Grossa, no interior do Paraná, esse Data Center controla não apenas as operações da indústria, como também outros setores da multinacional em vários países da América do Sul.

No continente sul-americano, o Grupo Continental atua em segmentos variados, como a fabricação de pneus, correias e outros componentes automotivos.

Por centralizar dados de uma enorme gama de atividades, esse Data Center no Paraná foi projetado com tecnologia contra downtime. Ou seja, com sistema para evitar paralisações no funcionamento.

Afinal, uma parada por queda de energia ou manutenção de equipamentos poderia colocar em risco não apenas uma indústria inteira no Paraná, como também interromper a comunicação entre as unidades da Continental em toda a América Latina.

Portanto, trata-se de um Data Center no Paraná com funcionamento ininterrupto, tecnologia de ponta e todos os requisitos de segurança de uma grande central de dados. Porém, tudo isso condensado em apenas 40m².

 

Um pequeno grande Data Center

 

Apesar de compacto, o Data Center da Continental possui todos os requisitos técnicos de segurança antidowntime.

A começar pelo sistema de redundância, que exige a duplicação de equipamentos vitais para garantir o funcionamento ininterrupto.

Com a redundância, se um equipamento falha ou entra em manutenção, o seu duplo passa a funcionar em seu lugar, evitando paralisações.

O mesmo critério é utilizado no sistema elétrico e fornecimento de energia. Em caso de interrupção por parte da distribuidora local, no-breaks e um gerador entram em ação para impedir o downtime.

Aproveite para entender melhor os tipos de redundância  e como eles podem proteger seu Data Center contra downtimes clicando na imagem abaixo!

REDUNDÂNCIA DE DATA CENTERS: o que duplicar para ter menos downtime e mais segurança nas operações de TI?

 

Requisitos que cabem em pequenos espaços

 

Mesmo com a duplicação de equipamentos essenciais, o Data Center construído pela Zeittec na fábrica do Grupo Continental foi compactado a um espaço pequeno sem perdas em segurança e eficiência.

Veremos agora como os requisitos de um grande Data Center no Paraná podem caber em pequenas salas!

No Grupo Continental, foram instalados:

  • 2 Nobreaks de 20 KVA que garantem a energia elétrica mesmo em caso de interrupção do fornecimento pela concessionária.
  • Gerador de 100 KVA para suprir blackouts por mais tempo e com maior segurança.
  • Climatização de precisão com duas máquinas de ar-condicionado de 7,5 TR.
  • Comunicação com cabeamento estruturado em fibra ótica de par metálico.
  • Para completar a segurança, a sala possui sistema de detecção e combate a incêndio com gás Ecaro 25, apropriado para a extinção de fogo em Data Center.

 

Data Center no Paraná: imagem de técnico operando Data Center

 

Quanto tempo leva para construir um Data Center no Paraná que seja compacto?

 

O Data Center da Continental foi executado em apenas 40 dias. Ou seja, um dia de montagem por m² de instalação.

Isso mostra que um Data Center compacto:

1. Pode ser construído em prazos seguros e com agilidade.

2. Ser altamente funcional, a ponto de concentrar ações relativas a diversos países em um só local.

3. Ter os mesmos requisitos de segurança contra downtimes de grandes Data Centers no Paraná ou outras regiões do Brasil.

4. Possuir tecnologia de última geração em sistemas de proteção, como:

5. Realizar a comunicação por fibra ótica em pares metálicos que garantem alta velocidade, maior qualidade e segurança no tráfego e armazenamento de informações. Aqui você pode saber mais sobre cabeamento estruturado para Data Centers.

Para que tudo possa ser realizado com eficiência, é necessário um ótimo planejamento das ações em cada etapa da implantação do Data Center.

São 11 etapas principais que explicamos em nosso post completo sobre a construção de Data Centers de modo seguro. Não deixe de ler clicando na imagem abaixo!

 

11 passos para a CONSTRUÇÃO DE DATA CENTERS de forma segura!

 

 

Sebrae: um Data Center no Paraná compacto e modular

 

Sebrae Pr

Implantado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Curitiba, este é mais um Data Center que mostra como é possível construir centros de dados compactos, seguros e resilientes dentro de edifícios comerciais que não foram projetados para essa finalidade!

A Zeittec preparou o ambiente construindo paredes resistentes a incêndios, piso elevado, forro rebaixado, porta cortafogo, pintura antichamas e todos os requisitos estruturais necessários à instalação de Data Centers seguros.

Em três meses de obras, o Data Center do Sebrae foi implantado em um espaço compacto, de apenas 35m², com todos os requisitos de segurança dos grandes centros de dados. Entre eles:

  • um sistema de detecção e combate a incêndios com gás Novec 1230, que não prejudica os servidores;
  • gerador para evitar paralisação em caso de apagões;
  • nobreaks e máquinas de ar condicionado redundantes, para que o equipamento secundário assuma o papel principal em caso de falhas.

 

Eficiência energética

 

“Uma preocupação nossa foi a eficiência energética do Data Center. Por isso, utilizamos sistemas de climatização in row, com confinamento de corredor frio para reduzir o consumo de energia, uma vez que a refrigeração normalmente é o vilão nessas instalações” – explica o engenheiro da Zeittec Fabrício Costa, responsável pela obra.

Tanto o consumo elétrico quanto os equipamentos do Data Center serão gerenciados por um robusto sistema de monitoramento ambiental. Um dos mais modernos do mercado, o software centraliza as informações de câmeras, no-breaks, geradores e sensores de temperatura, permitindo a gestão remota do Data Center em tempo real.

A Zeittec realizou também o moving dos ativos, ou seja, o transporte dos equipamentos de TI legados para o novo Data Center do Sebrae.

“Foi mais uma obra turn-key onde todos os sistemas foram fornecidos e instalados pela Zeittec”.

Clique no vídeo abaixo para conhecer  mais este pequeno grande Data Center no Paraná!

 

 

 

Grupo Bühler:  um Data Center no Paraná focado em tecnologia industrial

 

Com mais de 10 mil funcionários atuando em 140 países, o Grupo Bühler é especializado no desenvolvimento de soluções de ponta para indústrias alimentícias e automotivas.

Incluindo a fabricação de equipamentos, upgrades de tecnologia, serviços on-line e suporte técnico baseado em Internet das Coisas.

Para  incorporar as melhores práticas de TI aos seus processos, a unidade da Bühler em Curitiba decidiu readequar seu Data Center.

Mas como fazer isso funcionando 24 horas por dia para atender clientes que também não podem parar nunca?

Pensando nisso, o grupo contratou a Zeittec para executar o “retrofit a quente”. Isso significa que o Data Center da empresa foi  reformado sem sair de operação.

“O grande desafio deste projeto foi fazer toda a reforma civil da sala — a instalação de um piso elevado novo, porta cortafogo, fechamento de vãos e janelas, pintura do ambiente — com o Data Center em operação e sem prejudicar os equipamentos ou hardwares” – afirma o engenheiro Fabricio Costa, diretor técnico da Zeittec.

 

Retrofit a quente

 

O engenheiro explica que, para isso, foi necessário um controle rigoroso de cada etapa, a fim de evitar poeira, sujeira ou acidentes que possam causar danos durante a pintura, por exemplo, ou no fechamento de janelas com tijolos.

“O retrofit a quente precisa ser planejado e executado para não ocasionar os famosos downtimes – desligamentos do Data Center, pois isso seria muito ruim para a empresa. Por isso, tudo é planejado com atenção redobrada. E, eventualmente, conciliando algumas tarefas com finais de semana para que a reforma possa ser feita com mais segurança.”

No retrofit do Grupo Bühler, o Data Center foi adequado às normas técnicas vigentes. Foi instalada proteção cortafogo. E a sala ganhou mais camadas de redundância — agora são duas linhas de distribuições, dois geradores, dois nobreaks e um sistema elétrico completamente redundante.

Ou seja, o Data Center passou a ter níveis de segurança física e ambiental que garantirão alta disponibilidade e proteção aos dados da empresa. Sem danos. Sem downtimes.

Saiba mais sobre reftofits a quente clicando no link abaixo!

 

REFORMA DE DATA CENTER: por que o retrofit exige planejamento e quais são os cuidados para ter sucesso?

 

Grande, pequeno ou mini? Qual é o melhor Data Center no Paraná?

 

Tudo depende de cada caso. O tamanho pode ser ajustado às necessidades das empresas com um bom planejamento.

Muitas vezes, a única alternativa é construir um minidatacenter.

É o caso da central de dados que a Zeittec instalou para o Grupo Pelissari em Curitiba.

Além de ser bem compacto, com apenas 30m², esse Data Center paranaense com orgulho precisou ser implantado em um prédio comercial. Ou seja, em um ambiente nada adequado à implantação de uma central de processamento dados.

Isso porque um prédio comercial possui alta circulação de pessoas. E o ideal é que Data Centers sejam implantados em áreas mais isoladas, por questão de proteção, ruídos ou facilidade de acesso a manutenções.

→ É o que explicamos em nosso post sobre a construção de Data Centers  seguros em edifícios comerciais.

→ Você também pode entender mais sobre a localização ideal no nosso post sobre site assesment. Ou, em outras palavras, como escolher o local certo para construir seu Data Center.

Felizmente, condições nem sempre ideais são superadas com bons projetos.

 

Minidatacenter com maxissegurança

 

No caso da Pelissari, a pequena sala de apenas 30m² em um prédio comercial tornou-se um Data Center no Paraná com sistemas de segurança e controle dignos de um grande banco de dados!

Aspectos como climatização de precisão, segurança de informações ou proteção contra incêndios e blackouts foram aplicados.

E, apesar do pouco espaço, até mesmo a redundância contra paralisações foi implantada, garantindo alto nível de segurança com a utilização de:

  • gerador de 50 KVA
  • dois nobreaks de 10 KVA
  • ar-condicionado de precisão com 6 TR.

Esse é mais um caso de Data Center no Paraná que mostra como é possível ter alta eficiência implantada em pequenas áreas. Veja mais sobre as vantagens de um minidatacenter no link abaixo.

MINIDATACENTERS: por que os Data Centers compactos são tendência em grandes e pequenas empresas?

 

 

Como construir seu Data Center no Paraná, pequeno ou grande, com sucesso?

 

Para que o controle de operações corporativas em pouco espaço seja viável, é preciso um projeto de Data Center que atenda às necessidades de capacidade de processamento, redundâncias e nível de segurança à realidade de espaço físico e orçamento de cada empresa.

Nesse sentido, o projeto deve considerar especialmente:

  1. A utilização de infraestruturas modulares flexíveis e escaláveis para crescimento futuro na medida em que as demandas de TI aumentarem.
  2. A implantação de uma política de segurança de Data Center consistente.
  3. A escolha de um tipo de infraestrutura de Data Center adequado ao nível de segurança necessário às operações da empresa.
  4. Contar com um sistema de monitoramento e gestão que permita o controle remoto em tempo integral, elevando a segurança e a eficiência energética do Data Center.
  5. Apostar em um protocolo de manutenção preventiva para garantir o perfeito funcionamento de todos os subsistemas do Data Center.

Levando isso em conta, o segredo para construir um Data Center na medida certa está no planejamento alinhado às necessidades da corporação.

E para ajudar a sua organização nisso, fizemos este guia completo sobre como planejar um Data Center corporativo de a a z!

Não deixe de ver também o nosso vídeo a seguir, que mostra o passo a passo da construção de um Data Center no Paraná com segurança, tomando como exemplo o site da Sanepar, instalado pela Zeittec em Curitiba. Confira!

 

 

Conte com a Zeittec para projetar seu Data Center no Paraná

 

Situada em Curitiba, a Zeittec é uma empresa especializada na construção de Data Centers corporativos. Com mais de duas décadas de atuação, já realizamos projetos para pequenas e grandes organizações de norte a sul do Brasil.

Confira alguns de nossos cases mais recentes!

→ Pronto para começar? Entre em contato conosco!

Teremos enorme prazer em ajudar sua corporação a viabilizar o Data Center perfeito para as suas necessidades de negócio.

Obrigado pela visita. E não esqueça de assinar nosso newsletter.

Até o próximo post!

Comentários