Implantar um Data Center corporativo é um processo minucioso, mas que flui com tranquilidade quando bem planejado e executado por profissionais experientes.
Sua empresa poderia passar por isso sozinha?
Veremos neste artigo que, geralmente, isso não funciona bem, mesmo nas corporações que possuem um time de TI robusto e um departamento próprio de obras.
Por quê? Basicamente, porque a implantação de Data Centers envolve requisitos muito específicos de engenharia, que fogem aos padrões da construção civil tradicional.
Por exemplo:
- O Data Center não pode ser construído em qualquer local, há vários requisitos de localização que precisam ser atendidos.
- Lajes e pisos podem precisar de reforço estrutural para equipamentos muito pesados.
- A edificação onde o site é instalado necessita de proteções antichamas específicas. E deve ter características peculiares, como pé-direito alto.
- O Data Center precisa ser abastecido por fontes redundantes de energia e refrigeração. Muitas vezes, isso demanda a construção de laje externa para abrigar pesados geradores, além de subestação de energia, sistema de UPS e geradores.
- O sistema de ar-condicionado é diferente de uma refrigeração comercial comum com splits. Os refrigeradores utilizados são de precisão, maiores e com robustas condensadoras.
- O sistema de proteção contra incêndios não pode ter sprinklers de água ou extintores comuns de pó químico.
- É muito comum ser necessária a redundância de provedores de internet, para que a fonte secundária assuma a operação caso a principal falhe. O sistema de comunicação utiliza redes de cabeamento estruturado de alto desempenho.
- Alguns tipos de Data Center, como salas seguras e salas-cofre, não possuem paredes comuns. Eles precisam ser construídos com painéis antichamas certificados por normas como a ABNT 15247 (salas-cofre) e ABNT 10636 (salas seguras).
Esses são alguns aspectos da engenharia de Data Centers que tornam o sistema turnkey muito mais simples e eficiente para a imensa maioria das corporações.
Clique para abrir e fechar o índice
Como é o contrato turnkey?
Na construção de um Data Center on-premises em sistema turnkey, você contrata uma empresa de engenharia especializada para executar todas as etapas do seu projeto.
Isso vai do planejamento inicial aos testes finais de funcionamento da infraestrutura.
Ou seja, até o momento em que você “vira a chave” e coloca os sistemas para rodar.
Por isso o termo “turn key”, que pode ser traduzido também como “chave em mãos”.
Essa modalidade de contrato engloba etapas como:
- Avaliação de riscos: analisa o nível de criticidade das operações de TI frente à infraestrutura já existente ou a ser construída.
- O planejamento geral da Data Center junto aos gestores da corporação, incluindo os requisitos e capacidade de processamento, prazo e orçamentos.
- A escolha do local certo para construir o Data Center dentro da corporação (ou “site assessment”).
- Definição do sistema construtivo mais indicado para o perfil corporativo. Em geral, a escolha fica entre Data Center de alvenaria, infraestrutura modular, sala-cofre, sala segura, edge e container.
- Cálculo dos requisitos necessários de refrigeração e energia, recursos de monitoramento, combate a incêndio e segurança, além do nível de redundância ideal para a empresa (Tier I, I, III ou VI).
- Elaboração do projeto executivo do Data Center, incluindo as plantas, croquis e memorial descritivo.
- Execução das obras de construção da infraestrutura.
- Moving de ativos, quando a corporação já possui uma infraestrutura de TI que precisa ser transferida para o novo Data Center.
- Testes finais de validação e comissionamento da infraestrutura.
Ou seja, a empresa contratada cuida de absolutamente tudo. E você recebe as chaves quando o Data Center já está em operação, com todos os sistemas testados e aprovados por testes de qualidade.
Como você e a sua equipe participam desse processo?
Ao optar por uma obra turn-key, você ouvirá suas equipes internas de TI e engenharia, mas elas não precisarão concentrar todos os esforços na construção do Data Center, mantendo o foco na eficiência das operações corporativas.
Além disso, centralizando as operações em uma empresa de engenharia especializada, suas equipes de TI e de obras terão o apoio necessário para planejar o Data Center com a características ideais ao modelo de negócio da organização.
Além de elaborar um projeto alinhado às metas corporativas, com os requisitos certos de redundância, escalabilidade, segurança e capacidade de processamento, seu time terá o suporte para que as obras sejam executadas com eficiência e segurança.
O que você ganhará com uma obra turnkey
A confiabilidade do projeto aumentará muito porque a construção de um Data Center envolve um mix de soluções que vão além da construção civil.
Ela engloba tecnologias de informação, redes, sistemas mecânicos e equipamentos de múltiplos fornecedores com diferentes tecnologias embarcadas.
Por isso, contar com uma equipe especializada é fundamental.
Isso envolve tudo: pedreiros, mestres de obra, eletricistas, trabalhadores da limpeza, técnicos de instalação, arquitetos e engenheiros.
Todos precisam ter conhecimento prévio e experiência para atuar na construção de um ambiente tão crítico como um Data Center.
Nesse sentido, a obra turnkey é o ambiente ideal para garantir que o seu projeto seja bem-sucedido.
Ela trará à sua organização vantagens como:
- Agilidade na execução das obras.
- Melhor organização das equipes e planejamentos das atividades envolvidas.
- Com isso, os trabalhos fluem de forma a não afetar as rotinas corporativas.
- Redução de retrabalhos.
- Compra de equipamentos e materiais com melhor preço ou em melhores condições de pagamento.
- Economia em termos de custos e prazo de conclusão da obra.
- Apoio de engenheiros, técnicos e profissionais especializados na construção de Data Centers.
Se a sua empresa precisar de uma ajuda nisso, conte com o time da Zeittec! Somos especialistas na construção de Data Centers turn-key, com projetos realizados para corporações de todo o Brasil.
Confira aqui nosso portfólio e mãos à obra!
Comentários