DATA CENTERS EM PORTO ALEGRE construídos pela Zeittec são referência em segurança e eficiência

Chegou o momento de construir seu Data Center em Porto Alegre? Então você terá que buscar uma empresa de engenharia de confiança, com expertise comprovada para realizar o projeto e executar a obra com qualidade.

A Zeittec pode te ajudar nisso! Atuando em todo o Brasil, ela já construiu vários Data Centers em Porto Alegre projetados para atender os elevados critérios de segurança e performance que todo grande Data Center corporativo deve ter.

Algumas dessas estruturas foram desenvolvidas para atender o TRF4 (Tribunal Regional Federal), a Assembleia Legislativa do Rio Grande de Sul e a Defensoria Pública do Estado.

Todos esses órgãos precisavam de maior eficiência nas operações realizadas. Além de maior confiabilidade no armazenamento e comunicação de dados de ruas redes.

Por isso, seus Data Centers foram construídos com requisitos de elevada segurança, eficácia e proteção contra paralisações não programadas.

Tudo para garantir que os usuários diretos e a população que depende destes serviços não sejam prejudicados por erros e falhas de sistema.

Neste post, você vai entender os detalhes dessas três estruturas e conhecerá o trabalho realizado pela Zeittec na construção de Data Centers em Porto Alegre. Vamos lá?

 

 1. TRF4: um Data Center em Porto Alegre com segurança em sistema modular

 

Os Data Centers são desenvolvidos para proteger informações vitais de empresas e órgãos públicos. Essas infraestruturas são capazes de processar, transmitir e armazenar dados mantendo sua integridade. E garantem a disponibilidade de acesso 24 horas por dia, 365 dias por ano.

No caso do Data Center do TRF4, toda a infraestrutura instalada procurou atender às necessidades da instituição. O TRF4 estava em busca de mais eficiência e segurança para seu sistema.

O Tribunal concentra dados extremamente relevantes, relacionados a processos judiciais que correm, muitas vezes, em sigilo. Portanto, depende de armazenamento seguro e do acesso rápido a informações para tornar a tramitação de suas demandas mais célere.

Por isso, seu Data Center foi projetado para processar uma grande quantidade informações que estão ligadas ao sistema Eproc, responsável pela tramitação de mais de 3 mil processos eletrônicos.

E para assegurar que todas essas operações ocorram de forma mais ágil, este Data Center em Porto Alegre foi construído no sistema de “sala segura modular” com padrão Tier 3, que entenderemos a seguir.

 

O que há na sala segura modular do TRF4

 

A sala segura é um tipo de sistema construtivo de Data Centers que utiliza paredes corta-fogo certificadas de acordo com a NBR 10636. A certificação garante que elas tenham alta resistência a água, fogo e outros impactos.

Além disso, a sala segura do TRF4 suporta cerca de 90 minutos em temperaturas elevadas. E em caso de incêndio, as chamas são contidas por um biogás capaz de cessar o fogo sem prejudicar os equipamentos.

Ela também dispõe de câmeras de vigilância e um sistema a laser de detecção e combate a incêndio.

O Data Center está localizado na torre administrativa do Tribunal. Conta com a divisão de salas que comportam os computadores, servidores e todos os aparelhos da infraestrutura. A setorização de um Data Center facilita o controle do acesso de pessoas, elevando a segurança de dados.

A sala segura foi construída em sistema modular. Ou seja, montada com componentes pré-fabricados que aceleram a instalação e reduzem custos, como você pode ver em nosso post sobre as vantagens de Data Centers modulares.

Tudo isso para que não ocorra nenhuma falha neste Data Center em Porto Alegre projetado para o TRF4. Essa estrutura completa de dados conecta todos os setores que envolvem o sistema eletrônico do Tribunal. Isso faz com que as operações realizadas pelo Eproc fiquem mais rápidas, seguras e eficientes.

 

data center no Rio Grande do Sul: imagem de data center do TRF4

 

Redundâncias padrão Tier 3

 

Outro fator importante é que esse Data Center gaúcho é um exemplo de sistema projetado com conceito Tier 3. Significa que ele possui redundância de equipamentos essenciais, como geradores e no-breaks. Assim, um pode substituir o outro em caso de falha em um componente. Ou de um apagão, por exemplo.

Com essa proteção, o Data Center pode funcionar 24 horas sem parar, sem perda de disponibilidade, sem erros.

Não é à toa que projeto foi premiado, recendo o destaque da Região Sul no Kick-Off Connections 2019.

O evento é realizado anualmente pela multinacional Furukawa e premia as operadoras que realizam os melhores projetos com produtos de ponta da marca. E em 2021 a Zeittec foi tetra, com Data Centes premiados no evento por quatro anos seguidos (2019 – 2021)!

Conheça os Data Centers de alta segurança premiados pela Zeittec no Kick-Off Connections! 

→ E aproveite para saber o que um Data Center Tier 3 oferece em termos de segurança energética e resiliência. Fizemos um post especial que mostra as diferenças entre Data Centers Tier 3 x Tier 4, desvendando mitos e verdades sobre eles!

 

2. Defensoria Pública: um data Center em Porto Alegre construído nas alturas

 

Outro Data Center em Porto Alegre desenvolvido pela Zeittec é o da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

O site da Defensoria Pública gaúcha foi instalado no quinto pavimento do prédio comercial em que funciona a instituição.

Por estar em um edifício bem acima do nível do solo, o projeto precisava de uma solução mais leve, para não sobrecarregar as lajes da estrutura predial. Por isso, foi adotada a utilização de um sistema construtivo baseado em placas cimentícias conhecidas como steel frame.

“Esse conceito foi adotado por ser uma construção mais limpa em relação à alvenaria tradicional, que leva tijolo, argamassa etc. Essa estrutura é quase uma construção em drywall. A diferença é que as placas cimentícias apresentam mais resistência mecânica”, afirma o engenheiro Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec – Data Center Solutions.

“Além disso, o peso construtivo sobre a laje é muito menor, pois as placas são mais leves. Por essas características, a construção física do Data Center ocorreu de forma mais rápida, limpa e com menor peso estrutural sobre a laje, o que é muito importante”, conclui.

De acordo com o diretor técnico da Zeittec, o maior desafio para instalar  este Data Center em Porto Alegre foi projetar o reforço estrutural com chapas de aço para suportar o peso dos equipamentos.

“O prédio da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul é antigo e estava passando por outras reformas. Tivemos o cuidado de planejar um bom reforço estrutural para prevenir possíveis acidentes na estrutura da instituição”, reforça Costa.

 

Como é a construção em edifícios comerciais?

Montagem de data center: imagem de edifício comercialmagem de edifício comercial

 

Tanto o Data Center do TRF4 como o da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul foram construídos em edifícios comerciais de Porto Alegre. São ambientes que apresentam grande circulação de pessoas e uma estrutura arquitetônica pré-existente.

Quando se fala em instalar um Data Center em um local comercial, alguns requisitos precisam ser avaliados e seguidos. Como, por exemplo, piso elevado, teto rebaixado e portas ou paredes corta-fogo.

Outras adequações nas paredes, pisos e tubulações também podem ser necessárias.

Os perigos externos que podem danificar a estrutura são: incêndios, fumaça, desabamentos, inundações, poeira e outros.

Por isso, escolher o local ideal dentro do prédio para construir o Data Center se torna fundamental. Isso inclui observar as dependências e ao redor da estrutura externa do Data Center que será instalado.

Avaliar e calcular como contornar esses riscos é o que garante segurança para a estrutura física. Garante também segurança para as pessoas que transitam pelo prédio onde o Data Center é instalado.

Portanto, quando a obra ocorre em um edifício comercial, um dos pontos principais é a avaliação e o preparo da estrutura física como um todo.

Veja aqui todos os detalhes da montagem de Data Centers seguros em edifícios comerciais.

→ Entenda também como é feita a análise de riscos ou “site assesment” em nosso post sobre como escolher o local certo para construir seu Data Center.

 

Tecnologia no atendimento aos gaúchos

 

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul é responsável por prestar assistência jurídica integral e gratuita para a população vulnerável do estado. Em geral, atende pessoas que não têm condições de arcar com os custos de um advogado particular.

Para garantir a segurança dos dados armazenados e processados, o Data Center da Defensoria Pública gaúcha possui um sistema de detecção e combate a incêndio com biogás FM-200, que não prejudica os equipamentos.

A estrutura foi dividida em setores englobando:

NOC, que significa “Network Operations Center”, é uma área destinada exclusivamente ao controle, monitoramento e gerenciamento de redes envolvendo computadores, telecomunicações e tráfego de dados.

É nela que os gestores do Data Center monitoram os alertas gerados pelos ativos de TI. E com eles, podem identificar a existência de problemas logo no início ou antes que ocorram.

Com isso, as providências cabíveis podem ser tomadas para evitar falhas que se traduzem em indisponibilidade, paralisações e perdas de produtividade ou financeiras.

Toda a comunicação de dados é feita em alta velocidade com cabeamento estruturado categoria 6 e fibras óticas OM4 para 10GB.

Veremos agora como a Assembleia Legislativa gaúcha utilizou  edificações pré-existentes para realizar um projeto de alta segurança focado na redundância de dados. Mais um Data Center em Porto Alegre realizado com sucesso pela Zeittec!

 

3. ALRS: um Data Center em Porto Alegre focado na redundância de dados  

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul  – ALRS – optou por uma infraestrutura de alta segurança.  Ela foi baseada na redundância de dados para proteger as informações do Legislativo gaúcho.

A redundância (ou duplicação de dados) garante que um Data Center acometido por falha ou catástrofe natural mantenha-se em operação e conserve a integridade de suas informações.

Normalmente, a redundância é feita com a duplicação de servidores e a criação de um backup, que pode ser em nuvem, físico ou ambos. Mas para haver uma proteção total, um plano de contingência costuma ser projetado com a duplicação de toda a infraestrutura do Data Center.

Como a Assembleia Legislativa gaúcha optou pelo backup físico, a Zeittec construiu um Data Center em Porto Alegre especialmente para essa finalidade, adaptado às condições ambientais da ALRS.

Como a casa legislativa gaúcha possui dois edifícios no mesmo terreno, o Data Center principal foi instalado em um edifício. E no outro, a Zeittec implantou o Data Center que atua como Backup – ambos interligados por fibra ótica.

Isso porque um Data Center backup deve ficar distante do Data Center principal. Assim evita-se que ambos sejam atingidos em caso de catástrofe, como um incêndio, por exemplo.

“Este é mais um Data Center em Porto Alegre construído pela Zeittec com infraestrutura modular” – explica Claudenir de Oliveira, diretor comercial da Zeittec.

Para ele, “a adoção de soluções pré-fabricadas possibilitou realizar toda montagem em um tempo muito menor em comparação às construções convencionais”.

Além de ser mais rápida, a construção de Data Centers modulares chega a ser até 30% mais econômica. E outra vantagem é que esse tipo de infraestrutura de Data Centers permite as mesmas configurações de redundância energética, desempenho e segurança que as construções convencionais.

 

Zeittec: construção segura de Data Centers em Porto Alegre e no Brasil

 

Agora que você já conhece alguns dos Data Centers em Porto Alegre realizados pela Zeittec, contate-nos  para projetar e construir seu Data Center.

Temos mais de duas décadas de grandes projetos com expertise comprovada por clientes como Sanepar, Celesc, Justiça Federal, Grupo Águia Branca e muitos outros.

Operamos não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em Santa Catarina e no Paraná, onde estamos instalados. E, apesar nos localizarmos no Sul, realizamos grandes projetos em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo , Brasília e Rondônia, atendendo todas as regiões do Brasil. Alguns dos Data Centers mais recentes que construímos são:

Com vários Data Centers premiados e um portfólio robusto, a  Zeittec se consolidou no mercado nacional por ser uma empresa completa, focada na implantação de  Data Centers corporativos.

Temos larga experiência na realização de serviços em todas as áreas que englobam a TI para ambientes de missão crítica. Entre elas:

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Estamos sempre disponíveis para conhecer as necessidades da sua empresa e oferecer soluções que realmente façam a diferença!

Aproveite para ler nossas dicas para planejar seu Data Center corporativo em Porto Alegre. É só clicar na imagem a seguir!

 

DATA CENTER CORPORATIVO EM PORTO ALEGRE: 8 passos para construir o seu com sucesso e tranquilidade!

 

Obrigado pela visita e até breve!

Comentários