A construção de salas-cofre certificadas traz um nível extremamente elevado de segurança a empresas que lidam com dados sigilosos.
Um exemplo disso é o Data Center do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MP-MS), construído pela Zeittec em sistema de sala-cofre para proteger as informações de milhares de processos cíveis e criminais que o órgão movimenta anualmente.
Só em 2023, o MP-MS recebeu mais de 63 mil manifestações e cerca de 5 mil denúncias, trazendo novos dados que precisam ser processados e armazenados pelo órgão com segurança.
Por isso, o Ministério Público do Mato Grosso do Sul optou pela construção de uma sala-cofre, que foi certificada pela UL do Brasil em acordo à norma ABNT 15247.
Os requisitos da norma garantem o mais alto padrão de proteção contra incêndios e quedas de escombros. Além disso, o Data Center do MP-MS foi munido de proteções contra alagamentos, arrombamentos e projéteis de armas de fogo, além de invasões e violações.
Com a nova sala-cofre, os dados do Ministério Público do Mato Grosso do Sul ficarão seguros e terão processamento muito mais ágil, devido aos requisitos de redundância e comunicação de alto desempenho projetados e implantados pela Zeittec.
Com 72m² de área útil, a sala-cofre está em operação desde fevereiro de 2023, e trará ao MP-MS maior rapidez na conclusão dos processos, revertendo-se em um benefício aos 2,8 milhões de sul-mato-grossenses.
Veja os detalhes de mais essa obra da Zeittec e saiba tudo o que você precisa para construir uma sala-cofre certificada em acordo à ABNT 15247 em sua empresa. Clique no índice para ver o mapa do post e boa leitura!
Clique para abrir e fechar o índice
Como foi a construção da sala-cofre certificada do MP-MS
A construção da sala-cofre do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MP-MS) foi realizada pela Zeittec em regime turnkey, indo do planejamento à entrega das chaves na mão.
A sala foi instalada ao tempo, em uma área externa do Ministério Público que precisou ser pavimentada e cercada com grades.
“Por ser um ambiente outdoor, a Zeittec teve que construir todo o complexo do Data Center, fazendo as escavações e os radiers, que são as bases de concreto para geradores, subestações de energia e para a sala-cofre, além de fundações, gradio, pavimentação e entrada de energia” – explica o engenheiro Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec.
“Todo esse processo a Zeittec construiu no modelo turnkey, onde o cliente basicamente não precisou se envolver com nada além da contratação da nossa empresa.”
Justamente por ser outdoor, a sala-cofre do MP-MS foi projetada e construída com os mais elevados padrões de segurança contra incêndios e a penetração de sólidos e líquidos, além de proteção contra arrombamentos.
Recebeu também proteção balística com revestimentos contra projéteis de armas de fogo e soluções de monitoramento que reforçam as barreiras contra violações físicas e invasões.
Do projeto à montagem, todo o processo de construção dessa infraestrutura de alta segurança foi acompanhado por auditores da UL do Brasil.
Eles realizaram os testes estabelecidos pela ABNT 15247, atestando que o produto cumpre todos os requisitos da norma. Isso possibilitou que o Data Center recebesse o selo de garantia de Sala-Cofre Certificada tipo B.
Certificação da sala-cofre tipo B
As salas-cofre são ambientes de alta segurança construídos com materiais capazes de resistir a incêndios, protegendo tudo o que está em seu interior de fogo, calor, fumaça, umidade ou impactos.
A ABNT 15247 classifica esses ambientes em salas-cofre A e B.
Os cofres tipo A passam por ensaios de resistência a fogo onde o protótipo da sala é incendiado em um forno de testes. Para ser certificada, a infraestrutura precisa suportar 60 minutos de incêndio sem perder sua integridade.
Além dessa avaliação, salas-cofre tipo B, como a do MP-MS, passam ainda por um ensaio que avalia se o protótipo é capaz suportar um impacto mecânico, garantindo maior segurança aos equipamentos críticos do Data Center em caso de incêndios com queda de escombros.
Durante o teste, a sala-cofre precisa tolerar o peso de uma carga de até 200Kg lançada sobre ela, provocando um impacto de 3.000 Nm (newtons metro).
Esses ensaios demonstraram que a sala-cofre do MP-MS é capaz de suportar impactos como os gerados pelo desabamento de uma laje ou a queda de pedaços de alvenaria durante um incêndio.
Como passam por toda essa comprovação, as salas-cofre tipo B podem ser construídas em qualquer ambiente, inclusive outdoor, como no caso do Ministério Público.
Saiba o passo a passo da certificação de salas-cofre A e B em nosso post completo sobre o tema. É só clicar na imagem!
SALAS-COFRE: o que são e como são certificadas pela ABNT 15247?
Mas a sala-cofre tipo B do MP-MS não possui apenas uma infraestrutura física de alta segurança por fora.
Por dentro, ela também foi projetada pela Zeittec para entregar alta disponibilidade, resiliência, segurança e alto desempenho no processamento de dados e operação do Data Center.
Confira os requisitos tecnológicos que garantem alto padrão de eficiência à sala-cofre do MP-MS!
Conceito Tier 3 na construção de uma sala-cofre
Para entregar alta proteção contra downtimes (paralisações não programadas), garantindo alta disponibilidade, a sala-cofre do MP-MP foi construída com um sistema de energia elétrica totalmente aderente ao padrão Tier 3.
Data Centers desse tipo permitem a realização de manutenção sem a interrupção das atividades, entregando alto nível de disponibilidade.
Isso porque possuem uma estratégia de redundância (repetição de equipamentos) que permite desligar componentes ou mesmo enfrentar falhas sem paralisar a operação.
Dentro do padrão Tier 3, a sala-cofre do MP-MS foi construída com redundâncias tipo 2N, que contam com a duplicação do número mínimo de equipamentos necessário (N).
Se dois geradores são necessários, o Data Center possui quatro, e assim por diante. Para elevar a proteção, todos os equipamentos redundantes permanecem ativos.
→ Saiba mais sobre Data Centers tier 3 e suas redundâncias clicando no link da imagem abaixo!
Para materializar a estratégia, durante a construção da sala-cofre do MP-MS, a Zeittec implantou:
- uma subestação rebaixadora de energia com dois transformadores.
- Dois geradores.
- Dois no-breaks.
Além de instalar todo o sistema elétrico, da entrada de energia em média tensão à subestação rebaixadora, a Zeittec construiu a sala-cofre prevendo a segurança durante a operação do Data Center.
Para isso, o centro de dados do MP-MS foi compartimentado em dois ambientes.
“O primeiro ambiente da sala-cofre é o data-hall em si, onde ficam os servidores e os equipamentos de processamento de dados do cliente” – explica Fabrício Costa.
Na segunda compartimentação, também construída no conceito de cofre, foi implantada uma sala elétrica onde ficam os no-breaks, painéis elétricos e a área de operadoras.
“Com isso, mesmo as operadoras do cliente trabalham dentro do cofre, para garantir mais segurança à operação crítica do Ministério Público”.
Climatização de precisão da sala-cofre
Em Data Centers seguros, a climatização de precisão é essencial para evitar paralisações e garantir a eficiência dos equipamentos.
A instalação de ar-condicionado de precisão garante o controle da temperatura, da umidade e da qualidade do ar.
Com isso, é possível manter a temperatura do Data Center no patamar ideal para evitar o superaquecimento que desarma servidores, causando downtimes.
A climatização de precisão também impede a circulação de partículas sólidas e líquidas que prejudicam o funcionamento e deterioram os equipamentos do Data Center.
Pensando nisso, a Zeittec construiu a sala-cofre do MP-MS utilizando o conceito de redundância 2 N na refrigeração.
“Normalmente, nos sistemas de ar-condicionado você trabalha com redundância N+1. Se você precisa de três máquinas para refrigerar, você instala uma quarta máquina para ser a redundância” – conta o diretor da Zeittec.
No entanto, em função da localidade e de decisões estratégicas, no caso da sala-cofre do MP-MS a decisão foi pela duplicação da capacidade necessária.
“São 4 máquinas no sistema, duas necessárias para refrigerar os equipamentos do Data Center e mais duas para redundância. Mesmo para a área de energia, salas de no-breaks e operadoras o sistema de climatização também é de precisão.”
→ Saiba por que isso é tão importante lendo nosso post completo sobre a climatização de precisão para Data Centers. É só clicar na imagem a seguir!
CLIMATIZAÇÃO PARA DATA CENTER com alta precisão, menos consumo e mais segurança?
Telecomunicação de alto desempenho
De nada adiantaria construir uma sala-cofre com infraestrutura física extremamente segura e implantar redundâncias em todos os equipamentos críticos sem dar atenção às telecomunicações.
Afinal, ter alto desempenho na transmissão de dados é essencial para garantir o acesso instantâneo e de qualidade às informações e sistemas corporativos armazenados e processados pelo Data Center.
Por isso, durante a construção da sala-cofre do MP-MS, a Zeittec implantou um sistema de cabeamento estruturado com topologia de cross-conexão.
A largura de banda e qualidade de sinal foram garantidas utilizando fibras óticas OM4 com conectores MPO, que permitem empacotar múltiplas fibras, proporcionando maior largura de banda e alta velocidade.
A comunicação para os 10 racks de telecomunicações da sala-cofre é feita com cabeamento metálico categoria cat6A.
Toda a rede oferece alto desempenho com rapidez na comunicação e acesso aos dados do Ministério Público do Mato Grosso do Sul.
→ Saiba mais aqui sobre topologias de alta eficiência para Data Centers no exemplo prático da Sanepar!
Monitoramento remoto de facilities e ativos de TI
Para garantir uma operação segura e eficiente de todos os equipamentos, a sala-cofre do MP-MS recebeu um sistema de monitoramento ambiental DCIM (Data Center Infrastructure Management).
A plataforma faz a gestão de todo o Data Center com base em câmeras e sensores de portas abertas, temperatura e umidade que enviam dados em tempo real.
O DCIM integra todos os equipamentos de missão crítica, como transformadores, geradores e no-breaks, consolidando essas informações em uma única tela.
Com esse monitoramento em tempo integral, a gestão do Data Center pode ser feita a qualquer momento e à distância.
“Foi uma preocupação muito grande da Zeittec que o Ministério Público tivesse um DCIM extremamente robusto, por isso instalamos um dos mais modernos do mercado” – diz o analista de sistemas Claudenir de Oliveira, diretor comercial da Zeittec.
Além dos sensores, o DCIM instalado na sala-cofre do MP-MS integra as câmeras de todo o complexo do datacenter.
“O cliente consegue ter todo o controle de acesso, sensoriamento, monitoramento dos equipamentos de missão crítica e a captação das imagens numa única plataforma” – conclui Oliveira.
Gestão de Ativos
O diferencial é que, além de monitorar facilities, o DCIM implantado na sala-cofre do MP-MS faz a gestão dos ativos de TI.
“O produto que nós instalamos também faz o monitoramento dos servidores e equipamentos de TI do Ministério Público. Então, se ele acrescentar um servidor que tiver comunicação, o DCIM fará essa gestão”.
O engenheiro Fabrício Costa explica que o DCIM com gestão de ativos possibilita que servidores novos sejam implantados com o melhor custo-benefício.
“Ele ajuda o cliente a determinar o melhor rack para instalar um equipamento novo. Isso porque possui um módulo de Inventory Management, que diz: o melhor local para instalar esse equipamento é no rack tal, porque lá tem folga de energia, tem portas óticas livres etc. Então, o DCIM faz toda a gestão do cabeamento e dos ativos de TI do cliente”.
Quer saber mais sobre sistemas de gestão DCIM? Clique na imagem abaixo!
Por que o GERENCIAMENTO DE DATA CENTERS com DCIM é mais eficiente?
Combate a incêndios com detecção precoce a laser
A sala-cofre do Ministério Público do Mato Grosso do Sul possui ainda um sistema de combate a incêndios com detecção precoce a laser.
Por meio de sensores que analisam as partículas presentes no ar, o sistema é capaz de identificar possíveis focos antes que eles realmente ocorram.
O Data Center é munido ainda de central endereçável e, em caso de um foco se desenvolver, entra em ação o agente extintor Novec 1230, gás não poluente e não agressivo aos equipamentos.
O diferencial fica por conta da redundância 2N, com dois cilindros do agente supressor instalados para fazer o combate de um possível incêndio no Data Center.
“Se um cilindro por acaso descarregar, o cliente tem um segundo cilindro de espera para que ele não fique sem o combate a incêndio até que o cilindro que foi descarregado vá até a fábrica e seja envasado. Esse foi mais um ponto de atenção que a Zeittec teve com esse projeto” – explica o engenheiro Fabrício Costa.
Moving de Ativos
Além do projeto e construção da sala-cofre do MP-MS, a Zeittec realizou também o moving dos ativos de TI – o transporte dos equipamentos legados do Ministério Público para o novo Data Center.
A migração dos servidores ocorreu com todo o cuidado, após a elaboração de um Plano de Moving.
“A Zeittec fez toda a parte de planejamento, cronograma, mapeamento de conexões, transporte seguro dentro do ambiente com transportadora especializada. O moving ocorreu de forma segura e transparente dentro do cronograma” – diz Costa.
O vídeo a seguir explica mais sobre o processo de moving de ativos de Data Centers. Confira!
Após a instalação dos equipamentos nos racks de TI localizados no data hall, a sala-cofre do MP-MS entrou em operação.
Mas, em um processo turnkey como este, a entrega final das “chaves em mãos” ao cliente só ocorre efetivamente após a realização dos testes de comissionamento, que atestam o funcionamento da infraestrutura durante um período de avaliação.
→ Saiba mais sobre isso em nosso post sobre o processo de comissionamento de Data Centers!
Manutenção preventiva da sala-cofre certificada do MP-MS
Logo após a construção de uma sala-cofre ou qualquer outro tipo de Data Center, é fundamental que as empresas adotem um protocolo de manutenção preventiva.
Diferentemente de uma manutenção comum, a manutenção de Data Centers envolve ações de alta especialidade, requisitando equipes multidisciplinares com conhecimento de redes, softwares e equipamentos com diversos tipos de tecnologia embarcada.
Mesmo a manutenção civil e elétrica da infraestrutura exige profissionais treinados para estar em um ambiente tão sensível e que não pode parar nunca. Basta um toque no botão errado para que isso aconteça em um Data Center!
Por isso, a manutenção de salas-cofre, salas seguras e demais tipos de Data Center exige muito conhecimento e mão de obra extremamente qualificada.
→ Clique na imagem a seguir para conhecer as diferenças entre a manutenção de Data Centers e a manutenção de ambientes comuns. E saiba por que ela precisa ser feita por equipes muito especializadas!
Quais são as diferenças entre a MANUTENÇÃO DE UM DATA CENTER e a manutenção comum?
Por ter mais de duas décadas de expertise em projeto, construção e manutenção de Data Centers, a Zeittec fará a manutenção preventiva e corretiva da sala-cofre do MP-MS pelos próximos cinco anos.
O Protocolo de Manutenção da Zeittec inclui ações com atendimento 24x7x365 dias por ano, porque um Data Center não pode parar nunca!
Agora você já sabe: se a sua empresa precisa de segurança, alta disponibilidade e confiabilidade no processamento de dados, conte com a Zeittec para projetar, construir e manter em dia a solução ideal para o seu perfil de negócios. Pronto para começar?
Construa sua sala-cofre com a Zeittec
A Zeittec é uma empresa de engenharia especializada em projeto, construção, reforma e manutenção de Data Centers corporativos.
Implantamos centros de dados de todos os tipos, tamanhos e tecnologias, incluindo: Salas-Cofre, Safe Rooms, Data Centers tradicionais em alvenaria, Minidatacentes e Contêineres.
Conheça esses diferentes sistemas construtivos no vídeo a seguir!
Também atendemos as empresas com serviços de manutenção 24×7 e instalação de ar-condicionado de precisão para ambientes de missão crítica corporativos.
Atuando em regime turnkey, ajudaremos você avaliar os riscos do seu ambiente de TI para definir qual é o tipo de Data Center ideal ao perfil da sua empresa.
→ Saiba mais sobre a avaliação de riscos clicando aqui!
Estaremos com você do planejamento à entrega das chaves do seu Data Center.
Pode confiar! A nossa experiência vem de um portfólio com cases robustos de Data Centers implantados em todo o Brasil. Alguns de nossos trabalhos mais recentes são:
- Data Center do IBGE, no Rio de Janeiro.
- Safe Room da Autoridade Portuária de Santos, em São Paulo.
- Data Center da Ufes em Vitória, ES.
- Sala Segura da UFGD, no Mato Grosso do Sul.
- Sala Segura da Sanepar em Curitiba, no Paraná.
- Data Center da Celesc em Florianópolis, Santa Catarina
- Sala Segura do TRF-4 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
- Data Center do TJ em Porto Velho, Rondônia.
Chegou a hora de começar a construção da sua sala-cofre certificada ou de seu Data Center tradicional?
Entre em contato conosco por aqui! Estamos prontos para atender sua empresa em qualquer local do Brasil!
Obrigado pela visita e até breve!
Comentários