DATA CENTER CORPORATIVO EM PORTO ALEGRE: 8 passos para construir o seu com sucesso e tranquilidade!

Empresas e órgãos públicos que planejam ter seu próprio Data Center corporativo em Porto Alegre necessitam proteger informações vitais, além de manter a posse e o controle sobre a gestão de seus sistemas críticos de TI.

São empresas dinâmicas, que acompanham as tendências digitais e buscam constantemente modelos de negócios incorporados às novas tecnologias de informação.

Entre elas estão bancos, e-commerces, indústrias, hospitais, universidades, empresas de telecomunicações, agronegócios ou serviços públicos que geram muitos dados ou utilizam softwares locais nas operações que realizam em seu dia a dia.

Para isso, dependem de uma infraestrutura de missão crítica que seja capaz de processar, transmitir e armazenar dados mantendo sua integridade.

Ou seja: um Data Center que ofereça a disponibilidade de acesso 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Mas, como garantir que o seu projeto tenha os requisitos necessários para atender aos critérios de resiliência, disponibilidade, confiabilidade e capacidade de processamento que o Data Center precisa ter para o seu negócio?

Fizemos este post para ajudar você e sua equipe a planejar a construção do seu Data Center corporativo em Porto Alegre com tranquilidade e a segurança de um ótimo retorno do seu investimento. Você verá:

 

  • Quais são os tipos de sistemas construtivos que o Data Center da sua empresa poderá ter?
  • Como escolher os requisitos de segurança física ideais para o seu negócio?
  • O que o seu projeto deverá conter para que o seu Data Center tenha resiliência, alta disponibilidade e não pare nunca?
  • Por que contar com uma empresa de engenharia de confiança para realizar seu projeto?
  • Exemplos práticos: três Data Centers corporativos em Porto Alegre construídos pela Zeittec que são referência em segurança e eficiência.

 

Confira tudo isso conhecendo os 8 passos que muitas empresas já seguiram para ter sucesso na construção e operação de seus Data Centers corporativos em Porto Alegre!

 

8 passos para construir seu Data Center corporativo em Porto Alegre com sucesso

 

Cada vez mais corporações gaúchas, públicas e privadas, realizam suas funções por meio de sistemas e softwares armazenados em Data Centers físicos instalados dentro da própria corporação.

São ambientes de missão crítica construídos em espaços diferenciados, cuja preparação segue critérios arquitetônicos específicos para garantir a proteção física ideal a dados e equipamentos de TI.

Para projetá-los e construí-los com a segurança de um bom investimento, planejado para o crescimento futuro de sua empresa, são pelo menos 8 passos que você e sua equipe de TI precisam seguir. Confira!

 

1. Projete seu Data Center corporativo em Porto Alegre com uma empresa de engenharia especializada

 

Mesmo que você seja um gestor de TI experiente, precisará contar com a ajuda de especialistas para projetar e construir o Data Center da sua empresa.

Tudo no projeto de um centro de dados precisa de conhecimento, expertise e técnicas muito específicas de projeto e construção.

Por isso, escolher uma empresa de construção de Data Centers especializada será vital para fornecer a consultoria necessária em todo o processo, do planejamento até a hora de você apertar o “botão ON”.

Isso não vale só para uma obra a partir do zero. Se a sua empresa já tem um centro de dados ou um ambiente de TI antigo que precisa atualizar, um bom caminho é começar com a avaliação de riscos do seu Data Center. E isso só poderá ser feito com equipamentos de medição, testes e conhecimento. Depois, sim, o retrofit – a reforma do Data Center.

Nesse sentido, a parceria de uma empresa com expertise na construção de Data Centers corporativos será fundamental para você evitar gastos desnecessários escolhendo a infraestrutura certa, no tamanho ideal para os planos futuros do seu negócio.

O melhor é que você escolha uma empresa que seja sólida e possua um portfólio robusto na construção de Data Centers para empresas.

Na Zeittec, você tem uma lista de projetos relevantes executados de norte a sul do Brasil para consultar. Por exemplo:

 

 

Além disso, temos várias obras premiadas na construção de Data Centers em Porto Alegre e outras cidades do Brasil. Essa expertise será fundamental para que você possa tocar seu projeto com tranquilidade.

 

2. Estabeleça o nível de resiliência e segurança que seu Data Center deverá ter

 

Depois de avaliar a infraestrutura de TI e considerar o modelo de negócios da sua empresa, você e os engenheiros contratados terão subsídios para definir o nível de segurança e a disponibilidade que o seu Data Center corporativo em Porto Alegre precisará ter.

Uma boa segurança envolve desde o tipo de construção civil que será utilizado até a instalação de sistemas de proteção contra incêndios, controles e barreiras de acesso, além de sistemas de gestão e monitoramento do ambiente. Todos eles causam impacto direto sobre a proteção de dados da sua empresa.

 

→ Você pode saber muito sobre isso em nosso post sobre segurança de Data Centers!

 

 Mas não é só. Um Data Center confiável precisa resistir bem à pressão. Ou seja, manter o processamento de dados mesmo que apresente falha em algum de seus equipamentos. Precisa ser resiliente.

 

Resiliência e alta disponibilidade

 

Se o seu perfil de negócios exige muita resiliência e alta disponibilidade, seu Data Center corporativo em Porto Alegre precisará ser projetado para nunca parar de funcionar, mesmo sob muita pressão.

Nesse caso, ele precisará ser praticamente imune a downtimes – paralisações não programadas.

Para isso, terá que contar com redundâncias. Isso significa que a infraestrutura do Data Center terá repetições de equipamentos vitais, como ar-condicionado de precisão e geradores de energia. Dessa forma, o equipamento sobressalente assumirá a função do principal no caso deste vir a falhar.

Em geral, as empresas que dependem totalmente das operações do seu Data Center corporativo em Porto Alegre utilizam várias camadas de redundância, também conhecidas como “tiers”, que vão de 1 a 4.

Um Data Center de máxima resistência a downtimes é o  Tier 4, com várias redundâncias e praticamente imune a falhas.

Porém, essa infraestrutura é mais onerosa e, por isso, a maior parte das empresas opta por Data Centers Tier 3, que permitem realizar manutenções sem parar as operações e com excelente proteção contra downtimes.

Veja as diferenças entre as tiers no vídeo!

 

 

Para entender melhor, leia aqui nosso post completo que compara o desempenho de Data Centers tier 3 x tier 4 !

 

Contar com a consultoria de uma empresa de construção de Data Centers séria e comprometida será fundamental para escolher o modelo ideal de segurança e resiliência.

Esse modelo precisa estar no tamanho certo para a sua empresa, sem excessos de redundância que significariam custos desnecessários.

 

3. Determine o melhor local para instalar seu Data Center corporativo

 

Dentro ou fora da empresa? Num edifício comercial ou em um container no pátio?

Parece algo banal, mas a escolha do local para construir o Data Center (ou site assessment) é fundamental, já que todos os sistemas de segurança e resiliência que acabamos de ver dependem dessa avaliação.

O site assessment impacta diretamente no espaço físico disponível para instalar geradores e no-breaks, bem como equipamentos de climatização e racks de processadores.

Consequentemente, certos requisitos de capacidade e segurança não poderão ser alcançados se o espaço não for ideal.

Escolher o melhor local da empresa para instalar seu Data Center também influenciará no tipo de sistema construtivo. Ou seja, na tecnologia que será empregada na construção do Data Center.

Veja, a seguir, como o sistema construtivo afetará diretamente a segurança física, bem como os custos de implantação do seu Data Center corporativo em Porto Alegre!

E não deixe de ler nosso post completo sobre como escolher o local para construir seu Data Center!

 

4. Defina o sistema construtivo ideal para o seu Data Center corporativo em Porto Alegre

 

Sua empresa depende dos dados e sistemas que serão armazenados no Data Center, certo? Por isso, este precisa ser construído com uma infraestrutura arquitetônica robusta, que ofereça alta proteção contra violações e arrombamentos, incêndios, alagamentos e outros perigos físicos.

Um Data Center básico é instalado com proteções como paredes e porta contrafogo. Porém, quanto maior for a necessidade de segurança da corporação, mais requisitos de proteção precisarão ser incorporados à tecnologia de construção.

Para proteger informações altamente sigilosas, por exemplo, seu Data Center corporativo em Porto Alegre pode ser montado com a tecnologia de sala segura certificada ou mesmo sala-cofre. São os ambientes com os mais altos níveis de segurança física contra incêndios, arrombamentos ou mesmo a queda de escombros.

 

Aqui você pode saber quais são as vantagens, desvantagens e diferenças entre salas-cofre e salas seguras.

 

No entanto, essa escolha impacta nos custos de construção e manutenção do Data Center. Por isso, o ideal é realizar uma consultoria com a avaliação de riscos completa do seu ambiente de missão crítica.

A avaliação ajudará sua empresa a economizar ou, pelo menos, a ter a certeza de investir naquilo que é realmente necessário para suprir as demandas de TI corporativas na atualidade e no futuro.

 

Por exemplo?

 

Em vez de uma sala-cofre, talvez você precise apenas de uma sala segura, mais econômica. Ou que o sistema construtivo de Data Centers mais tradicional, de alvenaria, seja suficiente e até mais adequado para o seu perfil em termos de custo-benefício.

Em outros casos, a análise de riscos do investimento concluirá que o ideal seria investir em um ou mais Data Centers em Contêiner. Especialmente se você tiver pouco espaço ou precisar de centros de dados mais compactos instalados “na borda”, perto dos clientes.

Em muitos negócios, isso é necessário para garantir a transmissão de dados em baixa latência e melhorar a qualidade dos produtos e serviços que você oferece aos seus consumidores.

A consultoria de uma empresa de construção de Data Centers séria será muito importante para ajudar o seu time de TI e os stakeholders a escolherem a melhor infraestrutura física para o perfil do seu negócio.

No vídeo a seguir, o engenheiro Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec, mostra os diferentes sistemas construtivos que o seu Data Center corporativo em Porto Alegre pode ter. Confira!

 

 

Aproveite para ler o nosso post com dicas para você escolher a melhor infraestrutura física para o seu Data Center corporativo.

 

5. Projete os sistemas do Data Center corporativo prevendo crescimento escalável

 

Após a escolha do local e a definição dos requisitos de segurança, redundâncias e sistema construtivo, você e a empresa de engenharia contratada poderão dimensionar os ambientes com os racks de processamento de dados e os sistemas internos do Data Center. Entre eles:

 

 

Como o processamento de dados da sua empresa certamente irá aumentar nos próximos anos, o ideal é que o seu Data Center corporativo em Porto Alegre seja planejado para o crescimento modular escalável.

Isso significa prever sobras de infraestrutura em cada sistema do Data Center – como elétrico e de refrigeração –, a fim de que eles possam suprir com tranquilidade novos módulos de processamento que vierem a ser acrescentados no futuro.

Dessa forma, você poderá ampliar a capacidade do seu Data Center corporativo em Porto Alegre aos poucos, na medida em que os negócios e evoluírem.

Com isso, não terá um custo inicial tão elevado, tanto de construção quanto de manutenção e consumo de energia do Data Center.

 

6. Execute o projeto com quem entende de construção de Data Centers corporativos em Porto Alegre

 

Quando todo o design do seu Data Center corporativo estiver planejado, seu projeto precisará ser executado por profissionais com experiência nesse tipo de obra.

Isso porque a construção de Data Center é bastante criteriosa, envolvendo equipamentos que precisam ser instalados por mão de obra especializada.

A montagem deve ser feita com limpeza e cuidado, exigindo experiência prévia passo a passo. Isso vai de reforços em lajes à instalação de painéis contrafogo, passando por redes de cabeamento de dados e a montagem de geradores e até subestações de energia.

São 11 etapas da construção de um Data Center que precisam ser realizadas por equipes multidisciplinares, formadas por engenheiros muito experientes e técnicos de diversas áreas.

Resumimos todas elas neste vídeo, que mostra como foi a construção do Data Center da Sanepar, obra da Zeittec vencedora do Furukawa Eletric Awards 2022!

 

 

7. Faça o comissionamento do seu Data Center e tenha um bom plano de moving de ativos

 

O ideal é que o seu Data Center corporativo em Porto Alegre seja comissionado assim que a construção for concluída.

Durante o comissionamento, os profissionais da Zeittec farão testes, que podem durar dias, para verificar se todos os equipamentos e componentes da infraestrutura do Data Center estão funcionando perfeitamente.

Essa operação é muito importante porque mesmo equipamentos novos podem vir de fábrica com algum defeito. Para evitar problemas, são avaliados componentes como:

 

  • Geradores e no-breaks
  • Refrigeradores e demais componentes do sistema de climatização
  • Sensores, alarmes e sistema de monitoramento
  • Equipamentos de proteção contra incêndios
  • Portas e vedações, que garantem isolamento e estanqueidade.

 

Por fim, é realizado o teste de estabilidade, onde o Data Center entra em funcionamento, porém sem os ativos de TI. É o último passo antes que os servidores sejam instalados.

“Se o Data Center não apresentou nenhum problema depois de três ou quatro dias do período de teste, a estabilidade do sistema está garantida e o site pode receber os ativos para entrar em operação” – explica o engenheiro Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec.

 

Moving dos ativos de TI

 

Quando os resultados do comissionamento são positivos, chega o momento de realizar o transporte dos equipamentos legados, servidores e dados da corporação até o novo Data Center.

Essa operação, conhecida como “moving de ativos”, é extremamente especializada, pois exige a migração de computadores e componentes muito caros e delicados.

Deve ser muito bem planejada com a elaboração de um “plano de moving” que contenha estratégias para que o transporte ocorra sem percalços.

O moving é ainda mais criterioso quando a construção se trata de um retrofit a quente. Ou seja, da reforma de um Data Center antigo onde tudo deve ocorrer sem paralisar as operações de TI da empresa.

Veja neste vídeo como deve ser realizado o moving dos ativos de Data Centers corporativos em Porto Alegre!

 

 

→ Aproveite para conhecer as melhores estratégias que o seu plano de moving deve ter para você fazer a migração de seu Data Center com total segurança.

 

8. Planeje as manutenções do seu Data Center corporativo em Porto Alegre

 

Não espere para estabelecer e colocar em prática o plano de manutenções preventivas do seu Data Center!

As manutenções devem começar a ser realizadas periodicamente assim que os equipamentos forem acionados.

Elas evitarão que problemas causados pelo desgaste natural de componentes afete o desempenho e a segurança do Data Center.

Com a adoção de um protocolo de manutenções preventivas, seu Data Center corporativo em Porto Alegre dificilmente terá problemas como:

  • Downtimes – paralisações não programadas que podem causar graves prejuízos financeiros
  • Queda de produtividade e consequente paralisação de negócios
  • Altos custos com ações emergenciais de detecção e recuperação de falhas
  • Repercussões de longo prazo na reputação e confiança entre os principais acionistas da empresa
  • Mau funcionamento e danos a equipamentos
  • Perda de dados

 

Veja aqui as diferenças entre a manutenção de Data Centers corporativos e a manutenção de um ambiente comum.

 

E aproveite para baixar o e-book completo com o plano de manutenção de Data Centers da Zeittec. É só clicar na imagem a seguir!

 

Data Center corporativo em Porto Alegre

 

Por que contar com a Zeittec para construir seu Data Center corporativo em Porto Alegre?

 

A Zeittec é uma empresa de construção de Data Centers corporativos que se consolidou no mercado nacional por ter larga experiência na realização de serviços em todas as áreas que englobam a TI para ambientes de missão crítica nas empresas. Entre elas:

 

 

Focados em Data Centers corporativos turn-key, cuidamos de tudo, do planejamento à execução. E com a expertise conquistada em mais de duas décadas de atuação, realizamos grandes projetos em todo o Brasil.

Só em Porto Alegre, a Zeittec já implantou vários Data Centers corporativos projetados para atender elevados critérios de segurança, eficiência e proteção contra paralisações não programadas. Conheça alguns deles!

 

Data Centers corporativos construídos em Porto Alegre pela Zeittec são referência em segurança e eficiência

 

data center no Rio Grande do Sul: imagem de data center do TRF4

 

Data Center do TRF4: alta segurança modular

 

Concentrando dados extremamente relevantes de processos judiciais, o Data Center do TRF4 foi planejado para garantir armazenamento seguro e acesso rápido a informações, tornando a tramitação mais célere.

Para isso, este Data Center corporativo em Porto Alegre foi construído no sistema de “sala segura modular” com padrão de redundâncias Tier 3.

 A sala segura é um ambiente com alta proteção contra incêndios, que utiliza paredes contrafogo certificadas de acordo com a NBR 10636.

Ela foi construída em sistema modular, com componentes pré-fabricados para acelerar a instalação e reduzir custos.

 

→ Saiba mais sobre as vantagens de Data Centers modulares aqui.

 

O Data Center deu mais segurança e agilidade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. E sua construção, realizada pela Zeittec, foi reconhecida como destaque da Região Sul no prêmio Kick-Off Connections Furukawa 2019.

 

→ Saiba mais sobre esta e várias outras obras da Zeittec premiadas no Kick-Off Connections!

 

Defensoria Pública: um data Center corporativo em Porto Alegre em edifício comercial

 

Este outro Data Center corporativo em Porto Alegre foi construído pela Zeittec no quinto andar do prédio comercial onde funciona a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

Para não sobrecarregar as lajes da estrutura predial, foi adotada a utilização de um sistema construtivo baseado em placas cimentícias conhecidas como steel frame.

“Esse conceito foi adotado por ser mais limpo em relação à alvenaria tradicional, que leva tijolo, argamassa e outros componentes. Além disso, o peso construtivo sobre a laje é muito menor, pois as placas são mais leves” – afirma o engenheiro Fabrício Costa.

Assim como no Data Center do IBGE, implantado pela Zeittec em um edifício antigo no Rio de Janeiro, o Data Center corporativo da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul envolveu o reforço estrutural de lajes com chapas de aço para suportar o peso dos equipamentos, além de outros cuidados com a estrutura arquitetônica pré-existente.

Com toda essa preparação, a Zeittec realizou um Data Center moderno e setorizado com ambientes de elétrica, climatização, racks de servidores e NOC (Network Operations Center), sala que concentra as operações de monitoramento e gestão do Data Center.

Com isso, este Data Center corporativo em Porto Alegre ganhou alta eficiência no controle, monitoramento e gerenciamento de redes envolvendo computadores, telecomunicações e tráfego de dados.

A obra mostrou, mais uma vez, com a tecnologia certa é possível construir Data Centers seguros mesmo em prédios elevados.

 

→ Veja aqui todos os detalhes sobre a construção de Data Centers seguros em edifícios comerciais.

 

Data Center da ALRS: redundância de dados 

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – ALRS – optou por uma infraestrutura de alta segurança baseada na redundância de dados.

Para isso, contou com a construção de um Data Center backup duplicando toda a infraestrutura do Data Center principal.

Ambos foram instalados pela Zeittec dentro da ALRS, mas em prédios diferentes interligados por fibra ótica.

A duplicação dos dados serve para proteger as informações do Legislativo gaúcho, e foi realizada dentro de um plano de contingência contra catástrofes, como alagamentos ou incêndios.

Ela garante que, mesmo em situações de risco ou durante uma falha ou apagão, o Data Center se mantenha em operação e preserve as informações.

Mais um case de Data Centers corporativos em Porto Alegre realizado com sucesso pela Zeittec!

Clique na imagem a seguir para ler mais sobre esses três projetos.

 

Data Center corporativo em Porto Alegre

 

→ Pronto para começar seu projeto?

 

Agora que você já sabe os passos para construir seu Data Center com sucesso e conhece a empresa certa para lhe ajudar nisso, entre em contato conosco!

Estamos sempre disponíveis para conhecer as necessidades da sua empresa e oferecer soluções que realmente façam a diferença!

Obrigado pela visita. Nos vemos em breve!

Comentários