Conheça as VANTAGENS DO DATA CENTER MODULAR e saiba por que ele é tendência mundial!

Com rápida instalação, flexibilidade e confiabilidade, o Data Center Modular pode ser uma ótima alternativa para empresas que têm pressa ou buscam eficiência na construção de seus centros de dados.

Por ser composto de módulos pré-fabricados que já vêm testados de fábrica, esse tipo de Data Center costuma ser construído de forma bem mais rápida que uma sala convencional.

Características como essa fazem com que o Data Center Modular seja cada vez mais empregado, tornando-se tendência no Brasil e no mercado mundial de Tecnologia da Informação (TI).

O crescimento do uso dessa solução é tão expressivo que algumas empresas desenvolvedoras apostam: os Data Centers Modulares serão maioria dentro de alguns anos!

Os motivos que tornam a tecnologia modular tão atrativa num mundo cada vez mais dependente de dados?

Podemos destacar principalmente a agilidade na construção, a economia e a escalabilidade que o sistema proporciona.

Para entendê-los, veremos nesse post o que é um Data Center Modular, quais são as diferenças entre ele e o Data convencional, e as vantagens da solução modular na implantação de Data Centers corporativos.

Clique no índice do post e boa leitura!

 

O que é um Data Center Modular?

 

O Data Center Modular é um ambiente de alta confiabilidade projetado para abrigar um ou vários racks – os “armários” que armazenam os servidores e equipamentos de processamento de dados da empresa.

Como o nome já diz, é composto de módulos que podem ser utilizados isoladamente, em Data Centers pequenos, ou combinados a outros. Significa que podem ir crescendo, na medida em que as cargas de TI aumentam, até formar médios ou grandes Data Centers.

Num Data Center Modular com estrutura pré-fabricada, os componentes já podem sair de fábrica testados e ajustados às necessidades do projeto. Incluindo gabinetes, racks, fonte de alimentação e distribuiçãorefrigeração de precisãogerenciamento e outros subsistemas.

Se uma empresa necessita de um Minidatacenter, por exemplo, pode utilizar apenas um módulo (rack autônomo).

Sim! Um Data Center pode ser implantado com um único rack. Para isso, ele só precisa respeitar os requisitos de redundância e disponibilidade.

Ou seja: ter segurança contra paralisações com a duplicação de sistemas vitais. É o caso das fontes de energia e do sistema de ar-condicionado.

Mas se a sua empresa precisa de um grande Data Center – como um banco, uma indústria com automação em IAoT ou um órgão governamental –, então vários módulos são combinados. Nesses casos, fileiras de racks simples ou duplas são distribuídas por corredores.

Aí está um dos motivos principais para o sucesso dessa tecnologia: a versatilidade. Isso porque o Data Center Modular atende as necessidades de pequenos a grandes  negócios.

A seguir, entenda como isso é possível e o que diferencia  a solução modular de um Data Center.

 

Diferenças entre Data Center Modular e Data Center convencional

 

A primeira diferença entre uma obra convencional e uma construção em módulos é a padronização na origem dos principais componentes do Data Center.

“Num projeto convencional de Data Center você utiliza o rack de um fabricante, o ar-condicionado de outro, o no-break de outro, o sistema de monitoramento de outro e faz todas essas peças funcionarem. Nas soluções modulares pré-fabricadas tudo é do mesmo fabricante” – explica o diretor-técnico da Zeittec, Fabrício Costa.

Por serem do mesmo fabricante, os módulos já podem ser configurados na fábrica conforme o projeto do Data Center. E testados antes de serem transportados ao local onde o Data Center Modular será instalado.

Dessa forma, se algum problema for identificado nos equipamentos durante os testes iniciais, é possível reduzir o tempo de ajustes, já que as peças não precisam voltar para o fabricante.

Com essa padronização, a solução modular permite a construção de Data Centers visualmente bonitos e eficientes. E isso de forma simples e bem-organizada, do planejamento à execução.

Saiba mais em nosso vídeo sobre a tecnologia modular, gravado no Data Center do Sebrae, em Curitiba!

 

Vantagens do Data Center Modular

 

Assim como num Data Center convencional, a solução modular pode ser desenhada para oferecer alto nível de confiabilidade. Portanto, pode perfeitamente possuir arquitetura redundante.

E ter todos os demais requisitos de um Data Center com várias camadas de segurança, como o Tier 3 ou o Tier 4

Isso inclui no-breaks, condicionadores de ar, fontes de alimentação, geração e demais sistemas de alta eficiência preparados contra downtime.

A estrutura modular pode ser instalada em ambientes com diferentes sistemas construtivos de Data Center.

Pode tanto estar dentro de um contêiner quanto em uma sala de alvenaria tradicional com o piso elevado e as proteções antichamas comuns a todo Data Center.

Um exemplo é o Data Center do IBGE que processou os dados do Censo 2022.

Ele foi construído pela Zeittec na sede do Instituto, localizada em um edifício praticamente secular no Rio de Janeiro.

E recebeu infraestrutura modular com solução Smart Isle, que integra todos os equipamentos – como racks, painéis elétricos, no-breaks, ar-condicionado e confinamento – do mesmo fabricante, que nesse projeto foi a multinacional Vertiv.

Conheça o Data Center Modular do IBGE clicando na imagem a seguir!

 

IBGE ganha DATA CENTER CORPORATIVO NO RIO DE JANEIRO para processar dados do Censo 2022

 

Da mesma, forma, a infraestrutura modular pode estar dentro de uma Sala-Cofre ou mesmo ser implantada em uma Sala Segura, ambas construídas com painéis certificados por normas para entregar alta proteção contra incêndios.

Veja neste vídeo quais são os diferentes sistemas que podem ser utilizados na construção de um Data Center!

 

 

Além dessa versatilidade, optar por um Data Center com infraestrutura modular oferece outras vantagens em relação aos projetos tradicionais. Confira quais são elas!

 

1. Rapidez de instalação

 

Como o Data Center Modular já vem configurado de fábrica, com peças projetadas para serem instaladas de maneira simplificada, a montagem ocorre de maneira bem mais eficiente.

“Em 5 ou 6 dias você consegue montar a parte física de cada sala. Essa parte de posicionar racks, nobreaks e ligar, você consegue montar de uma forma muito mais rápida” – explica Costa.

Se a instalação do Data Center é acelerada, toda a construção fica mais rápida. Enquanto um Data Center convencional demanda de sete meses a mais de um ano para ir do projeto à operação, um Data Center Modular pode ser executado em até três meses.

Isso significa que, com a tecnologia modular, o tempo de construção de um Data Center pode cair pela metade.

 

2. Flexibilidade de localização indoor ou outdoor

 

Seguramente, o Data Center Modular é uma solução que entrega boa flexibilidade de localização. Pode ser indoor (em ambientes internos) ou outdoor (em ambientes externos).

Essa flexibilidade é útil porque empresas situadas em edifícios comerciais, por exemplo, podem ter problemas para encontrar um ambiente ideal para implantar seu Data Center Indoor.

Isso ocorre porque normas de certificação exigem inúmeros requisitos para que um ambiente seja adequado à instalação de um Data Center.

A sala não pode estar, por exemplo, ao lado de cozinhas e banheiros, que poderiam representar risco de acidentes por incêndio ou alagamento.

O local escolhido para a construção de um Data Center também precisa ser protegido da circulação de pessoas não autorizadas. E isso não é simples em um prédio comercial. Ou mesmo em um prédio exclusivo de empresa ou indústria. Veja os detalhes sobre isso clicando na imagem abaixo.

 

Como realizar a MONTAGEM DE DATA CENTERS seguros em edifícios comerciais?

 

São tantos requisitos para a implementação do sistema indoor que muitas empresas e órgãos públicos acabam optando por um Data Center Outdoor.

Nesses casos, o Data Center Modular pode ser a solução ideal, podendo ser projetado para funcionar em edificações isoladas, instalado em ambientes externos ou mesmo ser um Data Center Contêiner.

Saiba mais sobre os contêineres neste link!

 

3. Transportabilidade

 

O Data Center Modular também pode ser adotado como solução temporária. E em certos casos, ser transferido integralmente de um local para outro.

Suponhamos que a sua empresa seja reestruturada, E que o ambiente onde o Data Center se encontra – a sede administrativa, por exemplo – seja transferido para outra unidade da companhia.

Em casos como este, pode ser vantajoso ou fundamental transferir o Centro de Processamento de Dados para a nova administração.

Dependendo do projeto, um Data Center Modular pode ser transportado sem gerar transtornos para a empresa. Mesmo que a central de dados já tenha alguns anos de atividade.

Essa boa “transportabilidade” faz com que o investimento tenha ótima longevidade.

 

 4. A escalabilidade do Data Center Modular

 

A tecnologia modular oferece sistemas de alta escalabilidade onde uma empresa usa o que precisa. Ou seja: economiza em custos operacionais, como vimos no caso da energia elétrica.

Um exemplo? Se uma empresa cresce muito, precisa aumentar sua capacidade de processamento de dados. Então uma atualização precisa ser feita em seu Data Center, certo?

A configuração modular permite uma expansão flexível dessa capacidade. Isso porque os módulos de Data Center podem ser implementados sob demanda.

Dessa forma, a solução modular pode suportar o crescimento dos requisitos de tecnologia da informação e as novas necessidades de cada negócio.

É possível ampliar de um rack para uma fila. Também de uma fila para um corredor com racks implantados frente a frente. Até se chegar a grandes estruturas de processamento de dados.

Portanto, o Data Center Modular pode ser expandido rapidamente e ajustado às características do processo produtivo de cada setor ou empresa.

 

 5. Boa eficiência energética

 

Data Centers Modulares costumam ter montagem “plug and play”, com equipamentos do tamanho certo acondicionados de modo a proporcionar alta sinergia entre todos os sistemas. Estes, por sua vez, entregam alta eficiência operacional, o que reduz o consumo de energia.

Em outras palavras, a tecnologia modular equilibra o tamanho e a potência de processamento do Data Center ao consumo de energia em seus sistemas. Isso evita o superdimensionamento que eleva o gasto energético.

sistema de refrigeração de precisão, por exemplo, é adequado à necessidade real do Data Center, levando em conta o seu tamanho e disposição física.

Isso evita o desperdício de eletricidade representando uma eficiência energética 12% maior em comparação com o sistema de refrigeração de Data Centers convencionais.

A maior escalabilidade do Data Center Modular ­permite utilizar o número de módulos ideal às demandas de cada empresa. Assim, ela o subaproveitamento das instalações. Também gera boa eficiência energética. E isso representa redução no consumo de energia em relação a  um Data Center convencional.

 

 6. Redução de custos

 

É claro que tudo depende das características de cada projeto. Mas de modo geral, o Data Center Modular também possui vantagens em relação ao convencional quanto aos custos de construção civil.

Como a montagem é simplificada e feita com módulos pré-fabricados, uma obra de Data Center em regime turnkey pode custar até 30% menos que a de um Data Center com sistema construtivo tradicional.

A redução no tempo de montagem representa menores gastos com mão de obra. Essas vantagens, somadas à redução no consumo de energia, têm levado grandes corporações em todo o mundo a adotar soluções modulares.

Confira algumas situações que costumam levar as empresas, grandes ou pequenas, a optarem por Data Centers Modulares.

 

Data Center Modular na Edge Computing

 

Os Data Centers Edge, também conhecidos como “Data Centers de Borda” ou “Data Centers de Ponta”, são centros de dados de menor porte instalados perto dos usuários.

Servem para encurtar a distância entre o local onde os dados são processados e armazenados – o Data Center – e o local onde eles são acessados ou mesmo gerados pelo consumidor.

Assim reduzem a latência, tornando a comunicação ultrarrápida. Isso é essencial para empresas que utilizam ou entregam serviços instantâneos.

É o caso de indústrias com alto grau de automação e empresas que oferecem serviços com tecnologia baseada em internet das coisas (IoT) e a inteligência artificial (IA) e redes 5G.

Em geral, são compactos e implantados com infraestrutura modular. Dessa forma, podem tanto ser transportados quanto crescer no futuro, integrando estratégias corporativas flexíveis com ótima escalabilidade e menor custo.

Saiba mais sobre os Data Centers Edge clicando na imagem abaixo!

 

DATA CENTER EDGE: por que ele é tendência em ambientes corporativos?

 

Versatilidade em módulos

 

A tecnologia modular fornece a solução ideal para uma tendência atual: a setorização de Data Centers.

Explicação? Hoje, grandes corporações dependem tanto do acesso a dados que podem perder milhões de reais (sem exagero, milhões mesmo!) em apenas uma hora de paralisação de seu Data Center, como você pode ver aqui.

Por isso, é cada vez mais comum a construção de vários Data Centers pequenos em vez de apenas uma infraestrutura central monolítica.

Isso ajuda a proteger dados de filiais ou setores importantes da empresa. Assim, se a o Data Center central parar por algum motivo, as demais unidades podem manter seu uptime.

A flexibilidade do Data Center Modular tem suprido bem essa nova necessidade de grandes corporações preocupadas em não parar de jeito nenhum!

Nos Data Centers de grande porte, sistemas como refrigeração, energia e monitoramento são projetados em módulos setorizados. Podem, portanto, ser operados separadamente, sem que um setor interfira em outro.

Ao mesmo tempo, a solução modular é versátil para pequenos negócios, configurando-se ágil tanto para micro como para grandes Data Centers.

 

Data Center Modular em estratégias de Backup

 

Empresas ou órgãos públicos que necessitam de ambientes de missão crítica com alta disponibilidade costumam investir em um Data Center Backup.

A medida é usual em setores que demandam elevado nível de segurança na preservação de dados.

Em muitos casos, as empresas precisam de Data Centers com alto nível de redundânciaOu seja, sites muito seguros com duplicação de equipamentos essenciais para evitar paralisações (downtimes).

Além disso, precisam ter planos de contingência para casos de emergência, contando com o Backup para ser manter em operação.

Normalmente, os Backups são instalados em ambientes separados e distantes do Data Center principal. Isso para garantir a preservação das informações e sistemas em casos de acidentes, desastres ou ataques físicos e virtuais.

→ Leia aqui sobre como ter uma boa proteção de dados em seu Data Center. E clique na imagem a seguir para conhecer as principais causas de downtimes que você pode evitar com uma boa infraestutura de segurança em seu Data Center!

 

DOWNTIMES EM DATA CENTERS: 7 causas principais e como evitá-las em sua empresa

 

O Backup Modular

 

O Data Center Modular permite projetar Backups com flexibilidade, eficiência e boa agilidade.

Esse é o caso do Data Center Modular construído pela Zeittec na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Como a casa legislativa gaúcha possui dois prédios no mesmo terreno, foi instalado um Data Center principal em um edifício. E, no outro, um Data Center que atua como Backup – ambos interligados por fibra ótica.

A adoção de Data Centers Modulares com soluções pré-fabricadas possibilitou realizar toda montagem do sistema de processamento de dados da AL-RS em um tempo muito menor, se comparássemos com as construções convencionais.

 

Construa seu Data Center Modular com a Zeittec!

 

A Zeittec é uma empresa especializada na construção de Data Centers corporativos em regime turn-key, que vai do projeto às chaves na mão.

Isso quer dizer que cuidamos de tudo, do início dos planejamentos aos testes finais, passando pelo moving dos ativos de TI e pelo comissionamento da infraestrutura atestando que tudo está em perfeito funcionamento.

Realizamos também a manutenção preventiva de Data Centers  e  retrofits para atualizar infraestruturas de TI obsoletas.

Afinal, ter um ambiente de missão crítica antigo, operando fora nas normas, é um risco para qualquer empresa, como você pode ver aqui.

É com esta expertise, conquistada ao longo de mais duas décadas, que a Zeittec amplia cada vez mais sua atuação em todo o território brasileiro. Alguns de nossos projetos mais recentes são:

Pode confiar na Zeittec para construir seu Data Center Modular!

→ Entre em contato com nossos profissionais e conheça todas as soluções e produtos que oferecemos.

→ Ah, não esqueça de baixar nossos e-books.  E assinar nosso newsletter para receber mais informações exclusivas sobre Data Centers.

Obrigado pela visita. Abraço e até breve!

Comentários