Se chegou o momento de iniciar o projeto de infraestrutura de Data Center na sua empresa, você precisará definir qual sistema construtivo escolher.
Será melhor optar pela construção de Data Center de alvenaria indoor? Ou um container outdoor? Por uma sala segura certificada? Ou pela montagem de um Data Center em sistema de sala-cofre?
Definir a infraestrutura ideal para o seu Data Center envolve uma série de questionamentos, não?
Sabemos que não é fácil decidir em qual sistema construtivo investir, pois essa escolha implica em:
- racionalizar recursos financeiros sem deixar de atender às necessidades reais de segurança das empresas;
- prever crescimentos futuros para demandas de TI em constante expansão.
Para ajudar em todas as etapas desse processo, preparamos este post explicando quais são os tipos de infraestrutura de Data Centers mais utilizados atualmente.
Você conhecerá os sistemas construtivos que podem suprir melhor as necessidades do seu perfil de negócio.
Com isso, poderá investir com segurança, pensando no melhor retorno para a empresa agora e no futuro.
Clique para abrir e fechar o índice
Como definir a infraestrutura de Data Center ideal?
O processo de planejamento de um Data Center corporativo realmente começa com uma tempestade de perguntas.
A infraestrutura interna será convencional ou modular? A empresa precisa de uma sala-cofre ou sala segura? Data Center tier3 ou tier4? Uma arquitetura de Data Center mais simples é suficiente?
Uma boa forma de começar a encontrar as repostas é seguir estes três passos:
- Analisar quais são as reais necessidades da empresa
Esse passo é fundamental se você deseja investir com segurança sem gastos desnecessários. Afinal, quanto mais você depende de seu Data Center para sobreviver, mais requisitos de proteção ele deve ter. E mais caro poderá custar…
Porém, você não precisará de uma sala-cofre se puder funcionar bem com uma sala segura certificada ou outra infraestrutura mais simples, sem tantos requisitos de proteção física.
- Conhecer os tipos de infraestrutura de Data Centers existentes
Com esse conhecimento, você estará preparado para decidir qual sistema construtivo se adapta melhor às condições disponíveis em sua empresa.
Exemplo: a empresa tem espaço físico para um Data Center ou não? Está num edifício comercial ou em sede própria? Será melhor optar por um Data Center interno (indoor) ou externo (outdoor)?
- Considerar a urgência que possui para concluir a montagem do Data Center
Se sua empresa tem pressa, precisa levar em consideração os prazos e processos de atendimento às normas que regem a construção de Data Centers. A utilização de infraestrutura modular, por exemplo, garante um processo de montagem simplificado. E isso pode acelerar a instalação de Data Centers.
Para começar, clique aqui e leia nosso guia que ensina como planejar um Data Center corporativo!
Agora que você já sabe os fatores corporativos a considerar no planejamento de um Data Center, conheça as particularidades dos diferentes sistemas construtivos que sua empresa poderá escolher!
Tipos de infraestrutura de Data Center
Sabemos que um Data Center é projetado para abrigar equipamentos de TI capazes de processar e armazenar enormes quantidades de dados.
Hoje, a segurança e o acesso contínuo a essas informações – muitas delas sigilosas e estratégicas – é vital para a continuidade dos negócios. Um banco, um e-commerce ou uma concessionária de energia elétrica, por exemplo, não podem parar por falhas em seu Data Center!
Por isso a arquitetura do Data Center deve ser estruturada com:
- Sistemas de eletricidade com geradores e no-breaks
- Refrigeração de precisão
- Redes e cabeamento estruturado de internet com alta velocidade
- Sistemas de gestão e monitoramento remoto
- Proteção contra incêndios
- Redundâncias de equipamentos e TI preparados para funcionar de forma ininterrupta e manter a integridade dos dados armazenados.
Mas para que os sistemas dessa infraestrutura interna funcionem sem risco de paralisação (downtime) ou perda de dados, a infraestrutura externa do Data Center precisa ser sólida.
Nesse sentido, os equipamentos devem ser abrigados em salas especiais ou estruturas arquitetônicas especialmente preparadas para proteger máquinas e informações contra qualquer tipo de risco físico, como:
- Incêndios
- Inundações
- Quedas de energia
- Poeira e poluição do ar
- Superaquecimento de componentes
- Invasão por pessoas não autorizadas
- Roubos e furtos
- Catástrofes naturais.
Vejamos agora quais são os tipos de sistemas construtivos (ou infraestrutura física de Data Center) capazes de atender a esses requisitos de segurança e garantir a operacionalização de sua empresa.
1. Construção de infraestrutura de Data Centers em alvenaria
De acordo com o “Global Data Center Survey 2022” – levantamento feito anualmente pelo Uptime Institute, em mais de 60% das empresas, as operações críticas de TI ocorrem em Data Centers corporativos e não na nuvem pública.
Também chamados de “enterprise”, esses Data Centers são construídos em espaços físicos dentro das próprias organizações.
Para abrigar os servidores e as informações das empresas, a infraestrutura física do Data Center local pode ser adaptada a espaços corporativos em alvenaria já existentes. Ou construídos especialmente para abrigar os equipamentos de TI.
A construção de um Data Center corporativo em alvenaria é feita com materiais resistentes a chamas, poeira, infiltrações e inundações. Para tanto, a arquitetura do Data Center de alvenaria segue normas que estabelecem requisitos de segurança como:
- Utilização de materiais impermeáveis. E que não emitam partículas capazes de prejudicar os equipamentos.
- As paredes, que podem ser de alvenaria ou concreto, precisam ser altamente resistentes a impactos físicos e desastres naturais.
- Além disso, os componentes da alvenaria não podem ser inflamáveis.
- A infraestrutura física do Data Center de alvenaria deve suportar pelo menos uma hora de fogo a 1260ºC.
- Não pode haver janelas, e são utilizadas portas corta-fogo.
- O piso do Data Center deve ser elevado em relação ao chão do restante da edificação.
- A construção do Data Center de alvenaria também deve conter um forro rebaixado ou “teto falso”. Essa técnica gera espaço para a instalação da iluminação. Também cabeamento de energia, dados e comunicação. Além disso, facilita manutenções e permite a colocação de câmeras de segurança e sensores de refrigeração ou combate a incêndio.
Construir um Data Center de alvenaria Outdoor ou Indoor?
A infraestrutura de um Data Center corporativo de alvenaria pode ser instalada indoor – em uma sala interna ou edificação pertencente à empresa. Há casos de Data Centers indoor implantados dentro de prédios comerciais mistos.
Nessas situações, além das adaptações necessárias à alvenaria e à estrutura arquitetônica, é preciso prever um sistema de controle de acesso para evitar a entrada de pessoas não autorizadas.
Para garantir a segurança dos dados contra roubos, espionagem ou sabotagem, a circulação de funcionários autorizados deve ser restrita. Portanto, registrada e controlada por limitadores eletrônicos de acesso (como crachás ou leitores de digitais).
A segurança do Data Center também pode ser reforçada por alarmes contra invasão. Além de monitoramento ambiental controlado remotamente por câmeras.
Corporações que não possuem espaços internos podem optar por infraestrutura externa ou locais fora da empresa. Os Data Centers outdoor podem ser montados em contêineres ou construídos em alvenaria no pátio de uma indústria, por exemplo.
Também podem ser montados fora das empresas. Por exemplo, em locais mais afastados dos centros urbanos, onde a oferta de energia é maior e as condições climáticas sejam mais favoráveis ao bom desempenho dos equipamentos.
2. Data Center em container
O contêiner é um tipo de infraestrutura de Data Center em franco crescimento por sua versatilidade.
Feito com aço revestido com proteções contrafogo, ele traz vantagens como:
- precisa de pouco espaço
- pode ser construído rapidamente, dentro ou fora da empresa
- permite o crescimento escalável com a inserção de novos contêineres
- e ainda pode ser remanejado e transportado em caso de mudanças na operação de TI.
Apesar de compacto, o Data Center em container é totalmente seguro, construído com todos os requisitos de estanqueidade, climatização, redundâncias e proteções de uma infraestrutura em alvenaria.
Por essa versatilidade, tem sido amplamente empregado por empresas que necessitam de Data Centers Edge (de Borda), que são instalados perto dos consumidores finais para reduzir a latência da internet e, com isso, entregar serviços on-line com resposta instantânea.
→ Saiba mais sobre Data Centers em Container aqui!
3. Sala Segura Certificada: infraestrutura para Data Centers com alta segurança
A sala segura certificada é projetada para proteger equipamentos e informações de danos causados por fogo, fumaça, impactos, poeira e outros agentes agressores comuns a uma situação de incêndio.
Um Data Center localizado em um edifício comercial, por exemplo, pode ser afetado caso um incêndio atinja um dos andares. Isso porque além de chamas, pode haver queda de escombros, explosões, inundações provenientes de canos rompidos ou da ação dos bombeiros.
Consequentemente, informações valiosas podem ser perdidas e o Data Center pode ficar fora do ar, gerando perdas financeiras.
A sala segura é uma infraestrutura de Data Center projetada justamente para garantir máxima proteção contra riscos extremos como esse.
Para cumprir essa função, essa infraestrutura de Data Center é montada com uma estrutura arquitetônica especial, que possui paredes corta-fogo certificadas de acordo com a norma NBR 10636, além de portas corta-fogo certificadas que atendam à NBR 6479.
Um exemplo é o Data Center da Sanepar, construído pela Zeittec em Curitiba. Confira!
Testes antichamas de uma sala segura certificada
Os painéis e portas corta-fogo que compõem a estrutura física da sala segura certificada passam por testes de resistência a fogo e impacto.
Resumidamente, o painel é colocado num forno e submetido a fogo e impacto físico, simulando situações reais de incêndio e queda de escombros.
O corpo de prova deve resistir a determinado tempo de exposição ao fogo sem perder:
- sua estabilidade (capacidade de se manter íntegra, sem apresentar colapsos);
- estanqueidade (capacidade de impedir a passagem de chamas e gases quentes);
- isolamento térmico (resistência à transmissão do calor, impedindo que as temperaturas na face não exposta ao fogo superem determinados limites).
Os testes podem ser feitos por fabricantes. Dessa forma, uma empresa especializada em projetos de infraestrutura para Data Center, como a Zeittec, pode comprar painéis e portas já certificados e montar salas seguras com essa tecnologia de alta segurança para seus clientes.
→ Conheça um exemplo de infraestrutura de Data Center do tipo Sala Segura Modular construída pela Zeittec em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Apesar de não haver um teste único que certifique todo o ambiente de uma sala segura, esse sistema construtivo de Data Center pode ser tão confiável quanto uma sala-cofre, que abordaremos a seguir.
4. A infraestrutura de um Data Center tipo sala-cofre
A sala-cofre também é um ambiente de alta segurança construído com paredes corta-fogo e certificado de acordo com a NBR 15.247.
As salas-cofre são unidades autônomas e totalmente herméticas que podem estar dentro ou fora do ambiente principal do Data Center. Habitualmente, são construídas com infraestrutura interna modular e pré-fabricada.
Sua estrutura arquitetônica externa, no entanto, é submetida a testes rigorosos que comprovam alta resistência a incêndios. E com isso, capacidade de proteger equipamentos e conteúdos sensíveis a temperatura e umidade – guardando informações sigilosas ou essenciais para a continuidade dos negócios corporativos.
Para tanto, a sala-cofre deve resistir a fogo, poeira, impactos como a queda de escombros, gases, fumaça, explosões e outros.
Como é feita a certificação de uma sala-cofre
Padronizados pela NBR 15.247, os testes de certificação de um Data Center tipo sala-cofre são semelhantes aos da sala segura. Só que, desta vez, um protótipo inteiro com as proporções de uma construção real é envolvido pelo forno de ensaios.
Portanto, toda a infraestrutura é avaliada quanto à resistência a fogo. Durante os testes, o forno de ensaios é aquecido e resfriado. Isso para que o comportamento da estrutura arquitetônica seja avaliado como se estivesse no local real antes, durante e depois de um incêndio.
Para isso, a temperatura do forno é elevada a 960ºC e o protótipo é submetido a pelo menos 60 minutos de fogo para salas-cofre tipo A. As salas tipo B devem suportar ainda um peso de 200 kg caindo de uma altura de 1,5 metros, o que gera um impacto de 3000 N.m (nanômetros).
Os ensaios apontam se a infraestrutura da sala-cofre terá estabilidade, estanqueidade e isolamento térmico tanto em pisos quanto em paredes.
→ Entenda as diferenças entre Salas-cofre e Salas Seguras e saiba por que essas infraestruturas de Data Center podem ter os mesmos níveis de segurança graças a certificações complementares.
Acelere a construção do Data Center com infraestrutura interna modular
Empresas que preferem manter o controle de seus dados montando um Data Center corporativo próprio podem simplificar a construção apostando na infraestrutura interna modular.
Neste sistema, o Data Center pode ser construído em uma edificação de alvenaria convencional indoor ou outdoor. O que muda é a montagem da infraestrutura interna, feita com painéis modulares pré-fabricados.
A grande vantagem é que os componentes internos do Data Center Modular, como racks e equipamentos, já podem sair de fábrica testados e configurados.
Dessa forma, a instalação do Data Center é acelerada. E toda a construção fica mais rápida, dependendo mais dos ajustes arquitetônicos necessários à infraestrutura física (como a adequação de portas, pisos e teto) que da montagem interna.
Consequentemente, enquanto um Data Center em alvenaria com infraestrutura interna tradicional leva de sete meses a mais de um ano para ir do projeto à operação, o Data Center com infraestrutura interna modular pode ser executado em até três meses.
“Em 5 ou 6 dias você consegue montar a infraestrutura física de cada sala. Essa parte de posicionar racks, nobreaks e ligar, você consegue instalar de uma forma muito mais rápida” – explica o diretor técnico da Zeittec, Fabrício Costa.
Com essa facilidade, o tempo de montagem de um Data Center Modular pode cair pela metade em relação à arquitetura em alvenaria com infraestrutura interna convencional.
Vantagens do Data Center com infraestrutura interna modular
Além da rapidez de montagem, um Data Center com infraestrutura interna modular:
- Possui alta escalabilidade. Ou seja, pode ser facilmente ampliado conforme o aumento das demandas de TI.
- É flexível e se adapta a empreendimentos indoor ou outdoor. Por isso entrega boa “transportabilidade”.
- Com isso, é bastante utilizado como Data Center Backup. Seja em infraestruturas de alvenaria ou em contêineres. É o caso do Data Center backup instalado pela Zeittec na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
- Por ser integrado, apresenta boa eficiência energética.
- Como a montagem do Data Center Modular é simplificada, uma construção em regime turnkey pode custar até 30% menos que a de um Data Center com sistema construtivo tradicional.
- Assim como num Data Center com infraestrutura em alvenaria de montagem convencional, a solução modular pode ser projetada para oferecer alto nível de segurança.
Isso significa que Data Centers de alvenaria com sistema modular podem possuir nobreaks e fontes de alimentação, climatização de precisão, capacidade de processamento e demais sistemas preparados contra downtime e projetados para trabalhar com alta eficiência energética.
Em outras palavras, o Data Center Modular pode possuir todos os requisitos de redundância e confiabilidade de um Data Center com várias camadas de segurança, como os Data Centers Tier 3 e Tier 4. E pode ser, inclusive, um cofre ou sala segura. É o caso do Data Center da Celesc, que você pode conhecer neste vídeo!
Qual infraestrutura de Data Center escolher?
Não há uma receita pronta, mas algumas dicas podem ajudar diferentes perfis de empresas a decidir qual caminho tomar. Confira!
- Salas seguras e salas-cofre são importantes para Data Centers localizados em edifícios multidisciplinares ou comerciais. Neles o controle de acesso é mais crítico e há maior risco de situações de perigo, como incêndios e inundações.
- Além disso, sistemas construtivos de alta segurança são ambientes estratégicos para corporações que precisam evitar a interrupção na continuidade dos serviços. Além, é claro, de proteger informações sigilosas e estratégicas.
- Empresas de telecomunicações, bancos, concessionárias de serviços públicos essenciais como transporte, água, gás e energia são exemplos de negócios que dependem da segurança de suas informações e podem optar pela construção de Data Center com infraestrutura de salas seguras. Bem como empresas de segurança patrimonial, negócios que atuam no setor de varejo e e-commerce.
- Para a maior parte das empresas, no entanto, a construção de Data Centers com infraestrutura em alvenaria convencional supre as necessidades de proteção de dados. Isso porque eles podem conter requisitos de segurança contra downtimes a um custo mais baixo.
- Empresas que precisam iniciar as operações de TI com rapidez podem optar pela montagem de Data Centers com infraestrutura interna modular. Estes podem custar 30% menos nos projetos turnkey.
- A realização de avaliação de riscos do ambiente de TI por profissionais capacitados é a melhor forma de determinar a infraestrutura de Data Center ideal em termos de custo-benefício.
“É muito comum encontrarmos situações em que o cliente planeja direcionar a construção do seu Data Center para uma sala-cofre, quando na verdade uma sala segura, ou até mesmo uma solução em alvenaria convencional seria suficiente para atender suas necessidades” – explica Costa.
Não deixe de conferir este vídeo que resume tudo sobre a escolha do sistema construtivo de Data Centers!
Projetando a infraestrutura do Data Centers em regime Turnkey
Data Centers corporativos próprios (enterprise) normalmente são construídos no modelo Turnkey (“chave na mão”).
Significa que uma empresa altamente especializada irá executar todas as etapas da construção do Data Center. Isso vai do planejamento aos testes de qualidade feitos quando os equipamentos começam a operar as cargas de TI.
Num contrato turnkey, a análise de risco é uma das etapas iniciais do projeto. Este começa com reuniões entre operadora e cliente para definir prazos e orçamentos.
A definição de qual será o sistema construtivo do Data Center – ou seja, se ele terá infraestrutura em alvenaria convencional, modular, sala segura ou sala-cofre – é feita respondendo-se a uma série de perguntas junto ao cliente.
Pergunte a si mesmo!
- Qual é o espaço disponível para a construção do Data Center? Ele deverá ser indoor ou outdoor?
- Será necessário construir um grande Data Center ou um minidatacenter?
- A empresa tem pressa? Precisa reduzir custos? Um Data Center com infraestrutura interna modular pode suprir as necessidades?
- Qual deverá ser o nível de redundância – a duplicação de equipamentos para proteção contra paralisações?
- A contratante precisa de um nível alto de segurança e disponibilidade, como o de um Data Center Tier 3 ou Tier 4?
- É necessária a instalação de uma Sala Segura Certificada? Ou de sala-cofre?
- Qual será o sistema de climatização do Data Center?
- Como projetá-lo para operar com alta eficiência energética e economia na conta de luz?
Após a definição do tipo de infraestrutura arquitetônica do Data Center e de seus subsistemas internos (como climatização, fornecimento de energia elétrica, etc.), os primeiros croquis são apresentados ao cliente.
Só então começa a fase de elaboração do projeto de Data Center. E, por fim, sua construção em regime Turnkey, que é concluída com testes e documentação as built.
Empresas privadas e públicas como Celesc, TRF4, Pelissari, Continental, Justiça Federal de Santa Catarina e outras já investiram nessa modalidade de contrato com a Zeittec, que se consolidou no mercado brasileiro pela realização de grandes Data Centers em regime turn-key.
Conte com a Zeittec para projetar a infraestrutura de seu Data Center!
Com mais de 20 anos de atuação no mercado nacional de Data Centers corporativos, a Zeittec realiza todos os serviços que as empresas precisam.
Isso inclui avaliação de riscos (Data Center Assessment), projeto, construção, manutenção, moving de ativos, comissionamento e reforma de Data Centers.
Algumas de nossas obras mais recentes no Brasil são:
- Data Center do IBGE, no Rio de Janeiro.
- Sala-Cofre do MP-MS, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul
- Data Center da Celesc em Florianópolis, Santa Catarina
- Data Center do TRF-4 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
- Retrofit no Data Center do Grupo Águia Branca no Espírito Santo
- Data Center da Sanepar em Curitiba, no Paraná.
- Retrofit no Data Center do TJ em Porto Velho, Rondônia.
Conheça aqui vários Data Centers de alta segurança da Zeittec que foram premiados!
→ Chegou a hora de escolher a infraestrutura de Data Center ideal para a sua empresa e fazer investimentos na medida certa?
Contate-nos nesse link ou venha conhecer a Zeittec para conversar sobre o seu projeto. Obrigado pela visita e até breve!
Comentários
Cleverson Costa
Excelente conteudo.
26/02/2020Parabéns Paulo/Fabricio, sucesso!
Paulo de Siqueira
Obrigado, cleverson.
28/02/2020