DATA CENTER EM SÃO PAULO: Saiba como escolher a empresa certa para realizar seu projeto!

A implantação de Data Centers em São Paulo cresce junto com a economia da “locomotiva do Brasil”.

Com um PIB que, segundo a Seade, chegou a aumentar 5 vezes mais que a média nacional nos últimos anos, a implantação de centros de dados corporativos é o caminho natural das empresas que impulsionam esse crescimento.

Muitas delas estão em setores como indústria, comunicação e informação, educação e saúde privada, transportes e armazenagem, além de construção civil e agropecuária. E precisam de confiabilidade total no controle e proteção de dados que só um Data Center pode oferecer.

Se você gerencia uma empresa no coração financeiro do Brasil, sabe que o volume de processamento de dados aumenta exponencialmente a cada dia.

Por isso, o Data Center em São Paulo é uma necessidade para manter a segurança das informações e viabilizar desde a operação mais básica aos mais elevados níveis de automação.

Além de permitir a operacionalização de diferentes modelos de negócios – do tradicional ao que depende totalmente de tecnologias digitais – ter um site corporativo próprio, que seja robusto e garanta alta disponibilidade, sinaliza ao mercado que a sua empresa é confiável.

E isso vale para corporações dos mais diversos ramos, desde uma indústria ou um hospital até um gigante da tecnologia.

Entretanto, definir a melhor solução não é uma tarefa simples. Pelo contrário. É necessário muito conhecimento e experiência para implantar um Data Center em São Paulo que garanta a qualquer organização segurança e funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia.

Por isso, quem está contratando precisa conhecer a fundo quem está realizando o trabalho, e vice-versa.

Nesse processo, buscar uma empresa de engenharia com experiência e foco no cliente é fundamental para quem precisa construir um Data Center corporativo confiável e seguro. Mas como acertar nessa escolha? É o que você verá a seguir!

 

Como definir quem vai construir seu Data Center em São Paulo?

 

O Data Center é um ponto sensível para qualquer empresa e precisa ser levado muito a sério, desde a etapa de projeto, passando pelo planejamento da execução e implementação chegando até o moving dos equipamentos.

É um processo delicado e que cabe somente a quem de fato sabe o que está fazendo.

Nesse sentido, é importante que o fornecedor escolhido para construir seu Data Center em São Paulo siga alguns princípios essenciais para quem busca um serviço de excelência, do planejamento à execução. Entre eles:

 

1. Transparência: requisito fundamental na construção de Data Centers em São Paulo

 

Para construir um Data Center em São Paulo, é importante conhecer as necessidades reais da sua empresa, ouvir todos os stakeholders e encontrar, com muito diálogo, as melhores soluções para o projeto corporativo com foco no curto e no longo prazo.

É preciso diálogo em todas as etapas do processo. Por isso a Zeittec, por exemplo, não poupa tempo ao conversar de forma aberta com o cliente, sem enrolação.

A comunicação deve ser constante, com muita informação simplificada.

Essa transparência é importante para ajudar na tomada de decisões vitais que vão da escolha da melhor solução à conclusão da obra.

Para começar, clique na imagem a seguir e conheça as principais tendências em Data Centers corporativos em São Paulo. Elas podem ajudar você a definir a solução ideal para a sua empresa!

 

DATA CENTERS CORPORATIVOS EM SÃO PAULO: 6 tendências que vão te ajudar a escolher!

 

E como todo Data Center corporativo eficiente e seguro parte de um planejamento muito bem elaborado, você, que coordenará o projeto dentro da sua empresa, pode ficar muito bem-informado lendo nosso guia para gestores!

→ Como planejar seu Data Center – parte 1

→ Como planejar seu Data Center – parte 2

 

2. Foco no cliente

 

Um bom serviço não é realizado se as necessidades do cliente não forem ouvidas e compreendidas. Cada caso é um caso, e é assim que a Zeittec trabalha.

Entender variáveis como o plano de negócios, as metas de crescimento e os objetivos da sua empresa é fundamental para projetar o Data Center da sua empresa com o nível de resiliência, segurança e escalabilidade corretos para suportar o crescimento no curto e no longo prazo.

Para que a implantação do seu Data Center em São Paulo seja bem-sucedida, o ideal é começar com a avaliação de riscos da infraestrutura de TI do seu negócio. E isso – que chamamos de site assessment – é importante tanto para construir um novo site como para reformar o antigo.

→ Entenda melhor os critérios analisados na avaliação de riscos para ter um retorno garantido seguro do seu investimento!

 

3. Equipe multidisciplinar e qualificada

 

Lembre-se: a implantação de um Data Center em São Paulo não é uma construção comum.

Ele envolve o conhecimento de informática, topologias de redes e cabeamento estruturado para comunicação de dados, engenharia elétrica, civil, mecânica e hidráulica. E envolve ainda a instalação de ar-condicionado de precisão, geradores e subestações de energia, além do conhecimento das especificações dos equipamentos, que variam para cada fornecedor.

Por isso, o conhecimento precisa ser compartilhado. E quanto mais profissionais de áreas complementares estiverem atuando em um projeto, melhor será o resultado.

A Zeittec, por exemplo, atua com equipes multisserviços formadas por engenheiros e arquitetos das diferentes áreas envolvidas no projeto e na construção de Data Centers.

Além disso, não abre mão de um time operacional com muita experiência na instalação e na  manutenção de Data Centers corporativos.

Essa capacidade técnica é fundamental para garantir a qualidade da obra e o cumprimento de prazos na montagem de um Data Center em São Paulo ou qualquer outra localidade.

 

4. Fornecedores confiáveis

 

Os equipamentos utilizados na instalação do seu Data Center em São Paulo precisam ter qualidade. Por essa razão, as parcerias com fornecedores reconhecidos internacionalmente são fundamentais.

Na Zeittec, a busca é constante por soluções de fabricantes notadamente eficientes e confiáveis.

Do contrário, podem surgir problemas que só serão detectados nos testes de comissionamento do Data Center, que validam o funcionamento da infraestrutura na conclusão da obra. Isso significará atrasos na entrega do Data Center.

Se não forem identificados, esses problemas poderão trazer consequências como: ineficiência no processamento e transmissão de dados, alto consumo de energia e downtimes por falhas em equipamentos que geram superaquecimentos.

Por isso, o know-how e a experiência de quem constrói são fundamentais.

 

5. Portfólio consolidado

 

A história de uma empresa se faz com os bons exemplos que ela realizou ao longo do tempo. E, nesse quesito, a fornecedora que você escolher para construir seu Data Center em São Paulo deve possuir cases de sucesso que servirão de guia para o seu projeto.

Mostraremos agora os cases da Zeittec. Especializada em soluções para Data Center, nos últimos anos a empresa vem ampliando a área de atuação para vários estados, de norte a sul do Brasil.

Além de Paraná, onde está situada, já realizou inúmeros projetos em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rondônia.

Uma expansão que posiciona a empresa para elaborar projetos, construir, implantar e reformar grandes e pequenos Data Centers em São Paulo e qualquer outra região do Brasil.

 

Por que escolher a Zeittec para construir seu Data Center em São Paulo? 

 

Comandar a construção ou a reforma de um Data Center corporativo é um passo muito importante, que demanda um projeto alinhado aos objetivos de cada negócio.

Isso implica desde o planejamento da infraestrutura ao consumo de energia que o Data Center terá. Bem como as atualizações futuras prevendo o crescimento das demandas de TI da corporação.

Por isso, as empresas precisam contar com operadores muito experientes, que possam ajudar os stakeholders a escolherem o melhor caminho em termos de custo-benefício, baseados na avaliação de riscos (site assessment).

Nesse sentido, a Zeittec possui uma equipe formada por profissionais multidisciplinares que entregam o melhor serviço – do projeto à construção, da reforma à manutenção.

Por isso se tornou referência entre as empresas de Data Center no Brasil  especializadas em obras turnkey.

Tenha em mente que o importante é contar com o know how de quem sabe o que está fazendo.

E com a ampla experiência acumulada em grandes empreendimentos, a Zeittec é uma escolha assertiva para a sua empresa implantar ou reformar seu Data Center em São Paulo.

Entregamos soluções que atendem às necessidades específicas das organizações que buscam por um Data Center robusto, confiável e seguro.

 

Expertise comprovada

 

A Zeittec atua no mercado de soluções para Data Centers há mais de 20 anos. Nesse período, realizou diversos projetos, implantou e reformou dezenas de Data Centers, contêineres, safe rooms e salas-cofre Brasil afora.

Alguns desse formatos, você pode conhecer no vídeo a seguir!

 

 

Por cinco anos consecutivos, a empresa foi destaque da premiação  Kick-off Connections Furukawa por projetos executados com excelência.

Um portfólio que abrange corporações públicas e privadas de vários segmentos, para quem a Zeittec implantou Data Centers corporativos de vários tipos e portes.

E, com isso, coleciona cases de sucesso que servem de guia para novos trabalhos. Conheça os projetos mais recentes da empresa!

 

Data Centers da Zeittec em São Paulo e Sudeste

 

Na região que engloba São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Zeittec já desenvolveu importantes trabalhos que se transformaram em reconhecidos cases, especialmente pela complexidade de alguns dos Data Centers implantados. Conheça os projetos mais recentes!

 

1. Data Center da Autoridade Portuária de Santos, em São Paulo

 

Trata-se de uma Sala Segura Certificada CF 12O – um Data Center que será construído com paredes corta-fogo certificadas pela NBR 10.636, capazes de resistir ao fogo por até 120 minutos.

A Autoridade Portuária de Santos (SPA) optou pela Sala Segura ou “Safe Room” por ser uma infraestrutura física projetada para oferecer alta proteção de dados contra incêndios e umidade.

Além de muita segurança física, a Sala Segura terá uma rede de comunicação de dados de alta eficiência, com cabeamento estruturado CAT 6A e fibras óticas multimodo a laser OM4, que permitem maior largura de banda.

Em execução, o Data Center deve entrar em operação em meados de 2023.

De acordo com o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, o Sopesp, “o novo Safe Room será fundamental para garantir o ambiente tecnológico utilizado pelo SPA no gestão das operações do Porto de Santos”, que é o maior da América Latina.

Saiba mais sobre esse Data Center em São Paulo no portal de notícias do SOPESP!

 

2. Data Center do IBGE no Rio de Janeiro

 

Em 2021, a Zeittec implantou o Data Center do IBGE responsável pelo processamento de dados do Censo Brasileiro 2022.

O site foi construído na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Rio de Janeiro, localizado em um edifício de 1930. Isso exigiu um planejamento especial para abrigar os equipamentos pesados de um moderno centro de dados em uma edificação praticamente secular.

Para solucionar este gargalo, a Zeittec realizou uma reforma civil com reforço estrutural de lajes e vigas, além de utilizar paredes com tecnologia Steel Frame, que tornam o Data Center mais leve, evitando sobrecarga na edificação.

Ao todo, a área útil do Data Center do IBGE, no Rio de Janeiro, é de 190 metros quadrados, contando com climatização de precisão em sistema in row, além de detecção precoce a laser e combate a incêndios com gás Novec 1230, que não prejudica os equipamentos.

Conta ainda com solução integrada SmartAisle, que integra todos os equipamentos necessários para o funcionamento do Data Center.

“A construção de Data Centers SmartAisle permite que todos os produtos sejam montados em fábrica e testados previamente, antes de serem transportados para o local onde serão instalados definitivamente” – explica o engenheiro Fabrício Costa, diretor-técnico da Zeittec.

Como processa dados vitais para o Brasil, incluindo o Censo Demográfico, o Data Center do IBGE conta com uma estrutura de processamento de dados ininterrupta, projetada para funcionar 24 horas por dia.

Por essa razão, possui sistema elétrico com redundância compatível com um Data Center Tier 3.

redundância é a repetição de equipamentos que são considerados essenciais dentro de um Data Center. Ou seja, se alguma máquina deixa de funcionar, outra assume o trabalho e mantém o todo em funcionamento.

Por isso, o Data Center do IBGE conta com dois geradores, dois no-breaks modulares expansíveis e 12 painéis elétricos com redundância e alternância de fontes.

Essa segurança garante que o Data Center do IBGE tenha funcionamento ininterrupto, alta disponibilidade e celeridade no processamento de dados.

 

3. Data Center da Ufes no Espírito Santo

 

Ao todo, o Data Center da UFES terá 300 m² de área construída. Será uma obra robusta equipada com dois Data Hall – salas reservadas aos racks de servidores que farão o processamento de dados da universidade.

“O primeiro Data Hall contará com 15 racks na sua fase inicial, além de 4 máquinas de ar-condicionado de precisão e todas as redundâncias para garantir a segurança e a alta disponibilidade do ambiente” – explica o engenheiro Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec.

Para evitar o risco de paralisações não programadas, o Data Center da UFES terá duas linhas de distribuição elétrica, além de uma subestação própria de energia.

A segurança física do ambiente contará com um sistema de detecção e combate a incêndios moderno com gás Novec 1230, que não prejudica os equipamentos.

O Data Center terá também um sistema de monitoramento remoto DCIM, com câmeras e sensores que permitem fazer a gestão de todos os sistemas críticos para a manutenção ininterrupta do processamento de dados à distância e em tempo real.

Em implantação, o Data Center da Universidade Federal do Espírito Santo deve entrar em operação em maio de 2023.

Mais uma  obra de alta segurança da Zeittec na Região Sudeste!

 

4. Retrofit do Grupo Águia Branca

 

Também no Espírito Santo, o Grupo Águia Branca – um dos maiores conglomerados do setor de transporte e logística do Brasil – confiou à Zeittec a modernização do seu Data Center na região metropolitana de Vitória. A reforma foi realizada sem parar a operação – o chamado “retrofit a quente”.

No caso do Grupo Águia Branca, a Zeittec executou toda a reforma civil, além da modificação do sistema de climatização e renovação de toda a estrutura de energia, instalação de novo sistema de cabeamento. Também fez a substituição do sistema de combate a incêndios. Um Data Center praticamente novo sem precisar parar a empresa.

→ Conheça aqui os detalhes do retrofit a quente do Data Center do Grupo Águia Branca, no Espírito Santo.

Como referência consolidada para instalar seu Data Center em São Paulo, a Zeittec não coleciona serviços apenas na região Sudeste. Veja alguns cases da empresa em outras regiões do Brasil!

 

Dos Data Centers em São Paulo ao Norte e Centro-Oeste

 

Em Rondônia, no norte do Brasil, a Zeittec realizou o retrofit do Data Center do TJ-RO, localizado na capital, Porto Velho.

Durante a reforma, a Zeittec instalou a climatização de precisão, além de nobreaks redundantes. Também foi implantada uma nova rede de telecomunicação de alto desempenho.

De acordo com o engenheiro Fabrício Costa, diretor técnico da Zeittec, essa obra reforça a expansão da empresa em todo o território nacional.

“Hoje atendemos do norte ao sul do Brasil. Já construímos Data Centers e realizamos obras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal etc. E agora estamos presentes também no estado de Rondônia, além do mercado de São Paulo”, afirma.

 

Sala-cofre do MP no Mato Grosso do Sul

 

A construção do Data Center do Ministério Público do Mato Grosso do Sul foi realizada pela Zeittec em sistema de sala-cofre, que confere alta segurança contra violações, incêndios e inundações.

A sala-cofre é certificada pela NBR/ABNT 15247, cumprindo os critérios de segurança estabelecidos pela norma para garantir um ambiente totalmente hermético com elevada proteção de dados.

Além de uma infraestrutura física robusta e resiliente, o Data Center possui redundância elétrica padrão Tier 3, contando com dois geradores abastecidos por uma subestação de energia de média tensão.

Isso evitará paralisações não programadas, entregando alta disponibilidade e confiabilidade às operações de TI do MP-MS.

Como armazenará dados sigilosos, a segurança da sala-cofre é reforçada por sistemas de monitoramento ambiental e gestão DCIM, que integra o controle remoto de todos os setores do Data Center.

O site conta também um sistema de detecção precoce de incêndios que se antecipa à formação de chamas e suprime possíveis focos com gás Novec 1230, não prejudicial aos equipamentos de missão crítica.

Construído na sede do MP-MS em Campo Grande, a sala-cofre foi implantada com sistema modular em um ambiente outdoor.

É mais uma obra que marca a expansão territorial da Zeittec. São projetos de Norte a Sul e que vão de A a Z, de Zeittec!

 

A Zeittec na Região Sul 

 

Nos três estados da região Sul, a Zeittec atua com clientes da envergadura da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) em Porto Alegre e a Sanepar, a Companhia de Saneamento do Paraná.

Conheça mais sobre esses projetos para entender por que a Zeittec é a empresa mais capacitada para projetar e construir o seu Data Center em São Paulo!

 

Data Center da Sanepar, no Paraná

 

Concluído em outubro de 2020, o Data Center o Data Center da Companhia de Saneamento do Paraná possui topologia spine-leaf, que permite o processamento e o tráfego de dados ultrarrápido, com velocidade em torno de 40 Gb.

Esta topologia de Data Center oferece alta escalabilidade, já que a capacidade da rede (largura de banda) pode ser ampliada facilmente com a adição de conexões entre switches leaf e spine.

Como a Sanepar atende mais de 10 milhões de consumidores no Paraná, seu Data Center precisa de muita resiliência e máxima proteção de dados.

Por isso foi construído em sistema de sala segura modular, que oferece alta resistência a incêndios e inundações. E possui redundância energética padrão Tier 3 para evitar paralisações não programadas – os temidos downtimes.

O Data Center também concentra modernas tecnologias de monitoramento e combate a incêndio. E para garantir ainda mais a proteção dos dados, possui um backup operante que pode assumir o controle das operações da Sanepar em caso de desastres.

Veja neste vídeo como o Data Center da Sanepar foi construído em 11 passos. E entenda por que ele foi vencedor do Furukawa Electric Awards 2022!

 

 

Data Center da Celesc, em Santa Catarina

 

Data Center da Celesc controla todas as subestações de energia de Santa Catarina. Por isso, possui alta segurança no controle de dados, pois qualquer deslize e milhões de consumidores poderiam ser afetados pelo mau funcionamento dos equipamentos.

A Zeittec instalou 40 racks de servidores em 220 metros quadrados de área interna na sede da Celesc em Florianópolis. E o requisito mais importante da companhia era que o Data Center fosse à prova de downtime, sem paralisação. Foi o que a Zeittec fez, com redundância de sistemas e reforço na questão elétrica.

Você pode conhecer o Data Center da Celesc em Florianópolis neste vídeo aqui.

 

 

Rio Grande do Sul

 

No Rio Grande do Sul, o TRF-4 passou a ter um Data Center robusto, implantado pela Zeittec com segurança energética garantida pelo conceito Tier 3.

Isso para que todos os sistemas do Tribunal, que responde por toda a Região Sul, funcionem plenamente.

→ Veja os detalhes do projeto aqui, ou leia nosso post sobre Data Centers em Porto Alegre!

 

ALRS

 

A Assembleia Legislativa gaúcha também teve seu Data Center backup  e o Data Center principal construídos pela Zeittec em sistema modular, que permite altos padrões de segurança com montagem simplificada.

“A instalação do Data Center Modular é mais rápida e custa até 30% menos que a de um Data Center tradicional” –  afirma o diretor-comercial da Zeittec, Claudenir de Oliveira.

Os projetos executados pela Zeittec na Região Sul foram destaque no Kick-Off Connections, premiação concedida pela Furukawa a obras de excelência realizadas com produtos e tecnologias da marca.

Toda a experiência adquirida na implantação de Data Centers corporativos em várias regiões do país consolidou a Zeittec como referência no mercado nacional.

E colocou a empresa  no caminho natural da expansão para o mercado de Data Centers em São Paulo, Rio de Janeiro, interior e norte do Brasil.

 

Estamos prontos para encontrar a melhor solução para o seu Data Center em São Paulo

 

A Zeittec atua em todas as etapas, independentemente da complexidade da solução ideal para cada empresa. O rol de atuação inclui:

 

 

Além de projeto, planejamento e obras, a equipe multidisciplinar da Zeittec realiza manutenção preventiva e corretiva em Data Centers e salas seguras com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano.

Para garantir não apenas o melhor serviço, mas também os melhores equipamentos e tecnologias, mantemos parcerias importantes com fornecedores mundialmente conceituados, como Furukawa, Stulz, Vertiv e Huawei.

→ Entre em contato conosco e conheça o que há de melhor em soluções para Data Centers em São Paulo e demais regiões do Brasil.

Baixe também nossos e-books gratuitos e inscreva-se em nosso blog para receber informações exclusivas.

Esperamos ter ajudado! Obrigado pela visita e nos vemos em breve!

Comentários

JONATHAN

Parabéns ZEITTEC! Excelentes Trabalhos!

23/02/2021

Cintia Marschner

Obrigado pelo feedback, Jonathan. Abraço e conte com a gente!

10/01/2022